Saiba tudo sobre Bromélia-zebra ou Aechmea chantinii

Saiba tudo sobre Bromélia-zebra ou Aechmea chantinii

Ficha Técnica

Nome científico: Aechmea chantinii
Família: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados com a Bromélia-zebra ou Aechmea chantinii

Zebra bromélias são plantas herbáceas com brácteas e flores. Nativa da floresta amazônica do Brasil e do Peru. Tem uma aparência predominantemente zebrada, caracterizada por folhas com listras brancas sobre fundo verde escuro. As inflorescências são pontiagudas, com brácteas vermelhas e flores amarelas. Surge acima da folhagem e apenas uma vez. 

Após a floração como a maioria das bromélias, a planta morre, mas não antes de emitir brotos na base que brindarão origem a novas plantas. Há também uma forma variegada, com uma faixa central amarela nas folhas.

Esta bromélia é muito popular no paisagismo tropical. Adiciona uma textura diferente e um padrão único a canteiros de flores e canteiros em locais semi-sombreados, como sob as copas das árvores ou ao longo das paredes. As flores vermelhas brilhantes são extremamente duradouros e dão a esta planta um contraste muito especial. Também é comumente usado em vasos que adornam interiores bem iluminados.

Dicas e cuidados com a Bromélia-zebra ou Aechmea chantinii

Deve ser cultivada a meia sombra, em substrato próprio para epifitismos, em solo leve e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Sempre enche o cálice de bromélia com água para evitar a desidratação da planta. 

As raízes por outro lado, podem ser regadas esporadicamente, pois nesta espécie têm mais função de fixação do que de absorção. Fertilize com fertilizantes foliares bem diluídos, de preferência orgânicos, adequados para epífitos. Tem medo de fungicidas à base de cobre, por isso não aplique calda bordalesa ou cobre-cálcio nas bromélias. Propaga-se por sementes e mais facilmente dividindo os mudos dos rizomas ao redor da planta mãe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem