Veja como replantar antúrios para ter suas plantas saudáveis


A maior parte das plantas cultivadas há muito tempo em vasos, mostram um melhor desenvolvimento quando são replantadas, renovando assim seu vigor. E com os antúrios não é diferente e sempre devemos saber como replantar. De modo geral, o replantio ocorre a cada dois anos, e com o objetivo de renovar o seu substrato, e estimular o desenvolvimento de raízes novas, melhorar a sua drenagem e oferecer para a planta mais condições para se desenvolver e florescer com saúde. Neste artigo você vai aprender de forma simples a replantar o seu antúrio e favorecer um crescimento saudável pra sua planta.

Cuidados básicos com os antúrios

Os antúrios, ou, as espécies do gênero Anthurium, e da família das aráceas, são muito famosos pela sua floração e ou folhagem ornamental e pelo seu grande sucesso em ambientes internos. Eles tambem são um clássico do paisagismo, e se encaixam facilmente em locais sombreados, seja no jardim ou dentro da casa. Eles possui esta capacidade, pois são nativos de florestas tropicais da América do Sul e da América Central, onde crescem principalmente como epífitas, protegidos pela densa copa das árvores da floresta.

Dessa forma, eles devem ser cultivados sob luz filtrada ou meia-sombra, pois o sol forte queimará sua linda folhagem. Ele aprecia substrato leve, rico em matéria orgânica, levemente ácido e drenável, e precisa de regas regulares, de forma que o substrato fique úmido, mas nunca encharcado. O seu objetivo deve ser imitar aquele acúmulo de galhos secos, e folhas em decomposição que é justamente o tipo de ambiente que eles possuim nas florestas tropicais.

Suas lindas inflorescências coloridas, chamam a atenção por serem formadas por uma espata ou folha diferente e colorida, e um espádice, que é aquele porção colunar, alongada, onde estão as flores verdadeiras, numerosas e muito pequenas.


Já o seu replantio, os antúrios necessitam ser realocados a cada dois ou três anos. Normalmente esta necessidade do replantio é informada pelas suas raízes que começam a sair pelos furos de drenagem do vaso.

Quando devemos replantar o antúrios?

Como bons floricultores, devemos sempre verificar com atenção para que não passe muito do tempo do seu replantio e nossas plantas não sofram. Um erro bem comum que as pessoas cometem é replantar logo após a compra. Mas esse seria um péssimo periodo pois as mudas recém adquiridas podem ter passado por momentos bem estressantes ao sair do viveiro e até chegar na sua casa, tais extresses como falta de água e luz, além disto, ela precisa se adaptar ao novo lar.

Com isso, criar mais esta razão para estressar a planta não é uma idéia nada boa. Mesmo que o vaso esteja apertado, espere ele se acostumar ao novo local, mostrar sinais de crescimento para então ai iniciar o replantio.

Outra dica importante, é nunca se replantar um antúrio que esteja florido. A sua floração será encurtada e vai desgastar a muda que está colocando toda a sua energia no florescimento ao invés de enraizar. Se o seu antúrio está sempre florido, espremente remover as flores para que ele fique focado no enraizamento. A sua melhor época para o replantio é no início da primavera.

Observe umas situações de alerta para realizar o replantio do seu antúrio:

  • Raízes para fora dos furos da drenagem: mostra que a planta continua crescendo, mas está sem espaço para progredir;
  • Manchas foliares: mostra que a planta já está muito velha, propicia a doenças e necessita se revigorar;
  • Caule muito comprido: que fica sempre pendendo para o lado e necessita de um novo tutor;
  • Folhas pequenas: por causa do esgotamento nutricional do substrato;
  • Floração prejudicada: se ele está florescendo pouco ou não está apresentando sua bela inflorescência, ele está economizando forças para sobreviver naquele vaso apertado.
  • Vaso quebrando: Não tem mais espaço para as raízes, então o vaso começa a se deformar ou estourar. O substrato pode começar a levantar também.

Então, se o seu antúrio apresentar um desses sintomas e já faz pelo menos um ano desde o último replantio, então chegou o momento de trocá-lo de vaso, e renovar o seu substrato e aproveitar para realizar uma leve adubação orgânica nele.

Como replantar antúrios em poucos Passos:

    1. O seu primeiro passo no replantio do seu antúrio é escolher um novo vaso. Claro tenha bom senso e considere seu crescimento. Vasos muito grandes atrasam o desenvolvimento da planta, e vasos pequenos demais vão exigir um replantio muito em breve. O ideal seria que ele seja proporcional ao tamanho da planta, de forma que o conjunto todo fique equilibrado. Se ele estava apertado na casa antiga, considere que tenha pelo menos 3cm a mais nas laterais de cada lado. O vaso pode ser de plástico ou cerâmica, com bastante furos para drenagem.

  1. Logo em seguida, cubra os furos de drenagem com um filtro de papel de café que pode até ser reciclado de um cafézinho que você já tenha feito. 
  2. Escolha um substrato próprio para os antúrios. Atualmente existem misturas prontas e adequadas para estas espécies. Se você não encontrar, use substratos para bromélias e orquídeas, que também são epífitas e tem as necessidades bem semelhantes. A unica diferença é que a maioria dos antúrios tolera uma quantidade de terra comum em seus substratos, enquanto orquídeas epífitas geralmente não suportam. Antúrios adoram substratos fibrosos, leves e bem drenáveis, para que eles possam ter sempre um pouco de umidade, mas ao mesmo tempo muitos espaços para o ar circular nas raízes e mantê-las saudáveis. E assim, você pode adicionar também, um pouco de composto orgânico ao seu substrato dos antúrios. Isto vai fazer seu substrato render e tambem incrementa a fertilidade.
  3. Com o substrato pronto para receber o seu antúrio, solte-o do vaso antigo. É melhor lidar com a planta antes da sua rega, pois suas raízes ficam mais flexíveis e quebram menos. Muitas raízes podem ficar presas e pode ser necessário utilizar uma faca. Então tenha muito cuidado para não ferir a sua planta. O replantio por si já é um evento muito estressante para a sua planta, que necessitará de um período de recuperação.

  1. E agora você tem duas opções que seria separar mudas ou não separa. Se a planta mostrar raízes bem saudáveis e você não desejar reproduzir o seu antúrio, limpe um pouco da terra compactada da sua planta de maneira suave com os dedos e com a ajuda de um palito de churrasco. E logo depois cubra o fundo do vaso com um pouco de substrato, e coloque sua planta no centro, e complete as laterais com o que sobrou do seu substrato sem compactar a terra e regue. Seja carinhoso no manuseio.
    Se o seu antúrio estiver com o caule muito grande, você pode cortá-lo a partir da sua base, para que ele fique com um melhor aspecto. E aproveite a oportunidade para fazer algumas mudas por estaquia desta planta, reaproveitando a sua parte cortada. E caso seu antúrio tenha algumas mudas em volta da planta matriz, aproveite para separá-las cuidadosamente, sempre com cuidado para que cada parte fique completa, com caule, raízes saudáveis e as folhas. E aplique canela em pós nos ferimentos de corte para uma rápida cicatrização.
  2. Ajeite sua planta ao centro no vaso e coloque o substrato de forma delicada, sem apertar, apenas garantindo que não fiquem espaços vazios. Se o seu antúrio for do tipo trepador, lembre-se de colocar um suporte para que ele possa progredir.
  3. E por último, cubra os substrato com casca de pinus. Mas lembre-se de realizar uma primeira rega generosa e aproveitar para checar o funcionamento da sua drenagem. Coloque a sua planta exatamente no local que ela esteva anteriormente.

Antúrios floridos, mais saudáveis e replantados!

Seguindo todas essas dicas você concerteza terá antúrios fortes, com uma floração que irá durar até 3 meses e uma folhagem linda. Além do seu replantio em vasos, use sua criatividade para um uso paisagístico, criando canteiros em lugares sombreados, onde outras plantas dificilmente prosperam. Mas sempre respeite as condições da planta e faça sempre um replantio adequado e gentil.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,Veja como replantar antúrios para ter suas plantas saudáveis
Postagem Anterior Próxima Postagem