Passo a Passo: Como Montar Sua Horta Vertical em Apartamentos

 Não tem muito espaço em casa? Não tem problema! Com essas dicas, você pode montar sua própria horta orgânica em pequenos espaços. Confira!

10 Dicas para Montar Sua Horta Orgânica em Pequenos Espaços

1. Escolha bem o local: Entenda que a grande maioria das hortaliças precisa de sol pleno para se desenvolver bem. Com isso, o critério mais essencial para a escolha do local é a insolação. Sua futura horta terá que receber de 4 a 6 horas diárias de sol para produzir ervas e verduras, e pelo menos 6 horas para produzir raízes e frutos. Uma fonte de água próxima ao espaço vai facilitar muito o seu trabalho de irrigar as plantas. Hortaliças são sedentas e não vão crescer e produzir se tiverem sede. Pode ser um cantinho do seu quintal, um terraço, uma sacada e até mesmo uma janela bem iluminada. Muitas pessoas podem fazer um cultivo vertical para aproveitar a iluminação de uma janela em apartamentos. Ou seja, não há desculpas para não começar a produzir.


2. Proteja bem o local: O espaço da sua horta deve ser bem protegido principalmente contra os animais de estimação. Eles, assim como nós, adoram mexer nas plantas e na terra, e você não vai querer ver como é será a jardinagem deles. Digamos que é um pouco destrutiva, porém muito divertida para eles né. Principalmente depois de tanto zelo para iniciar a sua hortinha. Os gatos podem ainda assim achar que a sua horta é o novo banheiro deles. E você não vai querer sua hortaliças bagunçadas e crescendo junto as necessidades dos gatinhos. Cerque todo o espaço, e utilize plantas repelentes no entorno da sua horta, como os tagetes por exemplo. Além de afastar os pets, eles atuam repelindo pragas da sua horta, como pulgões e lagartas.

3. Prepare bem o terreno: De um solo pobre e endurecido não será possível colher muita coisa. Afofe bem a terra em pelo menos 15 centímetros de profundidade, e se você for cultivar raízes, como cenouras e beterrabas, será necessário trabalhar com o dobro dessa profundidade. Leve em consideração, que mesmo que você afofe na altura certa, com o passar do tempo, as regas e a chuva vão assentando novamente o solo, que perde a sua  profundidade. Uma alternativa a este trabalho de afofar profundamente a terra, é a adição parcial de um composto orgânico.

Este composto, além de enriquecer o solo, vai dar mais volume de terra para as plantas desenvolverem. E ele é fundamental para uma boa horta orgânica, pois concede os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Ele tambem ajuda a manter a temperatura e umidade dos canteiros da sua horta, e a aeração das suas raízes. Pense na possibilidade de fazer um canteiro elevado, protegido nas laterais com tábuas de madeira, tijolos, blocos, telhas, o que você tiver disponível. O canteiro elevado facilita muito o manejo da sua horta e reduz as chances da erosão desmanchar seus canteiros.


4. Escolha bem suas plantas: A maioria das hortaliças de raízes e muitas de frutos cresce muito melhor quando plantadas de semente. Já as verduras e ervas podem ser compradas como mudas em uma floricultura, ou você pode preparar suas próprias mudas em casa. Aproveite estas hortaliças compradas para extrair delas tanto sementes quanto mudas para a sua hortinha. Um tomateiro ou um pé de abóbora por exemplo, pode vir tranquilamente do tomate e da abóbora que você compra na quitanda. Podemos fazer rebrotar também alfaces, cenouras, batatas-doces, batatas-inglesas, beterrabas, repolhos, rúculas, hortelã, entre muitas outras hortaliças. O mais importante aqui é testar e escolher as plantas que você gosta de comer. Não plante algo diferente, ou que você usa pouco ou nem goste. Pelo menos não agora nesse começo. Resista à tentação de fazer uma horta enorme, com todas as variedades possíveis. Comece pequeno, e conforme você vai pegando a manha, vai ampliando. As plantas com ciclo rápido são ideais para iniciar como alface, rúcula e agrião. Mas não deixe de plantar morangos, tomate, ervas e alguma raiz para ir pegando o jeito. Leve em consideração a estação do ano na hora de escolher as suas sementes. Cada uma tem uma época melhor para o plantio.

5. E Plante: Em um dia nublado, plante as suas mudas e sementes, e regue bem logo em seguida. Muitas pessoas me perguntam sobre o espaçamento entre as plantas. A regra mais simples é imaginar o tamanho da planta adulta. Outro detalhe que devemos levar em consideração é o acesso. Se você plantar um quadrado de 2 x 2 metros, não conseguirá acessar as plantas do meio para cuidar, sem pisar nas outras. Então lembre-se de que seus canteiros devem estar ao alcance das mãos. Você deve poder caminhar entorno da sua horta para os cuidados, sem pisotear a terra macia e os canteiros.


6. E Cubra: Muitos jardineiros esquecem deste detalhe muito importante. A terra jamais pode ficar exposta. Cubra seus canteiros com palha, aparas de grama, serragem, folhas secas e até mesmo papelão ou jornal se você não tiver acesso aos materiais naturais. Cobrir os canteiros protege eles dos efeitos da chuva forte, das regas, evita a perda dos nutrientes, mantém a umidade e o calor, e previne o aparecimento de plantas daninhas. É uma das regras básicas para o sucesso da jardinagem.

7. E Irrigue: Não deixe a sua horta à sua própria sorte, dependendo apenas da água da chuva. Irrigue diariamente pela manhã ou pela noite, evitando as horas mais quentes do dia para que a perda de água por evaporação seja menor. Não é necessário encharcar o solo, molhe em abundância, mas não crie um ambiente que mais favorece os fungos do que as plantas. Lembre-se que elas precisam de um solo arejado para crescer.

8. Diminua as expectativas e aprenda a curtir a jardinagem: Fazer uma horta pode ser muito empolgante e desafiador, e realmente é, mas não se deixe abater se acontecer algo desastroso. Um ataque de pragas, um vento forte ou uma tempestade podem acabar com suas plantas. A natureza é assim. Não se culpe se algo der errado, e aprenda com cada planta morta ou que não produziu. 

Tente entender porque isto aconteceu. E plante denovo. Cada planta é uma professora de jardinagem maravilhosa! Veja o que cada uma tem pra te ensinar. Visite seu jardim todos os dias e olhe com cuidado. O olhar cuidadoso do dono é o que engorda a boiada, já dizia aquele velho ditado. 

Ver as pragas no comecinho do ataque e ervas daninhas novas brotando é muito mais fácil de controlar, do que quando já tomou conta das suas plantas. E não se esqueça comemore cada conquista, cada sementinha que brotou, cada folhinha nova que aparecer, cada flor e cada fruto. Esse é o maior prazer de jardinar e da Vida!

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Como Montar Sua Horta em Casa: Guia Completo para Iniciantes

1.Escolha o local ideal

Antes de começar a montar sua horta, é importante escolher o local ideal. Ele deve receber luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia e ter boa drenagem. Se você não tem um espaço externo, pode optar por uma horta vertical ou em vasos.


2. Escolha as plantas

Escolha as plantas que você deseja cultivar. É importante levar em consideração o clima da sua região e a época do ano. Algumas opções fáceis de cultivar são manjericão, salsinha, cebolinha, tomate cereja e alface.


3. Prepare o solo

Prepare o solo adicionando adubo orgânico e misturando bem. Se você optar por vasos, escolha um substrato de qualidade.


4. Plante as mudas

Plante as mudas seguindo as instruções de plantio de cada espécie. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre as plantas para que elas possam crescer.


5. Regue regularmente

Regue regularmente, mas evite encharcar o solo. É importante manter o solo úmido, mas não encharcado.


6. Adube regularmente

Adube regularmente com adubo orgânico para garantir que as plantas recebam os nutrientes necessários para crescer saudáveis.


7. Faça a manutenção

Faça a manutenção da sua horta regularmente, removendo folhas e galhos mortos e controlando pragas e doenças.


8. Colha e desfrute

Finalmente, colha suas plantas quando estiverem maduras e desfrute de alimentos frescos e saudáveis diretamente da sua horta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem