Veja as 8 Causas de folhas com pontas secas e queimadas na sua planta

 Não deixe suas plantas sofrerem com folhas secas e queimadas nas pontas. Aprenda as oito causas mais comuns e como solucioná-las com este guia útil.

Como Identificar e Tratar Folhas com Pontas Secas em Plantas

Um dos problemas mais comuns que incomada os jardineiros iniciantes os mais avançados, são as temidas pontas queimadas nas folhagens das plantas. Folhas que aparecem com sua margem da folha ressecadas, recurvadas e que acabam ficando com uma aparencia inicialmente amarelado que depois vai para o marrom e o preto, quando já esta sem vida. Muitas vezes, até as folhas mais jovens já nascem com o problema. E infelizmente, as plantas não tem o poder de renascer as partes adetadas. Porém, elas sempre podem emitir folhas novas, desde que se recuperem da causa inicial que provocou essas queimaduras.



1- A Salinidade:

A primeira, e uma das mais comuns das causas de folhas queimadas é a salinidade. E ela vem de várias formas diferentes como vamos ver a seguir. O sal, presente tanto no ar, como no substrato ou na água, prejudica muito o equilíbrio osmótico da planta e a sua difusão da seiva. A absorção e a transpiração de água é bem reduzida, e a planta acaba sofrendo com o acúmulo também dentro de suas células.  É como se nos tivesse colocado água do mar para as nossas plantas absorver. Ao invés de hidratar as plantas, estamos desidratando elas. E um dos primeiros sintomas é justamente essa queimadura nas pontas e bordas das folhas.




2. Umidade do ar

Dentro de nossa casa, as plantas mais comuns serão tropicais, originárias de florestas quentes e úmidas. Estas espécies são as mais adaptadas as condições de baixa luminosidade que temos em nossas casas. Com isso, podemos cultivar antúrios, violetas, samambaias, palmeirinhas, filodendros, begônias, aglaonemas e uma infinidade de luxuriantes plantas de folhas largas e brilhantes, que adoram a umidade. Porém, dentro de casa, a umidade nem se aproxima do que é encontrado adentro da floresta. Enquanto que no interior da floresta, a umidade vai de 60 a 90%, nas nossas casas gira em torno de 20 a 40%. E como podemos reverter isso?

a. Umidificador de ambiente: Esses aparelhos elétricos elevam a umidade do ar. Eles podem ser colocados próximos às plantas e vão melhorar muito a qualidade do ar para os nossos pulmões também. Só tenha o cuidado de manter uma boa ventilação no local, evitando o aparecimento de cochonilhas e doenças fúngicas.

b. Toalhas molhadas: Coloque suas toalhas para secar próximo às plantas, ou cultive suas plantas no banheiro se for bem iluminado.

c. Prato com pedras: Coloque um prato largo e cubra ele com pedras. Mantenha com água e coloque seus vasos sobre ele. Não é necessário que os vasos fiquem submersos. A própria evaporação natural da água vai umidificar o ambiente. Lave a cada dois dias para evitar a proliferação da larva do mosquito da dengue.

d. Plantas companheiras: A transpiração de muitas plantas tropicais em conjunto elevam naturalmente a umidade do ar. Assim, coloque suas plantas juntas com espécies de folhas abundantes e largas, como as samambaia por exemplo.

e. Desligue o aquecedor e o ar condicionado: Estes aparelhos ressecam o ar, e podem ser incompatíveis com o cultivo de plantas tropicais. Se possível reduza o seu usoo maximo possivel, ou troque suas plantas para espécies suculentas de sombra.

3. O Frio:

O frio pode também provocar varias queimaduras e pontas ressecadas, principalmente em plantas tropicais. Proteja bem suas plantas em ambientes internos durante o inverno frio, ou quando houver ameaça de geadas. Tenha cuidado também para que as folhas das plantas jamais toquem o vidro frio da sua janela.

4. Os Ventos:

Plantas tropicais também são as vítimas aqui. No interior da floresta o vento é uma brisa fresca e suave, mas nos nossos quintais parecem um furacão, o vento pode facilmente ressecar folhas delicadas. Mesmo dentro de casa, se colocarmos as plantas em locais sujeitos a correntes e ventos encanados, estaremos facilitando a sua desidratação, ainda que a terra dos vasos seja mantida sempre úmida. Plantas precisam de ventilação, mas tudo que é em excesso pode lhes fazer mal.

5. O Calor:

Assim como o frio, o calor é perigoso principalmente para plantas de clima temperado e subtropical. Plantas assim, muitas vezes não dão conta de transpirar o suficiente para eliminar o excesso de calor e acabam sofrendo com isso. Evite plantá-las em posição norte ao sol o dia todo, e principalmente perto de paredes ou muros que aquecem durante o sol escaldante. Escolha sempre espécies mais adaptadas ao seu clima, e não insista em cultivar plantas de locais muito diferentes. Elas podem não conseguir se adaptar e vão sofrer, muitas podem até não florescer, por diferenças no fotoperíodo, podendo até morrer.

6. Deficiência de potássio:

O excesso de nutrientes e sais está mais relacionado com as pontas queimadas do que a falta de nutrientes. Porém, na falta do nutriente potássio, muitas plantas vão apresentar margens queimadas. Se este for o seu caso já descarte primeiro as causas anteriores, suplemente suas plantas com fontes ricas em potássio, como adubos de cinzas sem sal, de casca de banana, cloreto de potássio dentre outros ricos neste nutriente.

7. O Excesso de flúor:

A água da torneira é tratada com flúor em pról a nossa saúde bucal, e algumas plantas como dracenas, clorofitos e palmeiras podem apresentar as pontas das folhas queimadas devido a este elemento presente na agua. O cloro da água não chega a ser um problema para a maioria das plantas. Mas neste caso, ao invés de usar água da torneira, prefira molhar suas plantas com água da chuva ou água filtrada que são livres de flúor.

8. Molhar em Excesso:

Outro grande vilão da sua planta, que assim como o solo compactado vai provocar pontas queimadas. Quando molhamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração que é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem. Como consequência disto, não conseguem absorver a água, apesar de regarmos em excesso. O resultado são plantas murchas e doentes. Então replante ou reduza as regas para que elas se recuperem.



Dica Bônus - Cortar ou não cortar?

E agora que as minhas plantas estão queimadas, como posso deixá-las com um melhor beleza? A grande maioria das pessoas comete um grave erro de cortar fora as partes secas da planta, formando assim novas feridas que quando cicatrizam acabam secas também, necessitando de cortes recorrentes, principalmente quando a causa não foi eliminada. Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta. O resultado não é perfeito, mas é saudável, não vai machucar ainda mais suas plantas e com certeza esse cuidado vai deixá-las muito mais bonitas.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Como Prevenir Folhas com Pontas Secas em Plantas

1.Causas comuns

As folhas com pontas secas podem ser causadas por diversos fatores, como excesso de nutrientes, falta de água, pH desequilibrado, excesso de luz, temperatura muito alta ou baixa, ventilação inadequada, entre outros.


2. Excesso de nutrientes

O excesso de nutrientes pode levar a um acúmulo de sais no solo, o que pode causar danos às raízes e impedir a absorção adequada de água e nutrientes. Isso pode levar a folhas com pontas secas e queimadas.


3. Falta de água

A falta de água pode levar a uma desidratação das folhas, o que pode causar pontas secas e murchas. Certifique-se de regar suas plantas regularmente e de acordo com as necessidades específicas de cada espécie.


4. pH desequilibrado

O pH do solo ou meio de cultivo pode afetar a absorção de nutrientes pelas plantas. Se o pH estiver muito alto ou muito baixo, as plantas podem ter dificuldade em absorver nutrientes essenciais, o que pode levar a folhas com pontas secas.


5. Excesso de luz

A exposição excessiva à luz pode causar danos às folhas, especialmente se as plantas não estiverem acostumadas com a intensidade da luz. Certifique-se de ajustar gradualmente a exposição à luz e de fornecer sombra adequada, se necessário.


6. Temperatura muito alta ou baixa

Temperaturas extremas podem afetar a saúde das plantas e levar a folhas com pontas secas. Certifique-se de manter as temperaturas dentro da faixa ideal para cada espécie e de fornecer ventilação adequada para evitar o acúmulo de calor.


7. Ventilação inadequada

A falta de ventilação pode levar a um acúmulo de umidade e calor, o que pode levar a problemas de saúde das plantas, incluindo folhas com pontas secas. Certifique-se de fornecer ventilação adequada para manter o ar circulando e evitar o acúmulo de umidade.


Em resumo, as folhas com pontas secas podem ser causadas por uma variedade de fatores, mas geralmente são um sinal de que algo está errado com as condições de cultivo. Certifique-se de monitorar regularmente suas plantas e de ajustar as condições de cultivo conforme necessário para garantir um crescimento saudável e sustentável.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem