8 passos simples e rápidos para montar sua horta

 

Veja o Passo a passo:

1. Escolha bem o local: Entenda que a grande maioria das hortaliças precisa de sol pleno para se desenvolver bem. Com isso, o critério mais essencial para a escolha do local é a insolação. Sua futura horta terá que receber de 4 a 6 horas diárias de sol para produzir ervas e verduras, e pelo menos 6 horas para produzir raízes e frutos. Uma fonte de água próxima ao espaço vai facilitar muito o seu trabalho de irrigar as plantas. Hortaliças são sedentas e não vão crescer e produzir se tiverem sede. Pode ser um cantinho do seu quintal, um terraço, uma sacada e até mesmo uma janela bem iluminada. Muitas pessoas podem fazer um cultivo vertical para aproveitar a iluminação de uma janela em apartamentos. Ou seja, não há desculpas para não começar a produzir.


2. Proteja bem o local: O espaço da sua horta deve ser bem protegido principalmente contra os animais de estimação. Eles, assim como nós, adoram mexer nas plantas e na terra, e você não vai querer ver como é será a jardinagem deles. Digamos que é um pouco destrutiva, porém muito divertida para eles né. Principalmente depois de tanto zelo para iniciar a sua hortinha. Os gatos podem ainda assim achar que a sua horta é o novo banheiro deles. E você não vai querer sua hortaliças bagunçadas e crescendo junto as necessidades dos gatinhos. Cerque todo o espaço, e utilize plantas repelentes no entorno da sua horta, como os tagetes por exemplo. Além de afastar os pets, eles atuam repelindo pragas da sua horta, como pulgões e lagartas.

3. Prepare bem o terreno: De um solo pobre e endurecido não será possível colher muita coisa. Afofe bem a terra em pelo menos 15 centímetros de profundidade, e se você for cultivar raízes, como cenouras e beterrabas, será necessário trabalhar com o dobro dessa profundidade. Leve em consideração, que mesmo que você afofe na altura certa, com o passar do tempo, as regas e a chuva vão assentando novamente o solo, que perde a sua  profundidade. Uma alternativa a este trabalho de afofar profundamente a terra, é a adição parcial de um composto orgânico.

Este composto, além de enriquecer o solo, vai dar mais volume de terra para as plantas desenvolverem. E ele é fundamental para uma boa horta orgânica, pois concede os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Ele tambem ajuda a manter a temperatura e umidade dos canteiros da sua horta, e a aeração das suas raízes. Pense na possibilidade de fazer um canteiro elevado, protegido nas laterais com tábuas de madeira, tijolos, blocos, telhas, o que você tiver disponível. O canteiro elevado facilita muito o manejo da sua horta e reduz as chances da erosão desmanchar seus canteiros.


4. Escolha bem suas plantas: A maioria das hortaliças de raízes e muitas de frutos cresce muito melhor quando plantadas de semente. Já as verduras e ervas podem ser compradas como mudas em uma floricultura, ou você pode preparar suas próprias mudas em casa. Aproveite estas hortaliças compradas para extrair delas tanto sementes quanto mudas para a sua hortinha. Um tomateiro ou um pé de abóbora por exemplo, pode vir tranquilamente do tomate e da abóbora que você compra na quitanda. Podemos fazer rebrotar também alfaces, cenouras, batatas-doces, batatas-inglesas, beterrabas, repolhos, rúculas, hortelã, entre muitas outras hortaliças. O mais importante aqui é testar e escolher as plantas que você gosta de comer. Não plante algo diferente, ou que você usa pouco ou nem goste. Pelo menos não agora nesse começo. Resista à tentação de fazer uma horta enorme, com todas as variedades possíveis. Comece pequeno, e conforme você vai pegando a manha, vai ampliando. As plantas com ciclo rápido são ideais para iniciar como alface, rúcula e agrião. Mas não deixe de plantar morangos, tomate, ervas e alguma raiz para ir pegando o jeito. Leve em consideração a estação do ano na hora de escolher as suas sementes. Cada uma tem uma época melhor para o plantio.

5. E Plante: Em um dia nublado, plante as suas mudas e sementes, e regue bem logo em seguida. Muitas pessoas me perguntam sobre o espaçamento entre as plantas. A regra mais simples é imaginar o tamanho da planta adulta. Outro detalhe que devemos levar em consideração é o acesso. Se você plantar um quadrado de 2 x 2 metros, não conseguirá acessar as plantas do meio para cuidar, sem pisar nas outras. Então lembre-se de que seus canteiros devem estar ao alcance das mãos. Você deve poder caminhar entorno da sua horta para os cuidados, sem pisotear a terra macia e os canteiros.


6. E Cubra: Muitos jardineiros esquecem deste detalhe muito importante. A terra jamais pode ficar exposta. Cubra seus canteiros com palha, aparas de grama, serragem, folhas secas e até mesmo papelão ou jornal se você não tiver acesso aos materiais naturais. Cobrir os canteiros protege eles dos efeitos da chuva forte, das regas, evita a perda dos nutrientes, mantém a umidade e o calor, e previne o aparecimento de plantas daninhas. É uma das regras básicas para o sucesso da jardinagem.

7. E Irrigue: Não deixe a sua horta à sua própria sorte, dependendo apenas da água da chuva. Irrigue diariamente pela manhã ou pela noite, evitando as horas mais quentes do dia para que a perda de água por evaporação seja menor. Não é necessário encharcar o solo, molhe em abundância, mas não crie um ambiente que mais favorece os fungos do que as plantas. Lembre-se que elas precisam de um solo arejado para crescer.

8. Diminua as expectativas e aprenda a curtir a jardinagem: Fazer uma horta pode ser muito empolgante e desafiador, e realmente é, mas não se deixe abater se acontecer algo desastroso. Um ataque de pragas, um vento forte ou uma tempestade podem acabar com suas plantas. A natureza é assim. Não se culpe se algo der errado, e aprenda com cada planta morta ou que não produziu. 

Tente entender porque isto aconteceu. E plante denovo. Cada planta é uma professora de jardinagem maravilhosa! Veja o que cada uma tem pra te ensinar. Visite seu jardim todos os dias e olhe com cuidado. O olhar cuidadoso do dono é o que engorda a boiada, já dizia aquele velho ditado. 

Ver as pragas no comecinho do ataque e ervas daninhas novas brotando é muito mais fácil de controlar, do que quando já tomou conta das suas plantas. E não se esqueça comemore cada conquista, cada sementinha que brotou, cada folhinha nova que aparecer, cada flor e cada fruto. Esse é o maior prazer de jardinar e da Vida!

Postagem Anterior Próxima Postagem