Pulverizador: para Regar e Adubar suas Plantas
Descubra como um pulverizador pode ser o seu melhor aliado para regar e adubar suas plantas. Leia este guia completo sobre o uso do pulverizador na jardinagem.
Como Utilizar o Pulverizador para Regar e Adubar suas Plantas
Na hora da rega, o pulverizador manual pode ser um bom aliado. Ao contrário de um simples pulverizador, ele trabalha sob pressão, o que facilita a entrada de água e nutrientes no solo. Tudo isso contribui para uma melhor irrigação e nutrição da planta.
Qual a maneira correta de usar um pulverizador?
Além de ser ótimo para promover regas adequadas em plantas e hortaliças, o pulverizador também é perfeito para aplicação de fertilizantes e defensivos.
Diferente do regador, que pode aumentar o risco de saturação do solo, e do pulverizador, que possui um jato de água mais lento e curto, o pulverizador possui jato longo. No entanto, não tem força suficiente para danificar as folhas.
O pulverizador funciona sob pressão, então para que a água saia do recipiente é necessário bombear o líquido através de uma válvula localizada no centro do aparelho.
Terminado o bombeamento, é possível sentir que esta válvula está mais dura e resistente. Basta apertar o gatilho, localizado próximo ao cabo, e direcionar o jato para a planta que necessita de rega ou adubação.
Por que usar o acessório?
O pulverizador é um grande aliado na hora de regar plantas pequenas e delicadas. Isso porque proporciona uma pulverização constante, fina e suave que não agride as plantas. É muito difícil conseguir isso usando qualquer outro método de irrigação!
Muitas vezes ao regar a planta direto da torneira, o jato de água acaba sendo mais denso, mesmo com baixa vazão de água.
Além disso, o pulverizador possui um bico ajustável, o que significa que é possível controlar a forma como a água se espalhará nas plantas. Com isso, é possível escolher entre um jato fino, um mais largo ou apenas promover a umidade por meio de pequenas e poucas gotas de água.
Além disso, a água da torneira contém cloro e impurezas que podem ser prejudiciais às plantas. Quando a água fica parada por um tempo, essas impurezas e produtos químicos podem evaporar, permitindo que a água se torne ideal para regar.
Ah! Quer saber mais um benefício do pulverizador? Permite regar a planta na medida certa, evitando o acúmulo de água no pires do vaso. Dessa forma, também ajuda a combater a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a chikungunya.
Cuidados ao usar um pulverizador
Na hora de regar uma planta, alguns cuidados devem ser tomados para manter a folhagem saudável e a qualidade de vida.
Uma sugestão útil é evitar regar as plantas em locais quentes ou durante os períodos de sol. Os momentos ideais para regar as plantas são de manhã cedo, ao entardecer e à noite.
Uma dica importante é sempre tomar cuidado para não regar as folhas, principalmente em dias quentes e ensolarados, pois a água pode esquentar e queimar a folhagem.
Não se esqueça de controlar a saída de água do pulverizador. Algumas plantas requerem um solo mais compactado, nesse caso um jato fino e constante é o ideal para que o líquido penetre no solo. Para plantas que requerem menos água, um jato mais leve é o ideal.
Além disso, para plantas que gostam de receber umidade em suas folhas, como as peperômias, uma boa dica é utilizar o ambiente que produz gotas d'água. Mas lembre-se, regue apenas durante a noite ou na sombra.
Benefícios do Pulverizador na Rega e Adubação de Plantas
#pulverizador #rega #adubação #plantas #benefíciosdapulverização #cuidadoscomasplantas #jardinagem #horticultura #plantasemcasa #plantasfelizes #pulverizadordeplantas #adubaçãoorgânica #pulverizaçãodeplantas #cuidadoscomasplantasemcasa #plantasvivas #plantasverdes #plantasemcasa #jardimemcasa #plantasemvasos #plantasdecorativas