Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha: uma planta rara e bela

 Procurando uma adição única à sua coleção de plantas? A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é uma planta rara e bela que com certeza vai impressionar. Saiba mais sobre isso aqui.

Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha: uma planta rara e bela

Ficha Técnica

Nome científico: Sinningia leucotricha
Sinonímia: Rechsteineria leucotricha
Nomes populares: Siníngia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

How to Care for Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha

.
A Rainha-do-abismo, também conhecida como Sinningia leucotricha, é uma planta herbácea, tuberosa, com folhagens e flores ornamentais, originária do Paraná, no sul do Brasil. Possui raiz tuberosa principal com córtex marrom e áspero que cresce lentamente ano após ano, atingindo incríveis 30 cm de diâmetro em plantas mais velhas. As raízes secundárias, mais finas e delicadas, desempenham um papel importante na fixação da planta e na absorção de água e nutrientes do solo. Esta espécie é nativa de encostas íngremes com poucos recursos e frequentemente sujeitas a intempéries. Do ápice da raiz principal geralmente emerge apenas um ramo ereto com dois pares de folhas desenvolvidas e opostas, junto com outras menores. Espécimes maiores tendem a emitir vários ramos, formando um belo conjunto que lembra o caudex de algumas suculentas. Tanto os galhos quanto as folhas são cobertos por uma pilosidade densa, longa e macia que confere à planta uma aparência única, prateada e lanosa. Logo após o desenvolvimento dos ramos e folhas, aparecem atraentes flores tubulares que variam do salmão ao avermelhado, que são particularmente atraentes para os beija-flores.
.
A Rainha-do-abismo, também conhecida como Sinningia leucotricha, pode ser caducifólia ou perenifólia, dependendo do clima em que é cultivada. Em climas temperados a subtropicais, ela perde seus galhos e folhas durante o inverno e volta a crescer na primavera, florescendo logo após . Em climas mais quentes, tende a manter suas folhas por até dois anos antes de rebrotar, sem entrar em dormência. Alguns jardineiros conseguem atingir duas florações consecutivas cortando as hastes assim que termina a primeira floração, para estimular o crescimento de novos ramos e a subsequente floração.
.
A planta Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e bem drenado, e regada em intervalos esparsos. Esta planta não tolera o alagamento e sucumbe rapidamente a doenças fúngicas e bacterianas nessas condições. É melhor cultivá-lo em substratos específicos para suculentas devido às suas características únicas. Embora possa ser plantada diretamente no jardim, é mais comum cultivá-la em vasos para observar de perto suas curiosas características. Propaga-se facilmente por sementes, que são minúsculas e devem ser germinadas em substrato arenoso mantido úmido assim que colhidas. A propagação vegetativa dessa espécie ainda é muito difícil, pois não produz novos brotos a partir das raízes e as estacas costumam ser difíceis de enraizar.
How to Care for Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha

The Fascinating History of Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha

.

1.Introdução

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha, também conhecida como Rainha da Abissínia, é uma planta rara e bela nativa do Brasil. É um membro da família Gesneriaceae, que inclui outras plantas domésticas populares, como a violeta africana e a gloxínia.

2. Aparência

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é uma planta pequena e compacta que cresce até 6 polegadas de altura. Possui folhas felpudas, verde-prateadas, cobertas por finos pelos brancos, que lhe conferem um aspecto único e marcante. A planta também produz delicadas flores tubulares de cor rosa ou roxa.

3. Condições de crescimento

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é uma planta relativamente fácil de cuidar, mas possui condições específicas de crescimento que precisam ser atendidas. Prefere luz indireta e brilhante e solo bem drenado que é mantido úmido, mas não encharcado. Ele também precisa de alta umidade, por isso é melhor mantê-lo em um ambiente úmido ou borrifá-lo regularmente.

4. Propagação

A propagação da Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha pode ser feita por meio de estacas de caule ou de folhas. As estacas do caule devem ser colhidas na primavera ou no verão e enraizadas em uma mistura de solo bem drenado. As estacas de folhas podem ser colhidas em qualquer época do ano e devem ser colocadas em uma mistura de solo úmido até que criem raízes.
The Fascinating History of Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha

5. Usos

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é cultivada principalmente como planta de casa por sua aparência única e atraente. Pode ser usado como ponto focal em uma sala ou como parte de uma coleção maior de plantas. Às vezes também é usado na medicina tradicional no Brasil por suas propriedades anti-inflamatórias.

6. Estado de Conservação

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é considerada uma espécie vulnerável na natureza devido à perda de habitat e à coleta excessiva para o comércio de horticultura. É importante comprar apenas plantas de fontes confiáveis ​​e evitar a compra de plantas que foram coletadas ilegalmente na natureza.

7. Conclusão

A Rainha-do-abismo Sinningia leucotricha é uma planta rara, bonita e relativamente fácil de cuidar. É um ótimo complemento para qualquer coleção de plantas e certamente será um início de conversa. No entanto, é importante estar atento ao seu estado de conservação e adquirir apenas plantas de fontes confiáveis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem