Solandra Grandiflora: uma bela e perfumada videira florida

 Procurando uma adição bonita e perfumada ao seu jardim? Não procure mais do que Solandra Grandiflora, uma videira florida deslumbrante que vai tirar o fôlego.

Solandra Grandiflora: uma bela e perfumada videira florida

Ficha Técnica

Nome científico: Solandra grandiflora
Sinonímia: Swartsia grandiflora
Nomes populares: Cálice
Família: 
Luminosidade: 

Solandra Grandiflora: Care and Growing Tips for the Cup of Gold Vine

.
Solandra grandiflora, também conhecida como solandra, é uma planta trepadeira ou arbusto escandente, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é nativa das Américas, principalmente de regiões tropicais a tropicais de altitude do México, Caribe e América do Sul. A solandra tem ramos longos, semelhantes a cipós, com ramificações e raízes adventícias que ajudam a planta a se fixar e absorver nutrientes. Suas folhas são ovais, verde-brilhantes, com cerca de 10cm de comprimento. Na primavera, a solandra floresce com grandes flores solitárias em forma de sino, de cor amarelo creme a amarelo dourado, com raios amarronzados e longos estames. As flores exalam um perfume de coco no final do dia e à noite, atraindo seus polinizadores, os morcegos. Os frutos que se formam são bagas brancas a amarelas, contendo numerosas sementes pequenas. Embora ainda rara em cultivo, a solandra é uma planta exótica e bela.
.
Solandra grandiflora, também conhecida como videira-cálice, é uma planta tropical que requer amplo espaço e estruturas robustas para crescer em todo o seu potencial. Inicialmente, seus galhos são verticais e podem ser podados para criar uma aparência mais volumosa e espessa. À medida que cresce, torna-se uma trepadeira, contando com estruturas de suporte como árvores mortas, cercas, treliças, pérgulas, arcos ou mandris, que podem exigir amarrações adicionais. Devido ao seu tamanho e peso, não é recomendado para suportes delicados. A poda drástica periódica pode ajudar a controlar seu crescimento, mas deve-se usar luvas para evitar o contato com a seiva da planta, que pode causar irritação na pele e nas mucosas. Esta espécie adiciona um toque tropical e selvagem ao paisagismo, mas pode ser difícil encontrá-la em viveiros. Também pode ser cultivada em vasos.
.
A Solandra grandiflora, também conhecida como videira cálice, é uma planta com uma história misteriosa. Xamãs e curandeiros indígenas da América Central e do Sul o usaram em rituais mágicos, mas pouco se sabe sobre seus usos específicos devido à sua associação com magia negra e outros propósitos secretos. Acredita-se que os alcaloides tropânicos da planta possam ter propriedades alucinógenas e tóxicas, o que poderia explicar seu uso em práticas espirituais. Os maias e astecas a consideravam uma planta sagrada, acrescentando à sua mística.
.
Solandra grandiflora, também conhecida como videira cálice, prefere sol pleno e solo fértil e bem drenado, enriquecido com húmus. A irrigação regular é necessária durante os primeiros anos de crescimento e a planta pode tolerar curtos períodos de seca. No entanto, não suporta geadas. A fertilização mensal é recomendada durante os estágios vegetativo e de floração. A propagação pode ser feita através de estacas de caule, camadas de ar ou sementes.
.

Planta medicinal

Indicações: Falta de libido, afecções do olhos
Propriedades medicinais: Afrodisíaco, anticolinérgico, estimulante
Partes utilizadas: Flores

Atenção

Todas as partes da planta são consideradas tóxicas e podem conter substâncias alucinógenas. Além de alucinações, midríase, náuseas e taquicardia, o seu consumo pode levar à morte. Seu uso medicinal deve ser imprescindivelmente acompanhado de um médico especializado. Utilize luvas ao manusear a planta. Mantenha-a fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Cup of Gold Vine (Solandra grandiflora)

.

1.Introdução a Solandra Solandra grandiflora

Solandra Solandra grandiflora, também conhecida como Chalice Vine ou Cup of Gold, é uma videira tropical nativa do México e da América Central. É um membro da família das beladonas e é conhecido por suas flores grandes e vistosas que florescem no verão e no outono.

2. Aparência

A videira Solandra Solandra grandiflora pode crescer até 30 pés de comprimento e tem folhas verde-escuras brilhantes com até 10 polegadas de comprimento. As flores são em forma de trombeta e podem ter até 6 polegadas de largura, com uma cor amarela brilhante e uma fragrância doce.

3. Condições de crescimento

Solandra Solandra grandiflora prospera em climas quentes e úmidos e prefere sol pleno a sombra parcial. Pode ser cultivada em uma variedade de solos, mas prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Também é importante fornecer suporte para a trepadeira subir, como uma treliça ou cerca.

4. Cuidados e Manutenção

Solandra Solandra grandiflora requer rega regular, especialmente durante os períodos de seca. Também é importante fertilizar a planta regularmente com um fertilizante balanceado para promover um crescimento e floração saudáveis. A poda também é necessária para controlar o tamanho e a forma da videira.
Cup of Gold Vine (Solandra grandiflora)

5. Usos

Solandra Solandra grandiflora é frequentemente cultivada como planta ornamental por suas belas flores e folhagem. Pode ser treinado para escalar paredes, treliças e cercas, e também pode ser cultivado em recipientes. As flores também são usadas na medicina tradicional por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

6. Riscos potenciais

Solandra Solandra grandiflora contém alcaloides tóxicos que podem ser prejudiciais se ingeridos. É importante manter a planta longe de crianças e animais de estimação e usar luvas ao manuseá-la.

7. Conclusão

Solandra Solandra grandiflora é uma bela e única videira tropical que pode adicionar um toque de beleza exótica a qualquer jardim ou paisagem. Com os devidos cuidados e manutenção, pode prosperar e produzir flores deslumbrantes nos próximos anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem