Solandra maxima: uma linda e perfumada videira florida

 Se você está procurando por uma planta que seja bonita e perfumada, a Solandra-amarela é uma excelente opção. Descubra mais sobre essa videira florida neste guia.

Solandra maxima: uma linda e perfumada videira florida

Ficha Técnica

Nome científico: Solandra maxima
Sinonímia: Solandra hartwegii, Solandra selerae, Solandra nitida, Datura maxima
Nomes populares: Cálice-amarelo
Família: 
Luminosidade: 

Solandra maxima: Care and Growing Tips for the Cup of Gold Vine

.
Solandra-amarela, também conhecida como Solandra maxima, é uma videira florida nativa da América Central e do Sul, bem como do México. Esta planta ornamental é conhecida por suas grandes flores em forma de cálice em um belo tom de amarelo ocre. Produz galhos flexíveis longos e grossos que podem crescer até 60 metros de comprimento, com raízes adventícias e galhos crescendo a partir dos nós. As folhas são elípticas, brilhantes e de cor verde escuro.
.
A Solandra-amarela, também conhecida como Solandra maxima, floresce esporadicamente ao longo do ano, com mais intensidade no outono e inverno ou na estação seca. Inicialmente produz grandes botões inflados que se assemelham a balões de ar. Uma vez abertas, as flores revelam uma corola fundida em sua base, formando um cálice bem aberto com raios cor de vinho e longos estames. As cinco pétalas se separam e se curvam para fora nas bordas. Eles são amarelo-creme quando se abrem e gradualmente adquirem uma forte tonalidade ocre à medida que amadurecem. As flores costumam ser mais perfumadas à noite, com aroma que lembra banana madura e coco, atraindo morcegos, seus polinizadores. Raramente dá frutos no cultivo, produzindo frutas redondas, carnudas e não comestíveis.
.
A Solandra-amarela, também conhecida como Solandra maxima, é uma bela planta florífera com folhagem densa e decorativa. Requer muito espaço e pode ser usado para coroar paredes, cercas, varandas, treliças e outras estruturas resistentes, pois é uma trepadeira lenhosa e frondosa que pode crescer até um tamanho grande. Também é ótimo para uso em pérgulas e mandris para fornecer sombra fresca. Embora seja uma trepadeira, também pode ser mantida como arbusto com podas regulares e treinamento para controlar seu crescimento. Na poda, é importante usar luvas, pois a seiva que sai dos galhos cortados pode causar irritação na pele e nas mucosas. Pode ser plantada em vasos grandes e floreiras para enfeitar varandas, terraços e pátios ensolarados.
.
A Solandra-amarela, também conhecida como Solandra maxima, cresce a pleno sol e em solos férteis e bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica. A rega regular é necessária, mas muita sombra pode reduzir a floração. Proteja a planta dos ventos fortes que podem causar queimaduras nas folhas. Regue generosamente na primavera e no verão, mas reduza a rega no outono e no inverno. Uma vez estabelecida, pode tolerar curtos períodos de seca. O excesso de água no inverno pode reduzir a floração. É resistente ao frio e geadas leves, mas temperaturas abaixo de -3°C podem causar queda de folhas e flores. Adubar mensalmente com fertilizantes apropriados para crescimento vegetativo na primavera e verão (NPK 10.10.10) e para floração no outono e inverno (NPK 04.14.08). Também é resistente ao sal nas regiões costeiras. A propagação é fácil através de estacas semi-lenhosas e camadas de ar, de preferência na primavera.
.

Atenção

Todas as partes da planta são consideradas tóxicas e podem conter substâncias alucinógenas.
Solandra maxima: Care and Growing Tips for the Cup of Gold Vine

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Cup of Gold Vine (Solandra maxima) - Gardenia.net

1.Introdução

Solandra-amarela, também conhecida como Solandra maxima, é uma bela e única planta com flor que pertence à família Solanaceae. É nativa da América Central e do Sul e é comumente encontrada em regiões tropicais. A planta é conhecida por suas grandes flores em forma de trombeta que florescem em cachos e suas folhas verdes escuras e brilhantes.


2. Aparência

Solandra-amarela é uma trepadeira lenhosa que pode crescer até 30 pés de comprimento. Suas folhas são grandes, ovais e de cor verde escuro brilhante. As flores da planta são sua característica mais marcante, com grandes flores em forma de trombeta que podem atingir até 8 polegadas de comprimento. As flores são de uma cor amarela brilhante e florescem em cachos, criando uma exibição impressionante.


3. Condições de crescimento

Solandra-amarela é uma planta tropical que se desenvolve em condições quentes e úmidas. Prefere solo bem drenado e requer rega regular para manter o solo úmido. A planta pode ser cultivada em pleno sol ou sombra parcial, mas florescerá mais profusamente em pleno sol. Também é importante fornecer suporte à planta, pois é uma trepadeira que vai subir e se prender às estruturas próximas.


4. Cuidados e Manutenção

Solandra-amarela é uma planta de manutenção relativamente baixa, mas requer alguns cuidados para prosperar. A rega regular é essencial, e a planta deve ser fertilizada a cada poucos meses com um fertilizante balanceado. A poda também é importante para manter a planta sob controle e estimular um novo crescimento e floração.

Cup of Gold Vine (Solandra maxima) - Gardenia.net

5. Usos

Solandra-amarela é cultivada principalmente por seu valor ornamental, pois suas flores grandes e vistosas proporcionam uma exibição deslumbrante. A planta é frequentemente usada em paisagismo e pode ser treinada para escalar paredes, treliças e outras estruturas. Em algumas culturas, a planta também é usada para fins medicinais, pois acredita-se que tenha propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.


6. Riscos potenciais

Embora Solandra-amarela seja geralmente considerada segura, é importante observar que todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas. A planta contém alcalóides que podem causar vômitos, diarreia e outros sintomas se consumidos. É importante manter a planta fora do alcance de crianças e animais de estimação e manuseá-la com cuidado.


7. Conclusão

Solandra-amarela é uma planta bonita e única que pode dar um toque tropical a qualquer jardim ou paisagem. Com os devidos cuidados e manutenção, ela pode prosperar e produzir flores impressionantes que certamente impressionarão. No entanto, é importante manusear a planta com cuidado e estar ciente de seus riscos potenciais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem