Oliveira não dá frutos: mito ou verdade?

Muitas vezes se pensa que as oliveiras são infrutíferas, mas será mesmo assim? Descubra a realidade por detrás deste mito e saiba mais sobre o cultivo da oliveira.


O problema pode ser com a sua muda. Muitas vezes plantamos uma Oliveira e por anos estamos esperando sua frutificação que nunca ocorre.
 Além de existir muitos cultivares de Oliveira ou Olea europaea, a grande maioria delas geralmente só dão frutos após dos 15 anos de vida, e é preciso ter muita paciência.
.
É preciso também ver se a muda que você comprou é hermafrodita ou capaz de se autopolinizar ou dioica que depende da existência de plantas macho e fêmea próximas para que haja polonização cruzada.
A Oliveira é uma espécie que se adapta melhor a climas mais amenos, com temperaturas abaixo de 20°C, e precisa ser mantida em solos bem drenados ou seja não suporta solos encharcados e adubado com fertilizante mineral misto com micro e macronutrientes na composição. Desta maneira concerteza a sua Oliveira vai frutificar.

A especie Olea europaea L. é uma espécie que pertence a família botânica oleáceas que ficou conhecida popularmente como Oliveira. 
A Oliveira é nativa da parte oriental do Mar do Mediterrâneo, e tambem do norte do Irã, no extremo sul do Mar Cáspio, é uma árvore com tronco retorcido, e pouca altura e dela se extrai o azeite e as azeitonas. 
.
Das azeitonas, os homens no final do período neolítico começaram a extrair o azeite, este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, se tornou  uma árvore venerada por diversos povos.
.
A Civilização Minoica, que floresceu na Ilha de Creta até 1500 antes de Cristo, prosperou com o comércio do azeite de oliva, que foi o primeiro que aprendeu a cultivar. 
Já os gregos, que possivelmente herdaram estas técnicas de cultivo da oliveira dos minoicos, associavam a árvore à força e à vida. 
A oliveira é também citada na Bíblia em várias passagens, tanto a árvore como seus frutos. E atualmente com todos os estudos e pesquisas é notável a sua representatividade do dia a dia dos seres humanos, se tratando de ser um dos alimentos mais saudavéis da historia, presente em diversos pratos da culinária no mundo todo.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI 

Por que minha oliveira não está produzindo frutos?

1.Variedades de Oliveira

Oliveira é um arbusto lenhoso, típico da região mediterrânea, que cresce até elevadas altitudes. Existem duas variedades principais: azeiteira e frutífera. A oliveira azeiteira tem como principal objetivo produzir azeite, enquanto as oliveiras frutíferas são usadas para consumo humano ou animal. É importante notar que há um grande número de variedades de oliveiras diferentes, cada uma delas tendo características específicas e sendo melhor adaptada a determinados terrenos e temperaturas. No entanto, as oliveiras frutíferas raramente produzem mudas produtoras de fruto. 

2. Rações para Oliveiras

Embora as rações possam ser utilizadas em algum tipo de plantio de oliveiras, ela pode acabar provocando doenças nos troncos ou nas folhas desses arbustos em sua maioria. Portanto, recomenda-se o uso somente quando necessário para repor nutrientes importantes como nitrogênio e potássio presentes na ração para ajudar no crescimento saudável dessas árvores.

3. Plantio Adequado 

Para obter resultados satisfatórios na produção de frutificação desejável nas oliveiras, é necessário plantar mudás adequadamente preparadas fornecendo luz solar direta durante pelo menos 6 horas por dia e adubação regularmente (duplicada no segundo ano). Além disso, escolha estacas cujas raízes sejam bem desenvolvidas antes do plantio para garantir um bom enraizamento da muda quantidade adequada de um substrato bem drenado preferencialmente constituido por solo rico em matéria orgânica misturada com areia grossa..

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem