Saiba tudo sobre Bucha ou Luffa cylindrica

Saiba-tudo-sobre-Bucha-Luffa-cylindrica

Ficha Técnica

Nome científico: Luffa cylindrica
Nomes populares: Bucha-dos-paulistas, Bucha-paulistana, Bucha-vegetal, Esponja-vegetal, Lufa, Planta-das-esponjas, Planta-dos-esfregões
Família: Cucurbitaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com a Bucha ou Luffa cylindrica

Luffa é uma trepadeira anual de verão da família Cucurbitaceae (a mesma dos pepinos, melancias e jerimuns), famosa pela esponja fibrosa obtida de seu fruto, muito útil para a higiene pessoal e limpeza geral. Seu tronco é ascendente, herbáceo, tendinoso, suas folhas são grandes, lobuladas, dentadas, cobertas de pelos finos. A arvoreta é um monocotiledónea (Existem flores masculinos e femininas na mesma arvore) com flores amarelas. As flores femininas são solitárias, com ovários oblongos, delicados, semelhantes a bagas. As flores masculinos são maiores e mais numerosas e aparecem em grupos. A polinização é feita por abelhas.

Os frutos são grandes, chegando a 35 cm. São cilíndricas, alongadas e, dependendo da variedade podem ser lisas ou angulares (por exemplo, jerimuns). Eles são verdes quando jovens e ficam marrons quando maduros. As sementes são lenticulares, numerosas, grandes e pretos. Os frutos imaturos (menos de 6 centímetros) são comestíveis e preparados como quiabo e pepino. Frutas maduros podem ser colhidas e descascadas para fazer esponjas, mas frutas secas também podem ser colocadas. Se você cortar uma das pontas, inúmeras sementes sairão facilmente. Em seguida, molha uma esponja de fibra em água, enxágue e secar à sombra.

Dicas e cuidados com a Bucha ou Luffa cylindrica

Inteira, fatiada ou prensada, pode ser utilizada como esponja para banho, lavagem de louça, limpeza em geral e artesanato. A esponja comprimida é amplamente utilizada em produtos de banho, praia e limpeza, como luvas de massagem, trapos, toucas, etc. 

Na indústria, suas fibras são utilizadas na fabricação de filtros e isolantes acústicos. A esponja bucha é uma forma ecológica de substituir as esponjas sintéticos. É um excelente esfoliante para a pele totalmente biodegradável, inofensivo ao meio ambiente, não risca a louça além de ser política e socialmente correto, pois incentiva a agricultura familiar.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil e drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Bucha é uma planta tropical comum. Prefere calor e humidade para pleno crescimento e produção extensiva. A fertilização mensal promove a formação de muitos frutos grandes. A polinização manual é importante para as culturas de rendimento. Não resistente à geada Facilmente propagado pela germinação de sementes na primavera. A colheita começa no outono, coincidindo com o final da estação de crescimento.

Planta medicinal

Indicações: amenorréia, anemia, nefrites, hidrópsia, bronquite crônica, asma, afecções da pele, hemorragias, afecções do fígado, verminose
Propriedades medicinais: emenagoga, carminativa, antihelmíntica, diurética, laxativa, tônica
Partes utilizadas: folhas, frutos, sementes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem