Cuidados com a poinsétia: como manter sua poinsétia viva e próspera

 A poinsétia é uma planta popular durante o Natal, mas requer cuidados especiais para sobreviver. Aprenda como cuidar da sua Euphorbia pulcherrima com este guia.

Cuidados com a poinsétia: como manter sua poinsétia viva e próspera

Ficha Técnica

Nome científico: Euphorbia pulcherrima
Nomes populares: Bico-de-papagaio, Flor-de-natal, Flor-de-páscoa, Flor-de-são-joão, Folha-de-sangue
Família: 
Luminosidade: 

How to Care for Poinsettias Year-Round

.
A Poinsétia, também conhecida como Euphorbia pulcherrima, passou por intenso melhoramento genético, resultando em muitas cultivares com textura de folhagem, tamanho e hábito de crescimento variados. As flores, que na verdade são folhas modificadas chamadas brácteas, podem apresentar tons de vermelho, rosa, amarelo, branco ou variegadas, e variam em forma e textura dependendo da cultivar. A planta floresce no outono, desencadeada por uma diminuição nas horas do dia. No cultivo comercial, essa redução de luz é induzida artificialmente para que possamos aproveitar a planta no Natal e outras épocas do ano.
.
A Poinsétia, também conhecida como Euphorbia pulcherrima, é uma planta versátil e comumente cultivada em vasos para decoração natalina, principalmente em sua variedade vermelha. Também pode ser usado como um arbusto autônomo em um jardim ou como parte de um grupo. A planta é tolerante à poda e parecerá mais densa se for regularmente aparada.
.
A Poinsétia, também conhecida como Euphorbia pulcherrima, vive a pleno sol e requer solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. A rega regular é necessária para um crescimento ideal. No entanto, não tolera geadas. A propagação pode ser conseguida através de estacas de caule.
.

Atenção

Planta tóxica, deve ser podada com luvas e mantida fora do alcance de crianças e animais domésticos.

How to Care for Poinsettias Year-Round
Poinsettia: A Beautiful Holiday Plant with a Toxic Reputation

.

1.História e Origem

A poinsétia, também conhecida como Euphorbia pulcherrima, é uma planta popular durante a temporada de férias. É nativo do México e da América Central e foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1820 por Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador dos EUA no México.

2. Aparência

A poinsétia é uma planta arbustiva que pode crescer até 3 metros de altura em seu habitat natural. As folhas são verdes e podem crescer até 8 polegadas de comprimento. As flores são pequenas e amarelas, rodeadas por brácteas vermelhas ou brancas brilhantes, que muitas vezes são confundidas com pétalas.

3. Simbolismo

A poinsétia tornou-se um símbolo da época natalícia, especialmente do Natal. Acredita-se que a cor vermelha das brácteas representa o sangue de Cristo, enquanto o branco representa sua pureza. No México, a poinsétia é conhecida como "La Flor de la Nochebuena" ou "A Flor da Noite Santa".

4. Cuidados e Manutenção

As poinsétias são relativamente fáceis de cuidar e podem ser mantidas como plantas domésticas após as festas de fim de ano. Eles preferem luz indireta e brilhante e solo bem drenado. Regue-os quando o solo estiver seco ao toque, mas tome cuidado para não regar demais, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. As poinsétias também são sensíveis a temperaturas frias, portanto, mantenha-as longe de correntes de ar e aquecedores.
Poinsettia: A Beautiful Holiday Plant with a Toxic Reputation

5. Toxicidade

Ao contrário da crença popular, as poinsétias não são altamente tóxicas para humanos ou animais de estimação. Embora possam causar irritação leve se ingeridos, eles não são mortais. No entanto, ainda é recomendável mantê-los fora do alcance de crianças e animais de estimação.

6. Variedades

Existem mais de 100 variedades de poinsétias, variando em cores do tradicional vermelho e branco ao rosa, amarelo e até mesmo multicoloridas. Algumas variedades populares incluem 'Jingle Bells', 'Ice Punch' e 'Winter Rose'.

7. Outros usos

Além de ser uma planta popular para festas, as poinsétias também têm sido usadas para fins medicinais na medicina tradicional mexicana. A seiva da planta tem sido usada para tratar febres, irritações de pele e dores de dente. A planta também tem sido usada para fazer corante vermelho para têxteis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem