Conheça os 10 Erros no cultivo da Rosa-do-deserto, o ultimo é um bônus

 Cultivar rosas do deserto é fácil quando você sabe como propagá-las. Siga este guia para obter um processo passo a passo simples para começar.

The Ultimate Guide to Growing and Caring for Desert Roses


Elas estão nos corações de todos os brasileiros, e a cada dia, mais e muito mais colecionadores aparecem apaixonados de norte a sul do nosso país. As rosas-do-deserto são muito maravilhosas e até Fáceis de se cultivar, rústicas e com suas florações abundantes, que a cada nova cultivar despertam o desejo ardente dos amantes da 
jardinagem. Mas com tantos novos jardinistas adeptos ao hobby da rosa-do-deserto são também cometidos muitos erros que podem prejudicar a saúde e o florescimento da sua planta. Mas, a partir deste artigo completo e rápido você vai estar preparado contra os principais erros que alguns iniciantes cometem, e poderá ficar tranquilo de que está fazendo o melhor pelas suas plantas.

1. A Falta de sol

É muito normal ao comprar uma rosa-do-deserto florida, tentar coloca-la dentro de casa. Afinal, nós queremos apreciar sua beleza e ela não se parece muito com as plantas do jardim convencionais. Porém, isso é um grave erro. A planta rosa-do-deserto é uma especie de sol pleno, e que precisa de pelo menos 4 horas por dia de sol para se desenvolver bem. Mesmo assim, o ideal é que ela tenha sol o dia todo para as suas florações serem mais abundantes.

Já em cultivos de grande escala, os viveiros costumam planta-la sob luz filtrada, para que elas tenham muita folhagem. Com isso, ao levarmos nossas mudas para casa, é importante fazer uma certa adaptação de forma gradual, para que as plantas se acostumem com o sol. E muitas vão perder suas folhas mais jovens, o que é normal, sendo que elas precisam de novas folhas já adaptadas às condições de sol forte. Então, não coloque suas plantas rosas-do-deserto dentro da sua casa, perto da janela, ou em um corredor gelado e escuro. Essas condições de luz são muito insuficientes e vão iniciar o declínio e enfraquecimento da sua planta, que paraliza seu crescimento e nunca mais vai florescer.

2. A Falta de água

As plantas rosas-do-deserto são de fato umas suculentas, e por esta razão, muitas pessoas pensam que elas devem ter pouca água. O que muita gente não sabe, é que até mesmo as plantas suculentas ganham muita água. O que vai mudar com relação à outras plantas é a freqüência das regas. Enquanto que a maioria das plantas necessita de um substrato regularmente úmido, as rosas-do-deserto preferem que seu substrato seque entre as regas. Com isso, quando for regar suas rosas-do-deserto e outras plantas suculentas, capriche na quantidade de agua. Molhe bem o seu substrato, com água em abundância, de forma que saia pelos furos de drenagem. A rega sendo feita desta forma, vai permitir que a água busque todas as partes do substrato e ainda tire o excesso de sais da própria água e dos adubos, que tendem a se acumular no vaso. Mas lembre-se que as rosas-do-deserto armazenam muita água em seu caudex gordinho, e para isso, elas precisam ser muito bem regadas.

3. O Excesso de água

Da mesma maneira que a falta de água é comum, o excesso de agua também é. Mas geralmente esta é uma falha daquelas pessoas muito zelosas com suas plantas, que regam seu jardim e suas plantas todo dia com medo de que desidratem. Mas este erro comun pode ser fatal para sua planta. Se não deixarmos o seu substrato secar entre as regas, as rosas-do-deserto não vão florescer, e tem apenas o crescimento de folhas estimulado. E o pior, se o substrato continuar frequentemente úmido, estaremos propiciando o aparecimento de doenças fúngicas e bacterianas, que vão provocar o apodrecimento do caudex e podem levar até à morte da sua planta. Atente aqui, que este excesso de água, está mais relacionado com uma frequencia muita alta, o que não permite que a rosa seque entre as regas, do que com a quantidade de água usada. Molhe sua planta rosa-do-deserto, mas tambem permita que ela seque entre as suas regas. Com isso, se necessário, sempre verifique o substrato, e não apenas superficialmente. Coloque o dedod e veja as camadas mais profundas. Se ainda estiver úmido, espere mais um pouco.

4. Pouco ou nenhum adubo

Muitos jardineiros não acreditam na adubação, e pensam que a natureza trará tudo que a planta precisa para sobreviver. Mas esquecem que suas plantas estão em vasos, em um ambiente muito diferente do que seria o natural para uma planta. Em seu meio natural, as rosas-do-deserto podem adentrar suas raízes nas camadas mais profundas do solo e procurar por varios nutrientes e água em um amplo espaço. A natureza realmente provê, renovando os nutrientes com folhas secas, fezes de animais, e uma série de nutrientes orgânicos que podem apodrecer e voltar para o solo em forma de adubo. Mas no ambiente controlado do vaso é nosso dever alimentar as plantas, colocar os nutrientes que elas precisam de periodos em periodos, para que nossas rosas cresçam saudáveis e floresçam em abundância. Com isso, lembre de comprar bons fertilizantes e usar um cronograma regular de adubação para que nunca falte nutrientes para as suas rosas.

5. Adubo em excesso

O excesso de cuidado também pode ser na forma de adubação. Na pressa de ver as rosas saudáveis e floridas, muitos jardineiros iniciantes exageram na dose, e aplicam muito adubo. Às vezes fazem até  um verdadeiro coquetel com vários modelos diferentes. Mas a adubação em excesso pode ter vários problemas. Além das rosas não conseguirem absorver toda essa carga de nutriente, o desequilíbrio provocado pode trazer pragas e doenças. O excesso de nitrogênio, um nutriente presente em adubos químicos e naturais, estimula o crescimento da folhagem, atraindo pulgões e reduzindo a sua floração por exemplo. A adubação orgânica em excesso, como o uso descontrolado de estercos e húmus de minhoca podem provocar a degradação do substrato, que se torna pastoso e perde a capacidade de drenagem. Além disso, adubos além da conta, ainda provocam a salinização do substrato, assim como queimaduras nas folhas e raízes, que podem ser fatais pra sua rosa.

6. A escolha errada do substrato

Muitas ocasiões, por desconhecer as particularidade da sua espécie, criamos substratos inadequados para os nossos Adeniuns. E não é dificil ver plantas sendo criadas em substratos excessivamente humosos, ou ricos em matéria orgânica, ou até pior, em terra argilosa, pega do quintal. Enquanto que para outras plantas, estes materiais pouco influenciariam, para as nossas rosas-do-deserto pode ser critico. Eles dificultam a sua drenagem e afogam as suas raízes, prejudicando sua respiração. Como resultado é um caudex amolecido, falta de crescimento e sem floração. Mas lembre-se sempre de usar substratos próprios para rosas-do-deserto, ou na falta dele, misturar materiais que facilitem a drenagem e a aeração das suas raízes. Materiais como carvão picado, areia, perlita, casca de arroz carbonizada, casca de côco ou pinus compostada são boas opções e interessantes para se ter na mistura para melhorar as características físicas do substrato.

7. Os Vasos inadequados ou errados

Ao fazer o plantio de nossas rosas-do-deserto em vasos, deve se sempre analizar que estes devem ser proporcionais ao tamanho das suas plantas. Muitas pessoas, na esperança de que as plantas cresçam rapido, plantam suas mudas em vasos gigantes. Mas isto é um engano, e o efeito é o contrário. Então, mantenha a proporção. Por serem tipo suculentas, o ideal é que o substrato seque de forma rapida entre as regas, drenando o excesso de água. Com isso, os vasos escolhidos devem ser precisamente do tipo cuia, mais rasos do que fundos, e com uma largura adequada para comportar o caudex em crescimento. Eles devem ser muito bem furados, facilitando a sua drenagem da água das regas das suas rosas.

8. Não podar

Jardineiros novatos ou sem experiencia tem grande receio de podar suas plantas, e desta forma atrasar o crescimento de suas plantas. Outros defendem a idéia de terem plantas o mais natural possível, sem realizar podas. Porém, as podas tem um grande papel importante no desenvolvimento das rosas-do-deserto. Elas aumentam o engrossamento do caudex, o desenvolvimento de mais ramos, e suas florações mais abundantes. Além disto, a planta podada, tem um aspecto mais denso, que lembra um pequeno baobá miniaturizado, o que valoriza o seu caudex. Plantas sem poda, criam ramos alongados e poucos, deixando a planta com aspecto de fraco. Elas sempre florescem em menor quantidade, despontando apenas umas poucas flores na ponta dos seus longos ramos. Não tenha medo ou receio de podar suas rosas-do-deserto, elas ganham em beleza e graça depois das podas bem feitas.

9. Podar no momento errado

É muito frequente que iniciante na arte do cultivo de plantas, alegre com suas novas plantas, queira realizar todos os tipos de manejos de uma vez só e colocar em prática seus aprendizados adquiridos. E nesta tentativa de trazer mais qualidade para as suas plantas, ele corre o risco de prejudicá-las. Com isso, antes de sair podando suas rosas, leve em consideração a época adequada para esta poda. Se você mora na região centro-oeste, norte e nordeste, cuidado com o período chuvoso, que poderá ocasionar em infecções nas plantas. Já quem mora no sul deve evitar o periodo do inverno quando as plantas estão com o crescimento estacionado. E nunca pode plantas que estejam em dormência e evite fazer podas na lua minguante. Prefira sempre a lua crescente ou cheia, que estimula a circulação da seiva nos novos brotos. É de bom tom também, aguardar o final da floração, para iniciar os trabalhos de poda.

10. Não replantar

Como toda planta em vaso, as rosas-do-deserto também precisam de replantes regulares. Não deixe que passe mais de 18 meses sem o replantio. Melhor ainda, marque no seu calendário um replantio anual das suas plantas. O replantio não somente renova o substrato, como é a ocasião ideal para o levantamento do caudex da planta. Além disto, é a ocasião perfeita para uma boa inspeção nas suas raízes, que podem estar infestadas de cochonilhas ou outras pragas.

11. Bônus - Não inspecionar

O apaixonado das rosas-do-deserto só pode se considerar assim, quando examina frequentemente as suas plantas. Comprar plantas caras só por consumismo e exibir para os outros não faz de você um verdadeiro jardineiro. Examine sempre em detalhes regularmente as suas plantas. Aperte o caudex de cada uma delas procurando murchas e outros problemas. Compre uma lupa para verificar as folhas e esteja sempre atento. Verificar os problemas no inicio é muito melhor do que quando o problema já se espalhou. Pragas como ácaros e pulgões na maioria das vezes iniciam discretamente, assim como manchas e outras problemas. Olhar no inicio te dá uma chance de virar o jogo rapidamente, sem grande perdas.

Então bora plantar e Bons cultivos!

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

How to Propagate Desert Roses: A Step-by-Step Guide

1.O que é Rosa-do-deserto?

Rosa-do-deserto, também conhecida como rosa do deserto, é uma planta suculenta nativa da África e da Península Arábica. É um membro do gênero Adenium e é conhecido por suas flores marcantes em forma de trombeta e caule grosso e inchado.


2. Aparência

A planta Rosa-do-deserto tem um caule grosso e inchado que armazena água, tornando-a uma excelente opção para climas secos. O caule pode crescer até 6 pés de altura e 1-2 pés de largura. As folhas são brilhantes e verdes, e as flores podem variar de branco a rosa, vermelho e até roxo.


3. Cuidado

Rosa-do-deserto é uma planta de baixa manutenção que requer cuidados mínimos. Ela prospera em pleno sol e solo bem drenado. É tolerante à seca e pode passar longos períodos sem água. No entanto, é importante não regar demais a planta, pois isso pode levar ao apodrecimento da raiz.


4. Propagação

A rosa-do-deserto pode ser propagada por estacas ou sementes. As estacas do caule devem ser retiradas na primavera ou no verão e deixadas secar por alguns dias antes do plantio em solo bem drenado. As sementes devem ser plantadas na primavera e mantidas úmidas até germinarem.


5. Usos

Rosa-do-deserto é uma popular planta ornamental muito utilizada em paisagismo e como planta de casa. Também é usado na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças, incluindo febre, tosse e problemas de pele.


6. Toxicidade

Embora a Rosa-do-deserto seja uma planta bonita e de baixa manutenção, é importante observar que todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas. Recomenda-se manter a planta fora do alcance de crianças e animais de estimação.


7. Curiosidade

Em seu habitat nativo, a Rosa-do-deserto é frequentemente polinizada por morcegos, que são atraídos pelo doce néctar e forte fragrância da planta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem