Ornitorrincos: Características e Habitat

 Quer saber mais sobre os ornitorrincos? Este guia completo oferece informações sobre suas características, habitat e curiosidades. Não perca!

Ornitorrincos

Tudo o que Você Precisa Saber sobre os Ornitorrincos: Características, Habitat e Curiosidades

O ornitorrinco é um animal extremamente exótico, com características únicas que o tornam fascinante. Sua aparência é uma mistura de diferentes animais, com um bico semelhante ao das aves e um corpo que lembra alguns répteis. Uma curiosidade interessante sobre o ornitorrinco é que ele é capaz de colocar ovos, o que o torna uma exceção entre os mamíferos.

Para responder a essas e outras perguntas, convidamos a especialista Joyce Lima, veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para nos contar tudo sobre esse curioso animal. Continue lendo e saiba mais!

O que é um ornitorrinco? 

Muitas pessoas acreditam que a espécie é resultado de uma mutação genética, devido às suas características. mas isso não é verdade. O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal silvestre que não foi geneticamente selecionado ou resultado de uma mutação genética.

Na realidade, estudos sugerem que sejam descendentes de uma família de mamíferos, da ordem Monotremata, que se “separou” das demais há mais de 150 milhões de anos e manteve as características dos répteis, que foram seus ancestrais. Na verdade, esses atributos foram vantajosos para a espécie, permitindo sua evolução e presença até os dias atuais.

Classificação taxonômica do Ornitorrinco

Reino: Animalia
Ordem: Monotremata
Família: Ornithorhynchidae
Gênero: Ornithorhynchus
Espécie: Ornithorhynchus anatinus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia

Tudo o que você precisa saber sobre ornitorrinco

Olhar as imagens do ornitorrinco é um convite à curiosidade, pois essa espécie chama muito a atenção pela sua aparência. Por exemplo, a cauda é muito semelhante à de um castor, e o bico e os pés são semelhantes aos de um pato.

Mas saiba que não é só isso. Não faltam informações sobre esta espécie que vão surpreender qualquer um. Você é curioso? Então confira 8 curiosidades sobre o ornitorrinco.
ornitorrinco nadando

1. Afinal, o que é um ornitorrinco: terrestre, aquático ou semi-aquático?

O ornitorrinco é considerado um animal semiaquático porque possui características anatômicas que favorecem o nado.

"As membranas entre os dedos das suas patas, dobras na pele que cobrem os ouvidos e olhos são características de uma estrutura semi aquática, pois evita a entrada de água nas narinas durante o mergulho. Porém, essa espécie também pode ser vista movendo-se em ambiente terrestre, mas com menor frequência", comenta a especialista Julia. 

2. Ornitorrinco tem estômago?

Pesquisas atuais sugerem que os ornitorrincos têm estômago. No entanto, o órgão nesses animais é pequeno e não tem função digestiva, pois com o tempo as glândulas presentes no estômago perderam a capacidade de produzir diversas substâncias responsáveis ​​pela digestão.

3. Ornitorrincos são venenosos: mito ou verdade?

Ornitorrincos na beira do rio
Verdadeiro! No entanto, apenas os machos produzem veneno, que funciona como uma forma de defesa de seu território durante o período de acasalamento.

O veneno é encontrado em esporas nas patas traseiras desses animais e não é capaz de matar um ser humano, mas pode causar dor extrema.

4. Qual é a alimentação preferida da espécie?

Os ornitorrincos são animais carnívoros que se alimentam de pequenos animais, como caranguejos, camarões de água doce, pequenos peixes e outros insetos aquáticos.

5. Ornitorrinco tem dentes? 

Uma veterinária chamada Julia explica que quando os ornitorrincos nascem, eles têm um dente chamado "dente de ovo" que os ajuda a sair do ovo. Porém, logo após a eclosão, esse dente cai e o animal passa a usar o bico para se alimentar.

6. Então, como eles conseguem se alimentar sem dentes?

Uma veterinária chamada Julia explica que quando os ornitorrincos nascem, eles têm um dente chamado "dente de ovo" que os ajuda a sair do ovo. Porém, logo após a eclosão, esse dente cai e o animal passa a usar o bico para se alimentar.
Ornitorrinco subindo o barranco

7. É verdade que o bico dos ornitorrincos funciona como uma espécie de sexto sentido?

"O bico do ornitorrinco é composto por milhares de células capazes de detectar campos eletromagnéticos emitidos por suas presas. Isso permite que esses animais cacem mesmo na ausência de luz e sem depender do olfato", explica o especialista.

8. Como os ornitorrincos se reproduzem?

Entre os meses de junho e outubro, a reprodução ocorre na água. Uma curiosidade sobre os ornitorrincos é que após o acasalamento, a fêmea gesta a prole na barriga e depois põe cerca de um a três pequenos ovos que são enterrados em buracos que elas mesmas fazem.

“Quando nascem, os filhotes são pequenos (cerca de 3cm), não enxergam e não têm pelo, tornando-os muito vulneráveis ​​e dependentes da mãe. Aliás, a amamentação também é extremamente curiosa para esses animais, pois o as fêmeas não possuem glândula mamária. O leite é produzido e escoa pelo pelo da mãe, de onde os filhotes o coletam com a ponta do bico”, explica Julia.
ornitorrinco tomando banho no rio
Gostou de saber mais sobre essa espécie peculiar, o ornitorrinco? Quando quiser saber mais sobre outros animais exóticos e tudo sobre o mundo animal, já sabe onde procurar, aqui no Blog.

Ornitorrincos: Conheça as Características, Habitat e Curiosidades dessa Criatura Fascinante

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem