Ruellia coerulea: Campainha ou petúnia mexicana

 A Ruellia coerulea é uma planta encantadora que pode ser facilmente cultivada em jardins e vasos. Conheça suas particularidades e benefícios.

Ruellia coerulea: Campainha ou petúnia mexicana

Ficha Técnica

Nome científico: Ruellia coerulea
Família: 
Luminosidade: 

Growing Ruellia Coerulea: Tips For Mexican Petunia Care

.
Ruellia coerulea, também conhecida como ruellia azul, é uma planta herbácea versátil e resistente com folhagem e flores decorativas. Possui caule ramificado e folhas lanceoladas, alongadas, opostas, de coloração verde-escura, que adquirem um belo tom metálico quando expostas ao sol direto. A sua altura natural ronda os 60 a 90 cm, mas as variedades anãs não ultrapassam os 25 cm. A floração ocorre na primavera e no verão, com inflorescências terminais que apresentam flores em forma de trompete nas cores branca, rosa ou vários tons de azul, que são muito atrativas para os beija-flores.
.
Ruellia coerulea, também conhecida como ruellia azul, é uma planta com cores e texturas interessantes, perfeita para paisagismo. Sua delicada folhagem verde escura oferece o cenário perfeito para suas flores azuis. Em jardins, pode ser utilizada em maciços e bordaduras, plantada em canteiros ricos em matéria orgânica e mantidos úmidos. É uma das poucas plantas com flores adequadas para a borda de lagoas e tanques. Variedades anãs são ótimas para vasos e floreiras, agregando beleza a varandas, pátios, varandas e interiores bem iluminados.
.
A planta Ruélia-azul, também conhecida como Ruellia coerulea, pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra, em diferentes tipos de solo enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Ela é bastante resistente a encharcamentos e pode suportar curtos períodos de estiagem quando bem estabelecida. Para estimular o adensamento da planta, é recomendado beliscar os ponteiros durante o crescimento. Após a primeira floração, a poda pode ser realizada para estimular um novo florescimento. Fertilizações orgânicas leves durante o período de crescimento e floração são suficientes para esta espécie. A Ruélia-azul prefere o calor e a umidade tropicais e pode ser facilmente multiplicada por sementes, divisão da planta ou estaquia. No entanto, é importante ter cuidado, pois devido à sua facilidade de propagação, pode se tornar invasiva em algumas situações.
Growing Ruellia Coerulea: Tips For Mexican Petunia Care

Ruellia coerulea - Bluebell, Mexican Petunia

.

1.Introdução

Ruellia coerulea, vulgarmente conhecida como Ruélia-azul ou Bluebell, é uma bela planta com flor que pertence à família Acanthaceae. É nativa do Brasil e de outras partes da América do Sul, mas foi introduzida em outras regiões do mundo devido ao seu valor ornamental.

2. Aparência

A ruélia-azul é uma planta perene que pode atingir os 60 cm de altura. Tem folhas em forma de lança que são de cor verde escuro e podem crescer até 10 cm de comprimento. As flores são em forma de trombeta e têm uma cor azul vibrante com um centro branco. Eles florescem em cachos e podem durar várias semanas.

3. Condições de crescimento

A Ruélia-azul é uma planta rústica que pode crescer em várias condições. Prefere sol pleno a sombra parcial e solo bem drenado. Ele pode tolerar a seca e o calor, mas não se dá bem em temperaturas frias. É uma ótima planta para bordaduras, jardins de pedra e recipientes.

4. Propagação

A ruélia-azul pode ser propagada por sementes ou estacas. As sementes devem ser semeadas na primavera ou no verão em uma mistura de solo bem drenado. As estacas devem ser colhidas na primavera ou no verão e devem ser enraizadas em uma mistura de solo úmido.
Ruellia coerulea - Bluebell, Mexican Petunia

5. Usos

A ruélia-azul é cultivada principalmente pelo seu valor ornamental. É uma ótima planta para adicionar cor aos jardins e paisagens. Também é usado na medicina tradicional por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

6. Manutenção

A Ruélia-azul é uma planta de baixa manutenção que requer poucos cuidados. Deve ser regada regularmente, mas não em excesso. Deve ser fertilizado uma vez por mês durante a estação de crescimento. Deadheading as flores irá incentivar mais flores.

7. Conclusão

A Ruélia-azul é uma planta bonita e versátil, de fácil cultivo e manutenção. Suas flores azuis vibrantes o tornam um ótimo complemento para qualquer jardim ou paisagem. Quer seja um jardineiro experiente ou um principiante, a Ruélia-azul é uma planta que vai impressionar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem