Saiba tudo sobre Bôrdo-japonês ou Acer palmatum

Ficha Técnica

Nome científico: Acer palmatum
Nomes populares: Ácer, Ácer-japonês, Ácer-palmato, Bordo-japonês-vermelho
Família: 

Luminosidade:  

Dicas e cuidados com o Bordo japonês

O bordo japonês é uma arvore elegante. Há folhas jovens que mudam de cor com as estações. Seu tamanho varia de 6 a 10 metros de altura, sendo raros os que ultrapassam os 16 metros de altura. Seu caule pode ser simples ou ramificado na base e sua copa é de formato esférico. As folhas são decíduas. A palma tem lóbulos membranosos, 5-9 lóbulos profundamente pontiagudos, bordas irregulares. Em sua forma típica, as folhas são verdes, ficando douradas no outono. Mas hoje em dia, existem muitas plantas ornamentais com folhas largos ou estreitas que nascem escarlates, rosadas, borda dourada ou vermelha, etc. Algumas das variedades mais populares são ' Atropurpureum ', ' Bicolor ', ' Dissectum ' e ' Reticulatum '. flores discretas e vermelhas, aparecem na primavera em inflorescências racemosas. A fruta se desenvolve em pares do tipo Samara.

Devido à sua beleza marcante, tamanho pequeno e raízes não invasivas. O bordo japonês é, portanto, uma árvore ideal para a arborização urbana. Adequado para hortos residenciais e pavimentos. incluindo sob o passadiço. Podem ser colocadas isoladamente, como destaque, ou em grupos, como em fileiras ao longo de caminhos, agregando um clima romântico à paisagem. Algumas variedades, mesmo de tamanho menor, podem até ser cultivadas como arbusto, o que também é muito elegante. É uma planta muito procurada e apreciada pelos amantes da arte do bonsai.

saiba tudo sobre bordo japones

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, bem drenado e regada regularmente. Planta de clima quente, a palmeira bordo prefere lugares úmidos e bem arejados, por isso revela todas as suas cores no outono. Adapta-se bem a climas subtropicais e tropicais de grande altitude. Pela delicadeza de sua folhagem, essa árvore deve ser protegida de áreas com sol forte ao meio-dia ou ventos fortes, principalmente quando está seco. Propagam-se por sementes, enxertia e enxertia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem