Veneno-de-caçador Adenium boehmianum: O que é e como se proteger

 Se você está preocupado com o Veneno-de-caçador Adenium boehmianum, este guia completo irá ajudá-lo a entender seus perigos e como se proteger. Leia agora!

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum: O que é e como se proteger

Ficha Técnica

Nome científico: Adenium boehmianum
Sinonímia: Adenium obesum ssp. boehmianum
Nomes populares: Rosa-do-deserto, Lírio-impala
Família: 
Luminosidade: 

Adenium boehmianum: Conheça a planta e seus efeitos tóxicos

.
O Veneno-de-caçador, também conhecido como rosa do deserto e lírio impala, é uma espécie caducifólia única com flores rosadas e folhas muito largas. Possui longos períodos de dormência e floração menos exuberante que sua prima, Adenium obesum. Adenium boehmianum parece estar relacionado com A. swazicum, mas ocorre do outro lado da África Austral, em locais rochosos e secos no norte da Namíbia, sul de Angola e Botswana, em altitudes de 900-1.200 metros.
.
Veneno-de-caçador Adenium boehmianum é um arbusto ereto que cresce lentamente e pode atingir até 1,5 metros de altura. Embora possua caudex e raízes suculentas, elas não são tão proeminentes quanto em outras espécies de Adenium. Os ramos são cinzentos a esbranquiçados e apresentam manchas escuras das antigas bases foliares. As folhas surgem no topo dos ramos e duram apenas três meses por ano. Elas são as maiores em todo o gênero, medindo de 8 a 14 centímetros de comprimento e 5 a 8 cm de largura. As folhas têm textura coriácea, são brilhantes e mais pálidas na face inferior, dobrando-se ao longo da nervura central.
.
Veneno-de-caçador Adenium boehmianum é uma espécie de planta que floresce flores quase circulares com formas de trombeta no final do verão, outono e início do inverno. Suas pétalas variam do rosa uniforme ao vermelho sem esmaecer em direção ao centro, que é escuro, e possui apêndices de anteras curtos e pêlos externos, semelhantes a A. swazicum. No entanto, A. boehmianum não é muito popular no cultivo.
.
A seiva da planta A. boehmianum é extremamente amarga e é a única espécie usada pelos nômades Heikom da Namíbia para envenenar suas flechas de caça. O veneno é extraído no inverno, depois que as plantas florescem. O caudex é desenterrado e a seiva é extraída por pressão ou aquecendo os galhos e raízes mais grossos no fogo até que a seiva exsuda. É fervido para condensá-lo em um xarope espesso e marrom claro, resfriado e aplicado na ponta da flecha. Este potente veneno é capaz de matar grandes antílopes, que caem a menos de 100 metros de onde foram atingidos. Gazelas morrem em menos de uma hora. Às vezes, a seiva de várias espécies de Euphorbiaceae é adicionada para tornar o veneno ainda mais potente. O nome ouzuwo é a palavra herero para veneno.
.
Veneno-de-caçador Adenium boehmianum é uma planta que deve ser cultivada em solo bem drenado, neutro e arenoso, com adição de matéria orgânica e irrigação regular. Embora não tolere o encharcamento, é importante não deixá-la sem água por muito tempo. Para obter florações abundantes, é recomendado cultivá-la sob sol pleno. É importante usar luvas ao realizar podas, pois a seiva da planta é altamente tóxica. A planta pode ser multiplicada por sementes e estacas.
.

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas. Tome cuidado ao manuseá-la e mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Adenium boehmianum: Conheça a planta e seus efeitos tóxicos

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum: Sintomas e tratamento

1.O que é Veneno-de-caçador Adenium boehmianum?

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum, também conhecido como veneno do caçador, é uma espécie de planta suculenta nativa da África. É uma pequena árvore que pode crescer até 3 metros de altura e tem um tronco grosso e inchado que armazena água.


2. Toxicidade

A planta é altamente tóxica e contém um potente glicosídeo cardíaco chamado ouabaína. Essa toxina afeta o coração e pode causar arritmia, insuficiência cardíaca e até a morte. A seiva da planta também pode causar irritação na pele e reações alérgicas.

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum: Sintomas e tratamento

3. Usos tradicionais

Apesar de sua toxicidade, o Veneno-de-caçador Adenium boehmianum tem sido utilizado tradicionalmente na África para fins medicinais. A planta tem sido usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo picadas de cobra, malária e problemas cardíacos. No entanto, o uso desta planta para fins medicinais não é recomendado devido à sua alta toxicidade.


4. Cultivo

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum é uma planta ornamental popular em várias partes do mundo devido às suas flores atraentes e aparência única. É comumente cultivada como uma árvore de bonsai e requer solo bem drenado e muita luz solar. No entanto, devido à sua toxicidade, é importante manusear a planta com cuidado e mantê-la fora do alcance de crianças e animais domésticos.


5. Estado de conservação

Veneno-de-caçador Adenium boehmianum é listado como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A planta está ameaçada pela perda de habitat e pela colheita excessiva para fins medicinais e ornamentais. Esforços de conservação são necessários para proteger esta espécie e garantir sua sobrevivência na natureza.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem