Saiba tudo sobre o Buriti ou Mauritia flexuosa

Saiba-tudo-sobre-Buriti-Mauritia-flexuosa

Ficha Técnica

Nome científico: Mauritia flexuosa
Sinonímia: Mauritia minor, Mauritia setigera, Mauritia vinifera, Saguerus americanus
Nomes populares: Coqueiro-buriti, Buritizeiro, Miritizeiro, Palmeira-buriti, Miriti, Muriti, Muritim, Muruti, Moriti, Boriti, Palmeira-dos-brejos, Buritirana, Caraná, Canangucha, Carandá-guaçu, Carandaí-guaçu
Família: 
Origem: , Guiana, Guiana Francesa, , Trindade e Tobago, 

Luminosidade:  

Cuidados e dicas do Buriti ou Mauritia flexuosa

O buritis é uma palmeira dióica, aquática, muito frutífero e ornamental, que possui estreita relação com a água durante seu crescimento. Caracteriza uma formação única do cerrado, as veredas, que são áreas achadas em vales, bastante encharcadas, com nascentes ou cursos d'água, onde sempre se pode ter passagem e água limpa. 

Buriti tem uma perna ereta em forma de anel. Eles têm 30 a 50 cm de diâmetro e têm um súber lisa. Seu tamanho é tão alto quanto uma palmeira atingindo uma altura de 2,8 a 35 metros. Possui raizes aéreas especiais, chamadas pneumatóforos, que podem fornecer oxigênio para áreas pantanosas. Suas folhas são costopalmadas, verde-escuras, brilhantes, grandes, sustentadas por pecíolos fortes e conferem à copa um belo formato arredondado. 

Eles também são muito teimosos e grudam no caule por muito tempo, mesmo quando secos. Inflorescências ao longo do ano, nas axilas das folhas, formando um longo buquê. pontudo fofo pendurado como pêlo A cor é creme amarelado. Porque são datas diferentes Somente a fêmea pode ver a baga Mas necessitamos de um macho para polinizar. 

O fruto é uma drupa alongada, oval a oblonga, coberta por escamas marrons e brilhantes. Eles têm polpa alaranjada e geralmente contêm apenas um semente muito dura. Cada buriti produz de 5 a 7 cachos de frutas por ano, cada um com mais de 700 bagas. O reassentamento foi realizado por água e conventos.

O buriti é uma das palmeiras mais abundantes no Brasil, mas ainda é pouco utilizada em projetos de paisagismo e melhoria ambiental, talvez devido ao seu crescimento comparativamente lento. Apesar disso, é uma das espécies mais elegantes e resistentes, e foi muito valorizada por Burle Marx. 

Por sua capacitância de agregar solo e reter água, sua presença é importante em áreas de reflorestamento, principalmente na recuperação e manutenção de pontos de água, margens de rios e lagos e várzeas. Também araras, morcegos, primatas, capivaras, cutias e muito mais. Ele provê abrigo e alimento para uma grande variedade de espécies animais, incluindo:.

Apesar de sua natureza natural e ecológica, todo o Buriti é benéfico. As frutas são opulentos em vitaminas e outros nutrientes e podem ser tomadas in natura ou em diversos pratos, como sumos, sorvetes, picolés, massas doces, sobremesas e até vinhos. O óleo vegetal é extraído dele. Perfumado e medicinal Que é utilizado nas manufaturas de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos. 

Cuidados e dicas do Buriti ou Mauritia flexuosa

Com as folhas é comum fazer coberturas, vime e artesanato, e do capim dourado muito jovem é catado, que é usado para fazer bonitas bijuterias. As toras também são utilizadas na construção civil, como vigas, artesanatos e caixas são feitas com os talos das folhas. Seu palmito também é comestível e extrair amidos ricos em amido, como o sagu indiano.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido húmido. Como essas palmeiras exigem água, elas são idealmente cultivadas em áreas alagadas, perto de lagos ou cursos d'água. Pode crescer em áreas drenadas, mas nessas situações precisa de irrigação abundante durante o crescimento. 

Embora seja utilizada na recuperação de áreas degradadas, é importante ressaltar que essa palmeira é sensível à sedimentação, murchando rapidamente se houver um grande depósito súbito de sedimentos em suas raízes. Propaga-se por sementes carnudas. catado de frutas maduros e mergulhe-o para quebrar a dormência. Plantar em substrato rico em matéria orgânica e manter a umidade. A germinação leva cerca de 75 dias.

Planta medicinal

Indicações: Verminoses, Fraqueza geral, Feridas, Cegueira-noturna, Queimaduras
Propriedades medicinais: Vermífugo, energético, cicatrizante, protetor solar, rico em vitamina A
Partes utilizadas: Frutos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem