Tataré Chloroleucon tortum: Um Guia para as Espécies Arbóreas

 Este guia abrangente apresenta tudo o que você precisa saber sobre a Tataré Chloroleucon tortum, desde sua aparência até sua importância ecológica. Aprenda mais sobre essa espécie arbórea única.

Tataré Chloroleucon tortum: Um Guia para as Espécies Arbóreas

Ficha Técnica

Nome científico: Chloroleucon tortum
Sinonímia: Pithecellobium tortum, Cathormion tortum, Feuilleea tortum, Pithecolobium tortum
Nomes populares: Jacaré, Piteco, Jurema, Angico-branco, Yacari, Vinhático-de-espinho
Família: 
Clima: 
Luminosidade: 

The Ecology and Distribution of Tataré Chloroleucon tortum

.
Tataré Chloroleucon tortum é uma árvore ornamental de ciclo de vida perene e caducifólia, com um tronco distintivo e tortuoso, com tons marmorizados. É nativa da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e é encontrada na região costeira, entre a floresta e a restinga. Infelizmente, atualmente é considerada em "perigo crítico de extinção" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
.
As folhas do tataré são verdes, ovaladas, coriáceas, bipinadas, com 3 a 4 pares de pinas e até 8 pares de folíolos oblongos. As inflorescências surgem na primavera-verão e são do tipo glomérulo, agrupando delicadas flores brancas a amarelas. Assumem uma forma globular, lembrando um pompom, com muitos estames e um forte aroma. Atraem muitas abelhas que se alimentam de abundante néctar e pólen. A fruta amadurece entre o final do inverno e o início da primavera e é conhecida como "orelha do macaco". É uma leguminosa achatada e retorcida, de forma helicoidal ou espiralada, de cor marrom-avermelhada quando madura. Contém numerosas sementes ovais, achatadas, amarelo pálido com baixa capacidade de germinação.
.
A árvore Tataré Chloroleucon tortum tornou-se popular como árvore ornamental graças aos projetos de Roberto Burle Marx, que a utilizou no aterro sanitário do Flamengo. É uma árvore ideal para uso em paisagismo de ruas, parques e cidades em geral. Também pode ser utilizado para a reconstrução de áreas degradadas, pois não é exigente em termos de solo. O tronco retorcido e marmorizado possui grande apelo escultórico, trazendo diferenciação para projetos residenciais ou institucionais. A utilização do Tataré em jardins e paisagismo urbano traz benefícios estéticos e ecológicos, por ser uma espécie ameaçada de extinção e atração de polinizadores. É o tipo de árvore sob a qual vai adorar sentar-se a ler um bom livro, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar o seu jardim. Também pode ser cultivada em vasos para decorar varandas, pátios e terraços. Outro uso interessante é para treiná-lo como um bonsai, pois o tronco retorcido, as folhas pequenas e a copa horizontal são características muito desejadas nesta arte.
.
Tataré Chloroleucon tortum é uma espécie arbórea conhecida por sua madeira forte e bonita, muito utilizada em marcenaria e artesanato. Ela prospera em pleno sol e prefere solos arenosos e bem drenados, ricos em matéria orgânica. Embora sua aparência se assemelhe às árvores robustas encontradas no bioma cerrado, Tataré prefere áreas com maior pluviosidade. Quando envasada, deve ser regada regularmente para garantir que o substrato não seque completamente entre as regas, mas nunca permita que fique encharcado. Uma vez estabelecida no jardim, pode tolerar curtos períodos de seca e regas suplementares podem ser necessárias. A fertilização deve ocorrer durante a estação de crescimento, assim que novas folhas começam a surgir. Use fertilizantes NPK formulados especificamente para árvores, seguindo as recomendações do fabricante, e adicione matéria orgânica ao solo. Antes de aplicar o fertilizante, recomenda-se regar bem o solo para facilitar a absorção e evitar queimaduras nas raízes. Tataré pode ser propagada por sementes, que devem ser semeadas logo após a colheita durante a primavera e o verão. Use um substrato leve e arenoso e mantenha-o úmido em uma área sombreada. A germinação ocorre em 30 dias e é baixa (20%).
.

Atenção

Essa espécie apresenta espinhos, tenha cuidado ao manuseá-la.
The Ecology and Distribution of Tataré Chloroleucon tortum

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Tataré Chloroleucon tortum: Characteristics and Uses

.

1.Introdução

Tataré Chloroleucon tortum é uma espécie de árvore que pertence à família das leguminosas. É nativa das regiões tropicais da América Central e do Sul, incluindo Brasil, Colômbia e Panamá. A árvore é conhecida por sua aparência única e importância ecológica.

2. Aparência

Tataré Chloroleucon tortum é uma árvore de porte médio que pode chegar a 20 metros de altura. Tem uma coroa larga e espalhada e um tronco grosso e retorcido. A casca é marrom-escura e profundamente sulcada, enquanto as folhas são pequenas e compostas, com numerosos folíolos que lhes conferem um aspecto emplumado. A árvore produz pequenas flores brancas que são seguidas por vagens planas e marrons.

3. Importância Ecológica

Tataré Chloroleucon tortum é uma espécie importante em sua área nativa, fornecendo alimento e habitat para uma variedade de animais. As folhas da árvore são uma fonte de alimento para as lagartas, que por sua vez são comidas por pássaros e outros predadores. As flores atraem abelhas e outros polinizadores, enquanto as vagens de sementes são consumidas por macacos, esquilos e outros mamíferos. As raízes profundas da árvore ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão, enquanto sua folhagem densa fornece sombra e ajuda a regular a temperatura e a umidade.

4. Usos Medicinais

Tataré Chloroleucon tortum tem uma longa história de uso na medicina tradicional. A casca e as folhas são usadas para tratar uma variedade de doenças, incluindo febre, diarreia e infecções respiratórias. A seiva da árvore também é usada como tratamento tópico para problemas de pele, como eczema e psoríase.
Tataré Chloroleucon tortum: Characteristics and Uses

5. Ameaças e Conservação

Tataré Chloroleucon tortum é considerada uma espécie vulnerável devido à perda e fragmentação do habitat. A árvore é freqüentemente derrubada para agricultura e extração de madeira, e sua área natural foi bastante reduzida. Esforços estão em andamento para conservar as espécies, incluindo o estabelecimento de áreas protegidas e a promoção de práticas florestais sustentáveis.

6. Cultivo

Tataré Chloroleucon tortum é uma árvore ornamental popular em regiões tropicais, valorizada por sua aparência única e benefícios ecológicos. A árvore é relativamente fácil de crescer a partir de sementes e pode ser propagada por estacas ou enxertos. Prefere solos bem drenados e pleno sol, tolerando seca e geadas moderadas.

7. Conclusão

Tataré Chloroleucon tortum é uma espécie fascinante e importante que merece maior atenção e esforços de conservação. Sua aparência única, benefícios ecológicos e usos medicinais o tornam um recurso valioso para humanos e animais selvagens. Ao promover práticas florestais sustentáveis ​​e proteger seu habitat natural, podemos garantir que essa árvore notável continue a prosperar nas próximas gerações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem