Caládio ou Caladium bicolor Coração-de-jesus, Taiá, Tajá, Tinhorão

Caládio-Caladium-bicolor-Coração-de-jesus-Taiá-Tajá-Tinhorão

Ficha Técnica

Nome científico: Caladium bicolor
Nomes populares: Coração-de-jesus, Taiá, Tajá, Tinhorão
Família: 
Categoria: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados do Caládio ou Caladium bicolor Coração-de-jesus, Taiá, Tajá, Tinhorão

Caladium são plantas bulbosas valorizadas por sua folhagem ornamental. Eles têm grandes folhas listradas ou manchadas de duas ou mais cores e tons de branco, verde, rosa ou vermelho. As inflorescências são de importância ornamental secundária e muito semelhantes às do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi), sendo brancas ou esverdeadas e possivelmente mosqueadas como as folhas. A floração ocorre no verão.

Existem mais de 1.000 variedades de caládio hoje, algumas são mais adequadas para o horto e outras são melhor cultivadas em ambientes fechados. Eles dão ênfase à formação de matrizes e bordaduras, bem como vasos e floreiras. No inverno, o caládio está dormente e parece morto, mas produz novos brotos na primavera. Nesse período, a fertilização deve ser suspensa e podemos retirar os bulbos e armazená-los em local seco, com sombra e fresco.

Dicas e cuidados do Caládio ou Caladium bicolor Coração-de-jesus, Taiá, Tajá, Tinhorão

O caládio também é considerado uma planta altamente venenosa devido à presença de cristais de oxalato de cálcio e saponina em suas folhas. O contato com essas substâncias nos olhos, membranas mucosas e pele pode causar queimaduras graves, inflamação e vermelhidão. A ingestão pode causar edema de glote resultando em asfixia e morte. Retenha o Caladium fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Dependendo da variedade deve ser cultivada em luz difusa, sol pleno ou meia-sombra. Em solo fértil Leve e rico em matéria orgânica com rega regular. Caladium adora umidade, mas não tolera encharcamento. Propagar separando o tubérculo quando a planta está dormente.

Atenção

Planta tóxica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem