Veludo-roxo Gynura aurantiaca: um guia para cultivar e cuidar desta planta única

 Procurando uma adição única à sua coleção de plantas? Aprenda tudo o que você precisa saber sobre como cultivar e cuidar da planta Veludo-roxo Gynura aurantiaca.

Veludo-roxo Gynura aurantiaca: um guia para cultivar e cuidar desta planta única

Ficha Técnica

Nome científico: Gynura aurantiaca
Sinonímia: Cacalia aurantiaca, Gynura sarmentosa, Gynura procumbens
Nomes populares: Ginura, Planta-veludo, Paixão-roxa
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Gynura aurantiaca: The Purple Passion Plant

.
Veludo-roxo, também conhecido como Gynura aurantiaca, é uma trepadeira perene, ramificada, com folhagem exuberante e flores amarelas, usada mundialmente para decoração de interiores bem iluminados. Quando maduro, apresenta um caule lenhoso na base. O que mais se destaca nesta planta são as suas folhas delicadas. São verde escuro a roxo, com uma densa pilosidade roxa, dando-lhe um aspecto aveludado. Eles também são elípticos a ovais, às vezes lobulados, brilhantes, com margens serrilhadas, suculentos e pontiagudos. Geralmente floresce após o primeiro ano, no verão, produzindo pequenas inflorescências amarelo-douradas, malcheirosas. Após a floração, surgem os frutos, que são aquênios com cerdas brancas, semelhantes a dentes-de-leão (Taraxacum officinale).
.
O Veludo-roxo Gynura aurantiaca é uma plantinha perfeita para vasos, cestos suspensos e principalmente cestos suspensos. Se deixar crescer livremente, perderá o brilho roxo de suas folhas. Portanto, é interessante podá-la para manter seu tamanho sob controle. Para obter um efeito mais completo de forma mais rápida e consistente, plante de três a cinco mudas por vaso. Você também pode oferecer treliças delicadas para que seu caule retorcido suba. No jardim, seu uso deve destacar sua bela cor e textura, criando contrastes interessantes ou simplesmente somando-se a outras espécies peludas ou roxas.
.
A planta Veludo-roxo Gynura aurantiaca deve ser cultivada em um local com meia sombra e solo fértil, levemente ácido e enriquecido com matéria orgânica. É importante irrigar frequentemente, mas evite molhar as folhas para evitar pontos marrons. Proteja a planta do sol forte do meio dia e, se as folhas se tornarem mais verdes do que liláses, coloque-a em um local mais iluminado. No inverno, reduza as regas para evitar o apodrecimento do sistema radicular.
.
Para estimular um crescimento mais denso e atraente, belisque novas mudas e plantas em desenvolvimento da Veludo-roxo Gynura aurantiaca. Se você não gosta das flores ou de seu perfume, remova os botões beliscando-os. Esse procedimento também ajuda a retardar o envelhecimento da planta. Após a floração, a planta tende a diminuir, então aproveite as podas para propagar a planta e tenha sempre mudas novas para substituir as plantas velhas. Pode ser propagado por estacas e brotos.
Gynura aurantiaca: The Purple Passion Plant

How to Care for Velvet Plant (Gynura aurantiaca)

.

1.Introdução

Veludo-roxo Gynura aurantiaca, também conhecida como maracujá roxo ou planta de veludo, é uma planta de casa deslumbrante nativa do sudeste da Ásia. É um membro da família Asteraceae e é conhecida por suas impressionantes folhas roxas e textura difusa.

2. Aparência

As folhas da Veludo-roxo Gynura aurantiaca são de cor púrpura intensa e textura aveludada. A planta pode crescer até 2 pés de altura e tem um hábito espesso e espalhado. A planta produz pequenas flores amarelas que florescem no outono.

3. Cuidado

Veludo-roxo Gynura aurantiaca é uma planta relativamente fácil de cuidar. Prefere luz indireta e brilhante e solo bem drenado. A planta deve ser regada quando a parte superior do solo estiver seca e deve ser fertilizada a cada duas semanas durante a estação de crescimento.

4. Propagação

Veludo-roxo Gynura aurantiaca pode ser propagado através de estacas de caule. Simplesmente pegue um corte da planta e coloque-o na água ou no solo. A estaca deve enraizar dentro de algumas semanas e pode ser transplantada para um vaso maior assim que tiver estabelecido raízes.
How to Care for Velvet Plant (Gynura aurantiaca)

5. Benefícios

Além de sua aparência deslumbrante, acredita-se que Veludo-roxo Gynura aurantiaca também tenha propriedades medicinais. Tem sido usado na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças, incluindo tosse, febre e dores de cabeça.

6. Toxicidade

Embora o Veludo-roxo Gynura aurantiaca não seja tóxico para humanos, pode ser tóxico para animais de estimação. A planta contém compostos que podem causar vômitos e diarreia em cães e gatos se ingeridos.

7. Conclusão

No geral, Veludo-roxo Gynura aurantiaca é uma planta de casa bonita e fácil de cuidar que pode adicionar um toque de cor a qualquer cômodo. Com os devidos cuidados, pode prosperar por anos e fornecer benefícios estéticos e medicinais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem