Curiosidades sobre a Cobra Coral

 Quer saber mais sobre a cobra coral? Este artigo apresenta curiosidades interessantes sobre essa serpente venenosa, incluindo sua distribuição geográfica e características únicas.

cobra coral verdadeira na mata

Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Cobra Coral

Seja por suas cores vibrantes ou por ser considerada um dos animais mais venenosos e mortais da natureza, a cobra coral (Micrurus corallinus) é uma das espécies de serpentes mais conhecidas do Brasil.

As cobras corais são venenosas e podem ser encontradas em áreas urbanas, por isso é importante saber como agir. Para nos ajudar com essa informação, convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para compartilhar seu conhecimento sobre essa espécie. Vamos conferir!

Tudo sobre a cobra coral

Na biodiversidade de elementos marcantes na natureza e na fauna está a cobra coral. Do mesmo grupo das cobras e mambas, essa espécie faz parte da família Elapidae, um conhecido grupo de cobras venenosas que habitam as Américas do Sul, Central e do Norte.

Como os verdadeiros corais são caracterizados por suas cores vivas: um anel preto com bordas brancas, entre anéis vermelhos. Sua anatomia consiste em um corpo cilíndrico coberto por escamas lisas com uma cabeça triangular e uma cauda curta.

Uma adição importante. Ao contrário de outras espécies de cobras da família Viperidae, a cobra coral não possui fossa loreal, que é o órgão sensorial termorreceptor comum em cobras venenosas que pode detectar variações mínimas de temperatura.

Ficha Técnica Cobra Coral

Nome científico: Micrurus lemniscatus
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Elapidae
Habitat: Cerrado
Hábitos: Crepuscular e Noturno
Tamanho: Até 60 centímetros, mas existem registros com cobra da espécie maiores  
Nome popular: Cobra-coral-venenosa, coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboboca, ibiboca e ibioca.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre as características dessa cobra, vamos conferir 6 curiosidades sobre a cobra coral.

É possível notar a diferença entre as “falsas-corais” das “corais-verdadeiras”?

Um equívoco comum sobre esse réptil é que as pessoas pensam que podem perceber visualmente as diferenças, mas isso não é possível.
corpo da cobra coral
"Existem mais de 37 espécies de coral verdadeiro e 60 espécies de coral falso, além de subespécies e mutações/cruzamentos entre elas. Portanto, a diferenciação visual só pode ser feita com segurança por especialistas da área. De qualquer forma, vale ressaltar : se você vir uma cobra com as cores preta, branca e vermelha, isso não é um bom sinal, tome cuidado!" explica o especialista.

Uma grande diferença entre as duas espécies está na boca, mas é um pequeno detalhe que você não quer arriscar conferir, certo?

O que as cores da cobra coral significam?

As cores da cobra coral possuem uma característica de alerta, conhecida como aposematismo, que alerta os predadores de que são tóxicas. Assim, embora a coloração possa chamar a atenção de muitas pessoas, por trás dessa tonalidade estão importantes funções de alerta de venenos, essenciais para a sobrevivência desses seres vivos.

Como é o comportamento da cobra coral? 

Apesar de possuir um dos venenos mais letais da natureza, as cobras corais, em geral, não são cobras agressivas. No entanto, segundo Joyce, "a cobra coral se defende quando se sente ameaçada. Animais que costumam ser coloridos são muito visíveis em seu ambiente e mostram que devemos ser cautelosos com eles".

O que acontece se for picado por uma cobra coral? 

cobra coral dando bote
Segundo a veterinária Joyce, "Inicialmente, a pessoa ou animal sente dormência no local da picada, seguida de visão turva, dificuldade para falar e até paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma. Isso pode levar a problemas cardíacos e respiratórios falha."

Segundo a veterinária Joyce, "Inicialmente, a pessoa ou animal sente dormência no local da picada, seguida de visão turva, dificuldade para falar e até paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma. Isso pode levar a problemas cardíacos e respiratórios falha."

A dieta da cobra coral geralmente é composta por:

Existem cobras corais que se alimentam de lesmas, insetos e anfíbios, mas os hábitos específicos dependem da espécie em questão.

A cobra coral é animal de hábitos subterrâneos?

Sim. Todas as espécies de cobras corais são mais associadas à terra, ficam mais enterradas e não se mostram muito. Tanto os falsos quanto os verdadeiros.
cobra coral subindo na calçada pela sarjeta
Existem aproximadamente 3.000 espécies de cobras em todo o mundo, e hoje aprendemos sobre uma das espécies mais conhecidas. Gostou do artigo? Sempre que tiver curiosidade sobre o mundo animal, já sabe onde procurar, aqui no Blog.

Cobra Coral: Conheça as Características e Curiosidades dessa Espécie

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem