Podocarpus Macrophyllus: um guia para o cultivo do pinheiro de Buda

 Se você está procurando informações sobre como cultivar o pinheiro-de-buda, este guia é para você! Aprenda tudo sobre o Podocarpus macrophyllus aqui.

Podocarpus Macrophyllus: um guia para o cultivo do pinheiro de Buda

Ficha Técnica

Nome científico: Podocarpus macrophyllus
Nomes populares: Pinheiro-budista, Podocarpo, Podocarpus
Família: Podocarpaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Buddha's Pine (Podocarpus macrophyllus) Care Guide

.
O pinheiro Buda, também conhecido como Podocarpus macrophyllus, é uma conífera colunar vertical que pode se tornar um arbusto ou uma árvore, atingindo alturas de até 20 metros, dependendo da variedade. Sua folhagem é sempre verde, compacta e brilhante, de cor verde escura, composta por folhas lineares. Como uma planta dióica, possui plantas masculinas e femininas separadas. As flores são discretas e amarelas, surgindo na primavera e não tendo valor ornamental. Os pequenos frutos, que variam de vermelho a roxo, só se formam em plantas femininas e são comestíveis, atraindo pássaros para a área.
.
O Pinheiro Buda, também conhecido como Podocarpus macrophyllus, é um arbusto versátil que se enquadra perfeitamente em jardins de estilo oriental, clássico, mediterrânico ou contemporâneo. Sua forma natural é bonita, mas pode ser podada para atingir o formato desejado. Pode ser plantada sozinha ou em fileiras, junto a muros ou como sebes. Suas raízes não agressivas e a ausência de espinhos a tornam uma ótima opção para calçadas. Quando envasada, prospera e é adequada para decorar pátios, sacadas e varandas. O pinheiro Buda é muito procurado para formação de Bonsai e para jardins projetados de acordo com os princípios do Feng Shui.
.
O Pinheiro-de-buda, também conhecido como Podocarpus macrophyllus, desenvolve-se a pleno sol ou meia-sombra e necessita de solo arenoso fértil, ligeiramente ácido, enriquecido com matéria orgânica. Deve ser irrigada periodicamente e pode tolerar curtos períodos de seca, mas não pode suportar o alagamento. Esta planta prefere um clima subtropical e é tolerante a geadas leves. É recomendado para paisagismo em áreas costeiras devido à sua capacidade de resistir à salinidade e à maresia. A propagação pode ser feita por meio de estacas ou sementes, com germinação ocorrendo aproximadamente dois anos após o plantio.
Buddha's Pine (Podocarpus macrophyllus) Care Guide

Podocarpus Macrophyllus: The Buddha's Pine Tree

.

1.Introdução

O Pinheiro-de-buda, também conhecido como Podocarpus macrophyllus, é uma espécie de árvore conífera nativa da China e do Japão. É uma planta ornamental popular devido à sua folhagem atraente e capacidade de ser moldada em várias formas.

2. Aparência

O Pinheiro-de-buda tem hábito de crescimento denso e ereto, podendo atingir altura de até 20 metros. Suas folhas são verde-escuras, brilhantes e alongadas, medindo até 10 centímetros de comprimento. A árvore produz bagas pequenas, carnudas e preto-púrpura que são comestíveis, mas não comumente consumidas.

3. Usos

O Pinheiro-de-buda é comumente usado como sebe ou tela de plantas devido ao seu hábito de crescimento denso e capacidade de ser moldado. Também é usado como um bonsai e pode ser treinado em várias formas e estilos. A madeira da árvore é usada para móveis e construção em algumas partes da Ásia.

4. Condições de crescimento

O Pinheiro-de-buda prefere solos bem drenados e sombra parcial a pleno sol. É tolerante a uma ampla gama de tipos de solo e pode suportar seca moderada, uma vez estabelecida. A árvore é resistente às zonas 7-10 do USDA.
Podocarpus Macrophyllus: The Buddha's Pine Tree

5. Manutenção

O Pinheiro-de-buda requer pouca manutenção depois de estabelecido. Deve ser regada regularmente durante o primeiro ano de crescimento para estabelecer um sistema radicular forte. A poda pode ser feita no final do inverno ou início da primavera para manter a forma e o tamanho desejados.

6. Benefícios

O Pinheiro-de-buda é uma planta de baixa manutenção que oferece interesse durante todo o ano com sua folhagem atraente. Também é uma boa escolha para quem procura criar uma tela ou sebe natural devido ao seu hábito de crescimento denso.

7. Precauções

O Pinheiro-de-buda não é conhecido por ter grandes pragas ou doenças, mas pode ser suscetível à podridão radicular em solo mal drenado. As bagas da árvore são comestíveis, mas devem ser consumidas com moderação, pois contêm um composto tóxico que pode causar dores de estômago em grandes quantidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem