Jardinagem Orgânica Caseira: Como Começar

Se você está procurando uma maneira de se conectar com a natureza e cultivar alimentos frescos e saudáveis, a jardinagem orgânica caseira é para você. Aprenda como começar aqui.

Dicas para uma Jardinagem Orgânica Caseira de Sucesso


 1. Inicie com o solo: Um jardim de respeito precisa de um solo neutro para que as plantas cresçam de maneira apropriada, aproveitando muito bem os nutrientes. Com isso, você pode solicitar uma análise de solo a um engenheiro agrônomo. Uma amostra do solo do terreno será enviada para uma análise em um laboratório especializado e você vai ter a oportunidade de corrigir a terra antes do plantio. Mas lembre-se que calcários e pós de rocha são permitidos na agricultura orgânica. O calcário vai neutralizar o pH do solo, caso ele seja ácido, preparando o terreno para receber os adubos orgânicos e as suas plantas.

2. Para ter flores durante toda a primavera, verão, outono e inverno, lembre-se de plantar alguns bulbos. Os bulbos são rústicos, e perenes e vão florescer ano após ano, não precisando de replantio e compras frequentes na floricultura. Combine diferentes espécies e tipos para ter plantas bulbosas florescendo em épocas diferentes, e mantenha seu jardim surpreendente e sustentável o ano inteiro.

3. Evite o uso de agrotóxicos, mantendo suas plantas secas e arejadas todos os dias. Veja as plantas, buscando por vasos com água parada, e outras condições que favoreçam o aparecimento de fungos. Os fungos são tipos os algozes mais frequentes, causando doenças nas plantas. Se você puder evitá-los mantendo uma boa ventilação das suas plantas, evitando de molhar demais as folhas e mantendo os vasos e substratos bem drenados, poderá prevenir o uso de fungicidas. Da mesma maneira, cuide para que suas plantas recebam sempre uma boa iluminação adequada a cada espécie, e não negligencie uma fertilização equilibrada e de qualidade. Plantas saudáveis são mais resistentes ao ataque das pragas.

4. Coloque uma generosa camada de palha, e serragem ou folhas secas sobre o solo na sua horta. Esta cobertura morta mantém o solo ao redor das plantas úmido por muito mais tempo. Além disto, ela impede o surgimento de ervas daninhas. Só cuide para que estas coberturas não encostem no colo das suas hortaliças. Tomando este cuidado, suas plantas receberão mais água e nutrientes e você gastará muito menos tempo lidando com plantas invasoras.


5. Pare de resistir às ervas daninhas. Isso mesmo, estude sobre as PANC que saõ Plantas Alimentícias Não Convencionais e descubra um novo universo de saladinhas deliciosas, nutritivas e saudáveis que estão nascendo de forma expontanea no seu jardim. Você perde uma atividade estressante de lutar contra ervas daninhas e ganha aliadas orgânicas para a sua saúde. É tudo uma questão de ponto de vista. Daqui a pouco você mesmo estará semeando elas na sua horta, atrás dos seus sabores e cores naturais.

6. Tire proveito da jardinagem como uma atividade de lazer e relaxamento. Todo mundo quer achar uma forma de desestressar e se divertir. Entre muitas maneiras, a jardinagem é de longe uma das mais agradáveis ​​e fáceis de iniciar. No entanto, exige um pequeno investimento de dinheiro em plantas e tempo para aprender, mas tem retornos tremendos. Seu lindo jardim exuberante e orgânico lhe permitirá colher a sua paz de espírito e muita saúde.

7. No calor escaldante do meio dia, muitas plantas estão macias, o que significa que podem ser danificadas com maior facilidade. Ao invés de torcer e arrancar os tomates, vagens e outros frutos, prefira cortá-los fora. Desta forma, você danifica muito menos as plantas que poderão continuar sendo produtivas. Tecidos cortados cicatrizam mais rápido, mas tecidos amassados, esticados e esmagados acabam apodrecendo e servindo de porta de entrada para agentes oportunistas como fungos e bactérias.


8. Depois que suas sementes nascerem, elas não precisarão ser mantidas tão aquecidas quanto antes. Para garantir que suas plantas não sofram choques, comece a abrir a estufa ou embalagem que utilizou para mantê-las quentes. Se você usou plástico, já inicie a remoção dele assim que elas brotarem. Quanto antes você fizer isto melhor, uma vez que elas vão se adaptando às condições externas mais rápido, e vão ter melhor chance de pegamento quando forem transplantadas para o local definitivo. Fique sempre de olho nas suas sementes para que você saiba quando isso deve ser realizado.

A jardinagem orgânica é perfeitamente possível, mas pode ser muito mais complexa do que parece. Uma vez que você não pode utilizar venenos nem adubos químicos, e deverá se esmerar e ter resiliência frente aos problemas que poderão aparecer. É preciso paciência e trabalho constante, mas vale muito a pena ter uma hortinha e jardim orgânicos, por inúmeros motivos. Ao aplicar estas dicas, você partiu para um belo horizonte com a jardinagem orgânica. Vai ver que é recompensador e muito gratificante.E bons cultivos!

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Benefícios da Jardinagem Orgânica Caseira para a Saúde e o Meio Ambiente

1.Escolha das plantas

Para começar a jardinagem orgânica caseira, é importante escolher as plantas certas para o seu espaço e clima. Pesquise quais plantas são mais adequadas para o seu ambiente e quais são mais fáceis de cultivar.


2. Preparação do solo

Antes de plantar, é importante preparar o solo. Adicione composto orgânico, esterco ou outros fertilizantes naturais para enriquecer o solo e fornecer nutrientes para as plantas.


3. Plantio

Plante as sementes ou mudas de acordo com as instruções da embalagem. Certifique-se de deixar espaço suficiente entre as plantas para que elas possam crescer e se desenvolver adequadamente.


4. Irrigação

A irrigação é essencial para o crescimento saudável das plantas. Regue as plantas regularmente, mas evite encharcar o solo. Use água da chuva ou água filtrada para evitar o acúmulo de produtos químicos.


5. Controle de pragas

Em vez de usar pesticidas químicos, tente controlar as pragas naturalmente. Use plantas repelentes de insetos, como manjericão ou hortelã, ou faça uma solução de sabão e água para pulverizar nas plantas.


6. Colheita

Quando as plantas estiverem maduras, colha os frutos e vegetais. Certifique-se de colher regularmente para incentivar o crescimento contínuo das plantas.


7. Compostagem

Não jogue fora os restos de plantas ou alimentos. Em vez disso, faça compostagem para criar um fertilizante natural para o seu jardim. Adicione restos de plantas, cascas de frutas e vegetais e outros materiais orgânicos em uma pilha de compostagem e deixe-a decompor-se naturalmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem