Cuidar de Orquídeas em Casa, Dicas Essenciais

 Quer aprender a cuidar de orquídeas em casa? Este guia completo oferece todas as dicas essenciais para você se tornar um especialista em cuidados com orquídeas.

Como Cuidar de Orquídeas em Casa: Guia Completo com Dicas Essenciais

Dicas Essenciais para Cuidar de Orquídeas em Casa: Guia Completo

Cuidar de orquídeas é uma verdadeira arte: tanto para manter a flor saudável quanto para usá-la em decorações. Para te ajudar, trouxemos o Anderson, biólogo, para te dar as melhores dicas de como cuidar da sua flor. Aproveitar!

Orquídeas: tudo o que você precisa saber sobre a planta

Antes de nos aprofundarmos em como cuidar das orquídeas, é fundamental entender as espécies. Por exemplo, você sabia que as orquídeas representam aproximadamente 10% de todas as espécies de plantas com flores do planeta? Sim, essas flores pertencem à família Orchidaceae, composta por cerca de 35.000 espécies e 150.000 híbridos artificiais resultantes do cruzamento entre diferentes espécies.

Em outras palavras, para aprender sobre os cuidados com as plantas, é necessário conhecer esses grupos de plantas e sua grande variedade de estruturas vegetativas. Falando um pouco sobre a história das orquídeas, a primeira referência à planta foi feita na China, onde acredita-se que a espécie foi descoberta.

Porém, a verdade é que atualmente a planta está presente em quase todas as partes do mundo, com exceção de desertos e áreas de gelo e neve permanentes. A maioria das espécies é encontrada em regiões tropicais, onde podem crescer diretamente no solo (terrestres), nas rochas (rupícolas), na matéria orgânica (vivendo como saprófitas) e sustentadas por outras plantas, principalmente árvores (epífitas).

As orquídeas fazem parte do Reino Vegetal, Divisão Magnoliophyta ou Angiospermas, que são um grupo de plantas vasculares com flores, frutos e sementes. Podemos classificá-los em dois grupos:

Espécies
São as espécies que, por definição, são originárias da natureza e são descritas pelos taxonomistas (responsáveis ​​por identificar, nomear e classificar as espécies).

Híbridos
Espécies são o resultado do cruzamento de diferentes espécies (seja do mesmo gênero ou de diferentes). Nesse contexto, podem ter plantas de origem natural ou induzidas pelo homem.

Conheça melhor sobre as partes das orquídeas

Para um melhor entendimento das espécies da família Orchidaceae, vamos agora descrever as partes das plantas:

Raiz
As raízes das orquídeas têm a função de fixar a planta ao suporte, além de fornecer água e nutrientes.

Rizoma
Rizoma é um tipo de caule que permite a propagação vegetativa da espécie. Essa parte das orquídeas é a extensão que liga os brotos, sejam subterrâneos ou na superfície do solo. Geralmente, os rizomas das espécies são cobertos por bainhas marrons.

Pseudobulbo
Pseudobulbo
Se você nunca ouviu falar nessa palavra: pseudobulbo é o nome científico dado ao caule que se transforma em uma espécie de órgão de armazenamento de água e nutrientes, comum nas orquídeas tropicais. Essa parte é importante para a sobrevivência das orquídeas, principalmente nos períodos de estiagem.

Folha
Com diversas variações de tamanho, forma e consistência, as folhas podem ter características lineares, lanceoladas, oblongas, ovais, redondas, cônicas, cilíndricas, agulhadas, etc.

Flores
Composta por três pétalas (a parte central da flor), sendo duas idênticas e uma modificada, conhecida como labelo, a orquídea pode apresentar-se em diversas tonalidades como rosa, branco, amarelo, azul, roxo e outras variações.

Como cuidar de orquídeas: 9 dicas infalíveis

Para ter sucesso no cultivo de orquídeas em casa, a primeira coisa que você precisa saber é que é preciso imitar a natureza. Portanto, apresentamos as características da planta, suas estruturas e características.

Por exemplo, muitas pessoas acreditam que essa espécie de flor é difícil de cultivar e acabam descartando a planta depois que ela floresce. Mas, na realidade, geralmente são bastante resistentes e podem suportar longos períodos se receberem as condições adequadas de temperatura, luz, umidade, entre outras.

A orquídea é uma flor que se caracteriza pela beleza de suas cores e pela delicadeza de suas pétalas, que conferem um aspecto único a qualquer ambiente. Como só um professor apaixonado poderia fazer, confira as 9 dicas que o biólogo Anderson preparou para você que está começando a gostar de jardinagem e quer aprender a cuidar de orquídeas.

1. O cuidado com as orquídeas começa pelo ambiente

1. O cuidado com as orquídeas começa pelo ambiente
Segundo Anderson, “as orquídeas parecem mais vibrantes e saudáveis ​​quando estão em uma área bem ventilada e recebem luz solar indireta, protegidas pela copa de uma árvore, pelas janelas de uma varanda ou qualquer outra forma de filtrar a luz solar forte”.

2. Como cuidar de uma orquídea em um vaso?

Na hora de decidir ter uma planta em casa, escolher o tipo certo de vaso faz toda a diferença. No caso das orquídeas, é recomendável optar por vasos de barro. A sua estrutura porosa facilita o escoamento natural da água, evitando que o suporte fique encharcado.

Também há opções de flores em vasos de plástico, que geralmente é o que você encontra quando procura flores em vasos. Nesses casos, cuidar de orquídeas em vasos de plástico exige mais atenção com as regas, pois elas não ajudam no escoamento da água.

Além disso, existem alguns pontos a serem considerados para a saúde das orquídeas em vasos. Um dos principais riscos é a limitação de nutrientes que a planta no recipiente pode ter, o que fragiliza a espécie. Então, para evitar essa condição, recomenda-se repor os nutrientes mensalmente por meio de adubação.

Não se esqueça: na lista de passos fundamentais de como cultivar orquídeas em vasos, a escolha do vaso certo é fundamental. Deve-se levar em consideração o tamanho das raízes da planta, pois elas precisam de espaço para crescer e se desenvolver de forma saudável.

3. Como cuidar de mudas de orquídeas no vaso?

3. Como cuidar de mudas de orquídeas no vaso?
Com o melhor ambiente definido e o pote escolhido, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no substrato! O cuidado com uma muda de orquídea em vaso começa com o preparo do solo.

Forre o pote com cascalho e depois encha o recipiente com substrato rico em minerais, deixando dois dedos de espaço no topo do pote. Concluída essa etapa, coloque a muda da orquídea na terra com os brotos voltados para a frente do vaso, assim ela crescerá com mais firmeza.

4. Como cuidar de orquídeas: o substrato adequado

Esteja você plantando uma muda de orquídea ou replantando e replantando, é importante ter o substrato certo à mão. Tente misturar musgo ou lascas de fibra de coco com o solo, pois isso ajuda a evitar o acúmulo de água e a saturação das raízes.

5. Quantas vezes se deve regar as orquídeas?

5. Quantas vezes se deve regar as orquídeas?
Está em dúvida sobre como regar as orquídeas? Uma das formas de garantir que a flor cresça corretamente é ficar atento à rega das orquídeas. Permitir que o solo fique muito seco ou encharcado é prejudicial. Recomenda-se manter o substrato sempre úmido, com regas feitas duas vezes por semana.

O biólogo Anderson dá uma dica importante para regar sua planta: “pode ser feito com auxílio de um regador ou por imersão. Para imersão, coloque apenas as raízes em um balde com água e não molhe as folhas. isso por aproximadamente dez minutos."

Você não tem certeza se sua orquídea precisa de água ou não? É muito simples! São três dicas que vão te ajudar. Confira:
  • se as raízes estiverem verdes, significa que a planta está bem hidratada;
  • percebeu que as raízes estão esbranquiçadas? Hora de fazer a rega;  
  • coloque o dedo no solo. Se ele estiver úmido, não é necessário fazer a rega.

6. Como cuidar de orquídeas: a coloração das folhas 

Você sabia que a coloração das folhas da orquídea é um bom sinal da saúde da planta? Folhas claras indicam que a planta está recebendo a quantidade ideal de luz. Se sua planta tiver folhas escuras, experimente colocá-la em um local mais iluminado, pois pode estar faltando proteínas.

7. O que fazer para manter uma orquídea viva?

7. O que fazer para manter uma orquídea viva?
O cultivo de orquídeas às vezes pode ser acompanhado pela ocorrência de várias pragas e doenças, embora muitas delas não causem danos graves. Os problemas mais comuns incluem o aparecimento de pragas, fungos, bactérias e vírus.

Vários fatores podem favorecer o ataque de patógenos, como:
  • mudanças de temperatura;
  • aplicação de produtos químicos não seletivos;
  • falta ou excesso de água por rega ou chuvas;
  • utilização de substrato ou recipiente inadequado;
  • adubação química em excesso ou desequilibrada;
  • dentre outros. 
Então, a forma mais simples de garantir a saúde da sua orquídea é ficar atento aos sinais. Se notar, por exemplo, manchas brancas nas folhas, isso indica a presença de fungos, bactérias ou parasitas. Para resolver isso, a melhor dica é borrifar produtos especiais para livrá-lo de possíveis doenças ou pragas.

Além disso, a manutenção do bom estado das orquídeas está relacionada à conservação do estado nutricional das plantas e do ambiente de cultivo. Nesta etapa do atendimento, é importante realizar inspeções periódicas para detectar os primeiros sinais de infestação.

Dessa forma, podemos começar a controlar antes que o problema se torne sério. Uma dica importante é manter a higiene e limpeza da área de cultivo em dia, bem como das ferramentas em uso.

8. Realize a poda periódica da orquídea

Um hábito importante para cuidar de orquídeas em vasos é podar periodicamente as flores. Ao notar que as pétalas estão murchas, o ideal é podar acima do terceiro nó do caule. Tão importante quanto podar no lugar certo é ter a tesoura adequada para o procedimento. Por isso, na hora de podar, a lâmina da tesoura precisa estar afiada e esterilizada.

Para fazer isso em casa, você precisará ter um maçarico ou fogo. Passe a lâmina pela chama algumas vezes e deixe a ferramenta esfriar antes de usá-la. Não fazer esse procedimento pode contaminar a planta com bactérias.

9. Os cuidados com as orquídeas durante a floração

As flores caíram e você não sabe o que fazer? Não se preocupe, as orquídeas passam por esse período de floração todos os anos. E o biólogo Anderson tem uma dica simples: "Para ajudar no desenvolvimento de uma nova flor, corte o caule acima do primeiro nó assim que a última flor cair."

Guia Completo para Cuidar de Orquídeas em Casa: Dicas e Orientações

#orquídeasemcasa #cuidardeorquídeas #orquídeas #flores #plantasemcasa #jardinagem #cuidadoscomasorquídeas #orquídeasemcasaévida #orquídeasbrasileiras #orquídeasraras #orquídeasexóticas #orquídeasemcasaéamor #orquídeasemcasaéterapia #orquídeasemcasaépaz #orquídeasemcasaébeleza #orquídeasemcasaéfelicidade #orquídeasemcasaépaixão #orquídeasemcasaédedicação #orquídeasemcasaéencanto #orquídeasemcasaéharmonia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem