Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum: características e cuidados

 Se você é fã de plantas exóticas, o Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum é uma ótima opção. Confira nossas dicas de cuidados e cultivo.

Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum: características e cuidados

Ficha Técnica

Nome científico: Dasylirion acrotrichum
Sinonímia: Yucca acrotricha, Dasylirion acrotriche, Dasylirion gracile, Bonapartea gracile, Roulinia gracile, Yucca gracile, Dasylirium acotriche, Roulinia acrotricha, Barbacenia gracilis, Dasylirion graminifolium, Dasylirion robustum
Nomes populares: Dasilírio, Dasilirium
Família: 
Luminosidade: 

Dasylirion acrotrichum: conheça a planta rabo-de-dragão

.
O Rabo-de-dragão ou Dasylirion acrotrichum é um arbusto suculento, perene e dióico nativo das regiões desérticas do México. É muito utilizada no paisagismo devido à sua beleza e capacidade de adaptação a ambientes inóspitos e com pouca água. As folhas fibrosas e suculentas são lineares com margens espinhosas e pontas pontiagudas, crescendo em uma roseta radial ao redor do núcleo do caule. O caule de crescimento lento e acastanhado tem uma forma peculiar e decumbente que se assemelha a um grande verme à medida que cresce. A floração ocorre no verão e apenas em espécimes maduros, caracterizada por uma inflorescência ereta com numerosas flores branco-creme que emergem acima da folhagem.
.
No paisagismo, o Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum vem ganhando cada vez mais destaque. Sua aparência simétrica e numerosas folhas, variando de 100 a 300 por ramo, impressionam os espectadores e facilmente se tornam um ponto focal no jardim. É interessante em jardins contemporâneos, formando pequenos grupos, maciços, ou como planta isolada em gramados bem cuidados. Em jardins de inspiração desértica, torna-se também uma excelente opção para complementar outras xerófitas, como cactos, agaves e crassuláceas, em canteiros cobertos com seixos. É uma planta muito rústica e requer baixíssima manutenção. Também pode ser plantada em vasos e floreiras, decorando varandas, pátios e terraços ensolarados.
.
A planta Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum prospera a pleno sol e requer solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. Só deve ser regada regularmente durante a estação seca e nos primeiros meses após o plantio, pois é suscetível à podridão da raiz e do colo se for regada em excesso. Esta planta não é adequada para regiões com climas muito úmidos e chuvosos, pois é provável que morra. Nessas áreas, é melhor plantá-la em vasos e protegê-la temporariamente dos períodos de chuva em ambientes internos bem iluminados. Os canteiros elevados são ideais para o plantio, pois facilitam a drenagem. Como planta do deserto, o Rabo-de-dragão tolera temperaturas que variam de -6°C a 50°C. Pode ser propagada através de sementes.
.

Atenção

Esta planta possui espinhos. Manuseie cuidadosamente e com luvas.

Dasylirion acrotrichum: conheça a planta rabo-de-dragão
Rabo-de-dragão: como cuidar da planta e suas curiosidades

.

1.Introdução

Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum, também conhecida como a árvore de grama mexicana, é uma planta única e impressionante nativa do México. É um membro da família Asparagaceae e é uma planta ornamental popular devido à sua aparência marcante.

2. Aparência

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum possui uma roseta de folhas longas e estreitas que podem atingir 1,5 metros de comprimento. As folhas são de cor azul-esverdeada e têm bordas afiadas e serrilhadas. A planta também produz uma haste de flor alta e esguia que pode atingir até 4 metros de altura.

3. Condições de crescimento

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum é uma planta resistente que pode tolerar uma ampla gama de condições de cultivo. Prefere solos bem drenados e exposição total ao sol, mas também pode crescer em sombra parcial. É tolerante à seca e pode sobreviver em climas quentes e secos.

4. Manutenção

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum é uma planta de baixa manutenção que requer cuidados mínimos. Não precisa ser regada com frequência e pode sobreviver a longos períodos de seca. Também é resistente a pragas e doenças.

5. Usos

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum é utilizado principalmente como planta ornamental em jardins e paisagismo. Também é usado no xeriscape, uma técnica de paisagismo que usa plantas tolerantes à seca para economizar água. As folhas longas e estreitas da planta também são utilizadas na produção de tecidos e cestos.
Rabo-de-dragão: como cuidar da planta e suas curiosidades

6. Cultivo

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum pode ser propagado por sementes ou por divisão do torrão da planta. É uma planta de crescimento lento e pode levar vários anos para atingir a maturidade. É importante plantar a planta em solo bem drenado e evitar o excesso de água.

7. Conclusão

O Rabo-de-dragão Dasylirion acrotrichum é uma planta única e deslumbrante que se adapta bem a jardins e paisagens. É uma planta de baixa manutenção que pode tolerar uma ampla gama de condições de crescimento e é resistente a pragas e doenças. Suas folhas longas e estreitas também são utilizadas na produção de tecidos e cestos, tornando-se uma planta versátil e com muitos usos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem