Poejo (Mentha pulegium): Propriedades, Benefícios e Como Usar

 Se você está procurando uma planta medicinal com propriedades terapêuticas, o poejo (Mentha pulegium) pode ser uma ótima opção. Descubra como usá-lo e quais são seus benefícios.

Poejo (Mentha pulegium): Propriedades, Benefícios e Como Usar

Ficha Técnica

Nome científico: Mentha pulegium
Sinonímia: Mentha daghestanica, Pulegium dagestanicum, Pulegium vulgare
Nomes populares: Hortelãzinha, Erva-de-são-lourenço, Poejo-real, Menta-selvagem, Poejo-das-hortas, Hortelã-dos-Açores, Hortelã-pimenta-mansa, Poêjo, Poêjos
Família: 
Luminosidade: 

Poejo: Conheça os Benefícios e Propriedades Medicinais

.
O Poejo, também conhecido como Mentha pulegium, é uma planta herbácea, rizomatosa, aromática e medicinal, aparentada com a hortelã (Mentha spicata) e nativa das regiões mediterrânea e do Oriente Médio. Cresce em touceiras, com caules quadrados, eretos e ramificados que podem atingir até 40cm de altura. As folhas são pequenas, delicadas, lanceoladas, peludas, com bordas serrilhadas e de cor verde. Floresce no verão e no outono, apresentando inflorescências globulares e densas que lembram pequenos "pompons", com flores bilabiadas, rosa ou roxas e estames longos.
.
O Poejo, também conhecido como Mentha pulegium, é cultivado desde a antiguidade pelas suas qualidades aromáticas e medicinais. Era costume queimar a erva para repelir pulgas e outros insetos das casas, daí o nome pulegium, derivado da palavra latina para "pulgas". Além de seu uso como repelente, o poejo também é usado para purificar a água, perfumar o ambiente e aromatizar bebidas e alimentos como chás, licores, vinhos, saladas, ensopados, assados, pudins, entre outros. Suas folhas possuem alta concentração de óleos essenciais aromáticos com diversas propriedades. Gregos e romanos consumiam a erva na forma de chás e infusões para fins medicinais. Veja a tabela abaixo para mais informações sobre os usos medicinais do poejo.
.
Poejo Mentha pulegium é uma planta versátil que pode ser cultivada em uma variedade de ambientes, incluindo jardins domésticos, jardins gourmet e jardins de ervas medicinais. Sua forma arredondada de baixo crescimento e folhagem densa a tornam uma cobertura de solo atraente, e também pode ser usada para suavizar bordas artificiais e pedras ao redor de corpos d'água. Poejo Mentha pulegium prospera em ambientes úmidos, como margens de rios e lagos, mas também pode tolerar condições mais secas e curtos períodos de seca. Prefere climas mais frescos e pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A propagação pode ser feita através de estacas ou sementes.
.

Planta medicinal

Indicações: Azia, má digestão, gases, meteorismo, catarros, tosse, bronquite, asma, dores de cabeça, enjôos, infecções respiratórias, insônia, nervosismo, verminoses, parasitoses, amenorréia, reumatismo, constipação, catapora, urticária, coceira na pele, sarampo, caxumba, sumagre-venenoso, psoríase, sarna, herpes, halitose, obesidade
Propriedades medicinais: Carminativo, emenagogo, expectorante, broncodilatador, abortivo, espasmódico, anti-helmíntico, tônico, digestivo, relaxante, diaforético, colagogo, antiséptico, refrescante, antimicrobiano
Partes utilizadas: Folhas, flores, raízes, talos
.

Atenção

O poejo é uma planta tóxica. O uso sem orientação pode provocar a morte. Consulte um especialista se deseja fazer uso desta planta. Pessoas com doenças hepáticas ou renais são especialmente sensíveis. Gestantes não devem utilizar o poejo de forma alguma, por ser abortivo. O óleo essencial, mesmo em pequenas doses, é de alta toxicidade.
Poejo: Conheça os Benefícios e Propriedades Medicinais

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Poejo: Propriedades, Benefícios e Como Usar na Saúde

1.O que é Poejo Mentha pulegium?

Poejo Mentha pulegium, também conhecido como poejo, é uma planta herbácea que pertence à família das mentas. É nativa da Europa, Norte da África e Oriente Médio e tem sido usada há séculos por suas propriedades medicinais.


2. Propriedades medicinais

Poejo Mentha pulegium tem sido tradicionalmente usado por suas propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e analgésicas. Tem sido usado para tratar problemas digestivos, problemas respiratórios, cólicas menstruais e dores de cabeça. Acredita-se também que tenha propriedades repelentes de insetos.


3. Usos culinários

Poejo Mentha pulegium tem um sabor forte e mentolado e é comumente usado na culinária mediterrânea. É usado para dar sabor a sopas, ensopados e pratos de carne. Também é usado para fazer chá e é um ingrediente popular em misturas de ervas.


4. Condições de crescimento

Poejo Mentha pulegium é uma planta resistente que pode crescer em uma variedade de condições. Prefere solo bem drenado e pleno sol à sombra parcial. Pode ser cultivada a partir de sementes ou estacas e é fácil de propagar.

Poejo: Propriedades, Benefícios e Como Usar na Saúde

5. Precauções

Embora Poejo Mentha pulegium tenha muitas propriedades medicinais, deve ser usado com cautela. Ele contém um composto tóxico chamado pulegona, que pode causar danos ao fígado e aos rins se ingerido em grandes quantidades. Não deve ser usado por mulheres grávidas ou pessoas com problemas hepáticos ou renais.


6. Outros usos

Poejo Mentha pulegium é usado há séculos como repelente natural de insetos. Pode ser seco e colocado em sachês ou queimado como incenso para repelir mosquitos e outros insetos.


7. Conclusão

Poejo Mentha pulegium é uma planta versátil com muitos usos medicinais e culinários. Embora deva ser usado com cautela, pode ser uma adição valiosa a qualquer jardim de ervas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem