Saiba tudo sobre Bonina ou Bellis perennis

saiba tudo sobre bonina bellis perennis
 

Ficha Técnica

Nome científico: Bellis perennis
Nomes populares: Bela-margarida, Bonita, Mãe-de-família, Margarida, Margarida-comum, Margarida-dos-prados, Margarida-inglesa, Margarida-menor, Margarida-rasteira, Margarida-vulgar, Margaridinha, Margarita, Rapazinho, Rapazinhos, Sempre-viva
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com Bonina Bellis perennis

A Bonina é uma planta herbácea, florífera e perene conhecida mundialmente por suas propriedades medicinais e decorativas. Suas folhas são verdes, espatuladas, carnudas, com margens crenadas ou dentadas, pubescentes e dispostas em roseta basal. As inflorescências emergem acima da folhagem e são do tipo cabeça de flor, com pétalas rosadas, brancas ou avermelhadas e centro amarelo brilhante. A floração é distribuída ao longo do ano, dependendo da época de plantio. frutos secos, ovais, peludos, verdes, tipo Cypsela. Existem variedades com inflorescências simples ou duplas.

Essa alegre e delicada margarida, que mais parece um pompom nas variedades dobradas, é muito utilizada em bordaduras e canteiros, além de vasos e floreiras. Suas flores possuem hastes fortes e são bastante duráveis, são utilizadas como flores de corte, em estruturas e buquês. A versátil bonina é comestível e medicinal, amplamente utilizada como cataplasmas, decocções de flores e folhas.

saiba tudo sobre bonina bellis perennis

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem permeável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Reconhece o frescor dos climas subtropicais ou temperados. floresce profusamente no inverno. No entanto, não tolera geadas severas, por isso deve ser protegido com palha ou outro lixo. Embora seja perene, é cultivada como anual, ou no máximo bienal, pois perde sua beleza e vigor com o tempo. Propagado por sementes e divisão de estolões.

Planta medicinal

Indicações: eczemas, queimaduras, inflamações da pele, dores articulares, gota, reumatismo, afecções respiratórias, afecções digestivas, tosses
Propriedades medicinais: adstringente, cicatrizante, expectorante, antiinflamatória, emoliente, depurativa
Partes utilizadas: folhas, flores

Atenção

Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem