Planta é utilizada pelas abelhas para produzir mel, o Viburnum tinus ou Laurotino, ficou conhecido na medicina popular e principalmente por causa de seu fruto que é utilizado como diurético para eliminar a acumulação de líquidos no corpo, constipações, laxante e ainda é utilizado em infusão onde alivia a febre.
E tome cuidado alta Toxidade, pois pode ocorrer envenenamento após ingestão de bagas, principalmente nas crianças que são atraídas pela sua cor.
Sintomas são, Dores no estômago, inflamações, diarreia e sangramento urinário. Se houver a ingestão, pode surgir parada respiratória e cardíaca.
Se houver ingestão, dirigir-se ao hospital mais próximo para fazer uma lavagem gástrica ou assistência respiratória e cardíaca ou seja, procure um médico o mais rapido possivel.
No paisagismo o seu belo arbusto de dois metros de altura chama a atenção, e pode ser cultivada como planta isolada sobre os gramados, renques de grandes alturas ou associada com plantas coloridas rasteiras como crótons e outras variegadas formando belos efeitos no seu jardim.
Esta planta deve ser cultivada ao sol e solo rico em matéria orgânica e bem drenado.
A sua adubação deverá ser feita duas vezes por ano, antes da floração da primavera e a outra quando a planta entrar em estado mais vegetativo.
Esta planta aceita poda de formação e nesta ocasião pode ser feita estaquia dos ramos em areia úmida.
Esta planta serve como cerca-viva, mas se for podada ela não vai responder bem, mas se for deixada ao crescimento livre seu crescimento formará grandes maciços, gerando assim uma bela cerca viva.
TAGS: