BORBOLETINHA-SCHIZANTHUS PINNATUS: descobrindo a orquídea dos pobres!

Saiba-tudo-sobre-Borboletinha-Schizanthus-pinnatus-Orquídea-de-pobre

Ficha Técnica

Nome científico: Schizanthus pinnatus
Nomes populares: Orquídea-de-pobre
Família: Solanaceae
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados Borboletinha ou Schizanthus pinnatus Orquídea-de-pobre

Borboletinha é uma planta herbácea anual com flores elegantes e exóticas que lembram borboletas ou orquídeas. Provém dos vales montanhosos costeiros do Chile, onde cresce em altitudes baixas e médias (de 0 a 2.000 metros), em condições de baixa humidade e clima agradável. As folhas são verde-claras, dentadas, enrugadas e parecem folhas de samambaia. 

A floração ocorre na primavera. As flores são pequenas, com pétalas recortadas e marcas e manchas multicoloridas, principalmente nas três pétalas superiores. Dependendo da raça podem ser lisos ou brancos, cor-de-rosa, vermelhos, salmão, roxos, com manchas que vão do amarelo pálido ao cor-de-laranja, bordô e até preto. Existem variedades anãs, bastante compactos, totalmente cobertas de flores, ideais para uso no horto ou em vasos, e variedades mais altas, com caules mais fortes, mais indicadas para a produção de flores de corte.

cuidados sobre schizanthus pinnatus

É ideal quando cultivada em canteiros preparados, como bordaduras, massivamente ou em conjunto com outras flores anuais como lobélias, amores-perfeitos ou petúnias. Seu uso em potes e latas também é interessante. Desta forma, também é adequado para decorar temporariamente interiores bem iluminados. Suas flores roçadas são muito resistentes, então você pode fazer lindos arranjos e buquês com esta linda flor.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo úmido e bem permeável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera encharcamento prolongado, por isso plante-o na parte mais seca do jardim ou em canteiros elevados. Aproveite o clima fresco. Suscetível a pulgões e oídio. Apertar ou espremer os brotos promove um crescimento mais compacto da cultivar. Facilmente propagado por sementes germinadas no outono ou inverno. Ao transplantar mudos, retenha uma distância de 25 cm entre as plantas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem