Saiba tudo sobre a Bromélia-imperial ou Alcantarea imperialis Bromélia-gigante

Saiba-tudo-sobre-Bromélia-imperial-Alcantarea-imperialis-Bromélia-gigante
 

Ficha Técnica

Nome científico: Alcantarea imperialis
Nomes populares: Bromélia-gigante
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados da Bromélia-imperial ou Alcantarea imperialis Bromélia-gigante

A bromélia imperial é uma planta herbácea rupícola de grandes proporções e de grande valor ornamental. É uma planta sem caule, com folhas longas e largos, coriáceas, de superfície cerosa, dispostas em roseta e formando um "vaso" no centro da planta onde acumula água e nutrientes. Quando adultos crescem até 1,5 m de diâmetro. As raizes são fortes, fibrosas e são úteis não só para a nutrição das plantas, mas sobretudo pela sua forte fixação ao substrato. Esta característica permite que esta bromélia se prende o paredes verticais de rocha.

Com crescimento moderado Pode levar até 10 anos para atingir o tamanho máximo e flores maduros. As inflorescências têm forma pontiaguda e podem atingir 3,5 m de altura. Com brácteas avermelhadas e flores delicadas, estames longos, branco-creme ou amarelo, muito atrativas para abelhas e beija-flores. Existem variedades com folhas vermelhas, roxas, verdes e tonalidades intermediárias dessas cores. Após a floração como acontece com outras bromélias, a planta morre. Mas geralmente os novos brotos de bromélia são deixados na base.

Esta planta espetacular está se tornando cada vez mais popular no paisagismo tropical e contemporâneo. A sua forma, tamanho e cores vibrantes fazem deles um elemento de horto marcante, quer sejam usados ​​sozinhos ou em grupos. Sua beleza tropical se destaca entre as rochas e se junta a outras espécies de bromélias. Também pode ser plantada em vaso. Esta espécie está ameaçada de extinção, nunca comprar mudos retiradas da natureza dê preferência a plantas provenientes de viveiros certificados pelo IBAMA.

Bromélia-imperial ou Alcantarea imperialis Bromélia-gigante

Cultivar o pleno sol ou meia-sombra, em substrato leve e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Planta típica dos trópicos, a bromélia aprecia humidade e calor, mas, por ser nativa do serrote do Rio de Janeiro, tolera geadas amenas. É uma planta rústica que é resistente ao vento e pragas e doenças. Propagado por sementes e divisão de surdos-mudos formadas ao redor da planta mãe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem