Saiba tudo sobre a Bromélia-coral ou Aechmea fulgens Aéquimea, Bromélia

Ficha Técnica

Nome científico: Aechmea fulgens
Sinonímia: Aechmea discolor, Lamprococcus fulgens
Nomes populares: Aéquimea, Bromélia
Família: Bromeliaceae
Categoria: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados com a Bromélia-coral ou Aechmea fulgens Aéquimea

A bromélia coral é uma planta herbácea de folha única, semelhante ao tronco, epífito e rasteira. com folhas ornamentais e flores. Cresce no nordeste do Brasil, especialmente nos estados da Bahia e Pernambuco. Possui folhas dispostas em roseta, formando um funil que acumula água em seu interior. Suas folhas são laminares, curvas, de cor verde claro, cerosas e com espinhos pontiagudos nas margens. Suas inflorescências emergem na primavera ou no verão e são do tipo panícula, vermelhas com brácteas igualmente vermelhas e numerosas flores roxas. Os seguintes frutos são bagas vermelhas e esféricas, bastante resistentes e ornamentais.

O coral bromélia é conhecido em todo o mundo como uma excelente espécie para decoração de interiores. A principal razão pela qual esta planta ganhou o favor dos decoradores é o fato de que seus frutos permanecem na planta por muitos meses. Assim, em vasos, ilumina diversos ambientes, desde escritórios o salas banheiros, varandas, etc. 

Tudo o que você precisa é de uma janela bem iluminada e rega regular. No horto podemos sempre criar maciços e canteiros na penumbra, protegidos do sol forte por copas, pérgulas ou sob a copa das árvores. variedades bem conhecidas incluem ' Royal Wine ' com folhas vermelho-púrpura na parte inferior e ' Discolor ' com folhas com listras brancas.

Dicas e cuidados com a Bromélia-coral ou Aechmea fulgens Aéquimea

Deve ser cultivada a meia-sombra, em substrato próprio para epifitismos, leve, drenável, mas com boa capacidade de retenção de água. Basta uma mistura de hulha, areia, terra vegetal e súber de côco. Também pode ser fixado em árvores com sisal. Precisa de rega freqüente, principalmente na parte aérea, para que o “copo” da planta esteja sempre cheio. 

Posicione uma ou duas colheres de borra de café dentro da planta para repelir os mosquitos da dengue. Prefere calor tropical e umidade. Não tolera geadas e geadas. Em países temperados, deve ser levado para dentro de casa ou em estufas durante o inverno. Propagado por sementes e separação de surdos-mudos deixadas após a floração das plantas. É necessário aguardar até que novas mudos atingem 1/3 do tamanho da planta-mãe.

Atenção

Utilize luvas ao manusear a planta, pois seus espinhos podem ferir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem