Saiba tudo sobre o Butiá ou Butia capitata

Saiba-tudo-sobre-Butiá-Butia-capitata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Butia capitata
Sinonímia: Calappa capitata, Cocos capitata, Syagrus capitata, Butia bonnettii
Nomes populares: Butiá-azedo, Butiá-vinagre, Cabeçudo, Guariroba-do-campo, Coquinho-azedo, Coquinho, Butiá-de-praia, Butiá-açu, Macumá, Butiá-felpudo, Butiá-branco, Butiazeiro, Butia, Coqueiro-cabeçudo, Jerivá
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com o Butiá ou Butia capitata

Butia ou Butiazeiro é uma palmeira ornamental monocaule, hermafrodita, altamente produtiva, nativa do sul do Pau-Brasil, Argentina e Paraguai. Suas folhas são longas, montadas, arqueadas, curvas, verdes o cerúleo acinzentadas. Possuem súber espinhosa e espinhos que sobrepuserem o tronco na maior parte do tempo. 

O tronco, por outro lado, é bastante grande, robusto e de crescimento lento. As inflorescências aparecem na primavera. Tem muitas flores únicas e pequenas que atraem as abelhas. As flores masculinos da mesma planta geralmente não amadurecem ao mesmo tempo que as flores femininas. que estimula a polinização cruzada. A baga parece uma gota de água. carne em forma de ovo Existem membranas fibrosas que variam do amarelo ao cor-de-laranja. Cada baga tem de uma a três sementes.

Butia é uma planta despretensiosa tanto em termos de aparência quanto de facilidade de cultivo. Pode ser plantada individualmente, como destaque ou em fileiras e grupos e é interessante para uso na paisagem urbana. Butia é muito baixa manutenção. Precisa apenas de uma ou duas fertilizações por ano. Acrescenta um inegável efeito tropical e nos dá uma baga rica e deliciosa. Suas hastes cobertas são o verdadeiro habitat de inúmeras epifitismos como samambaias, cactos, orquídeas e bromélias. Não é incomum ver sementes de butiá germinarem nesse ambiente. 

No entanto, para um horto mais formal A poda de brotos resistentes perto dos troncos é interessante. Assim você consegue um visual mais elegante sem danificar as plantas. A palmeira butiá é a espécie preferida para áreas reflorestadas porque seus frutos atraem animais silvestres que dão suporte ao reflorestamento florestal.

A fruta Butia é rica em vitaminas A, C e beta-caroteno. Seu sabor é azedo e doce e, apesar das comparações com abacaxis, pêssegos, bananas e maçãs, acho que é uma baga única, com aroma e sabor únicos. Você pode fazer sumos, geleias, sorvetes, licores, vinhos e cachaças envelhecidas. E porque a fábrica é pequena Consequentemente, é fácil de montar, mesmo para crianças. Por isso, comer butia direto dos pés fez e ainda faz parte da infância de muita gente. 

Dicas e cuidados com o Butiá ou Butia capitata

Das sementes ou do coco do butiá pode-se obter um óleo muito saboroso. Para evitar atrair muitos insectos e acumular sujeira no gramado algumas flores podem ser podadas para que apenas uma ou duas fiquem para dar frutos.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em diferentes tipos de solo, preferencialmente drenáveis ​​e enriquecidos com matéria orgânica. Reconhece o clima subtropical e, ao contrário da maioria das palmeiras, é bastante resistente ao frio e às geadas. Resistente ao ar e à água salgada, adequado para zonas costeiros. 

Propaga-se por sementes recém-colhidas, descascadas e raspadas, postas para germinar em substrato arenoso e úmido. A germinação é lenta, lenta, irregular e pode começar já 12 meses após o plantio.

Atenção

Manuseie a planta com cuidado, pois ela possui espinhos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem