Saiba tudo sobre Bromélia-lâmina-de-serra ou Dyckia brevifolia

Ficha Técnica

Nome científico: Dyckia brevifolia
Sinonímia: Dyckia gemellaria, Dyckia sulphurea
Nomes populares: Bromélia-dyckia, Bromélia, Bromélia-lâmina-de-serra, Bromélia-patriota
Família: 
Categoria: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados da Bromélia-lâmina-de-serra ou Dyckia brevifolia

A bromélia da serra é uma planta perene nativa do estado brasileiro de santa Catarina que se destaca por sua folhagem decorada. É uma planta reófita, ou seja, confinada aos leitos de córregos e rios de correnteza rápida, onde suas raizes se agarram firmemente às fendas entre as rochas, sujeitas a frequentes inundações. Cresce em rosetas densas de até 20 cm de altura, com folhas suculentas ou coriáceas cobertas de escamas. As folhas têm espinhos nas bordas, são curvas e de cor verde, podendo assumir um tom acinzentado dependendo da variedade. 

Existem também cultivares com centro mais ou menos amarelo, como ' Moon Glow ', ' Yellow Glow ' e ' Golden Glow ' e variedades com diferentes tonalidades de verde e outras flutuações, como D. brevifolia subidenses, ' ilhota da Cotia ' e ' Elizabete '. A inflorescência surge na primavera, com caules laterais muito finos e eretos, de até 80 cm de altura. São bastões de corrida de cavalos. Há uma pequena quantidade de decoração. e pode ter flores em forma de sino laranja ou amarelo que atraem abelhas e beija-flores. Após a floração a planta entra em lento declínio, lançando novas mudos da base.

Em paisagismo As bromélias molar de serrote são adequadas para crescer em jardins de pedra ou como cobertura do solo. Sua folhagem exuberante é capaz de dar um toque rústico e tropical ao jardim. Outro uso que aumenta o valor decorativo dessa bromélia é em vasos e vasos, onde pode ser plantada sozinha ou com outras suculentas, para valorizar sua disposição em rosetas e a textura de suas folhas. Também pode ser usado como uma linha de limite, linha de limite, como a entrada de uma casa ou instalação. A manutenção é simples e inclui replantio anual.

Dicas e cuidados da Bromélia-lâmina-de-serra ou Dyckia brevifolia

Ela precisa ser cultivada o pleno sol ou meia sombra e aprecia climas tropicais a subtropicais. Essas bromélias gostam especialmente de solos arenosos, bem drenados, com matéria orgânica e levemente ácidos. É uma espécie que se adéqua a grandes mudanças ambientais, com períodos de seca e chuva. Em períodos de dormência, como inverno e períodos de estiagem, sua folhagem densa acaba murchando um pouco, mas a recuperação é rápida com primeiras chuvas. 

A fertilização pode ser feita no início da primavera, de preferência com adubo orgânico. Pode ser propagada por sementes, mas mais frequentemente por um desprendimento de mudos que se formam ao redor da planta mãe.

Atenção

Essa espécie é portadora de espinhos afiados. Cuidado ao manuseá-la. Deixe-a fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem