Planta-tapete Episcia cupreata: características e cuidados

 Se você está procurando uma planta-tapete diferente e fácil de cuidar, a Episcia cupreata pode ser a escolha perfeita. Confira nossas dicas de cultivo e aproveite sua beleza!

Planta-tapete Episcia cupreata: características e cuidados

Ficha Técnica

Nome científico: Episcia cupreata
Sinonímia: Achimenes cupreata, Achimenes splendens, Cyrtodeira cupreata, Cyrtodeira trianae, Episcia splendens, Tapina splendens
Nomes populares: Violeta-vermelha, Asa-da-barata, Epícia, Epíscia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Episcia cupreata: la planta-tapete perfecta para interiores

.
A Episcia cupreata, também conhecida como Planta-tapete, é uma espécie herbácea, trepadeira e estolonífera nativa das florestas tropicais da América do Sul. Tornou-se popular entre jardineiros e colecionadores em todo o mundo devido ao seu fácil cultivo, bela folhagem e floração. Pertence à mesma família da violeta africana e possui ramos esparsos que formam arbustos arredondados, atingindo cerca de 15 cm de altura, embora os ramos possam se estender até 50 cm e subir em suportes. As folhas são suculentas, de forma oval e cobertas por uma penugem fina que lhes confere uma textura interessante. Eles podem ser verde escuro a cobre, com veios verdes claros, muitas vezes com um belo brilho metálico, dependendo da variedade. 
As flores surgem no verão e são tubulares, de cor vermelha vibrante e centro amarelo nas espécies típicas. Existem inúmeras cultivares e híbridos produzidos, principalmente com Episcia reptans. São charmosas, com folhagens de várias cores e estampas, além de flores rosas, brancas, amarelas ou lilás. Alguns deles incluem: 'Silver Scheen' (foto no artigo), 'Manaus', 'Chocolate Soldier', 'Cameo', 'Tropical Topaz', 'Pink Panther', 'Emerald Queen', 'Canton's DeLest' e 'Céus de Prata'.
.
A Episcia cupreata, também conhecida como Planta-tapete, é uma planta de cobertura do solo popular em climas tropicais que preferem áreas semi-sombreadas protegidas de ventos fortes. Apesar de seu hábito trepadeira, muitas vezes é cultivada como planta rasteira ou suspensa devido ao seu pequeno tamanho. Sua atraente folhagem e textura criam um belo efeito de carpete, acentuado por suas vibrantes flores vermelhas. Embora seja comumente usada como planta de interior em vasos decorativos de cerâmica, também pode ser cultivada em ambientes externos, como cestos suspensos, terrários e jardins verticais semi-sombreados em varandas, pátios e jardins de inverno, desde que bem -iluminado por luz natural ou artificial e protegido de ventos fortes.
.
A Planta-tapete Episcia cupreata deve ser cultivada em luz difusa ou meia-sombra, em substrato leve, bem drenado, com boa capacidade de retenção de umidade, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Misturas feitas com turfa, musgo esfagno, casca de arroz carbonizada, perlita e solo vegetal podem ser usadas para garantir que o substrato retenha a umidade sem ficar encharcado. Substratos prontos para violetas africanas também são adequados para esta planta, assim como fertilizantes. Evite expô-lo à luz direta do sol durante as horas mais quentes do dia, pois isso pode causar queimaduras graves nas folhas. Embora não tolere o frio do inverno, pode ser cultivada sem problemas perto de uma janela bem iluminada ou em estufas tanto em climas subtropicais quanto temperados, pois é uma planta de interior. 
Prefere substrato úmido, permitindo que seque superficialmente entre as regas. Reduza a rega no inverno. Ao irrigar, evite molhar as folhas. Se as folhas começarem a apresentar bordas secas e os brotos caírem antes de abrir, aumente a umidade do ambiente. Pode ser propagada separando os estolões formados ao redor da planta mãe, bem como dividindo touceiras enraizadas. Mergulhar os estolões na água facilita o enraizamento de novas plantas.
Episcia cupreata: la planta-tapete perfecta para interiores

Cómo cultivar y cuidar la planta-tapete Episcia cupreata

.

1.Introdução

Episcia cupreata, comumente conhecida como Planta-tapete ou Flame Violet, é uma planta tropical nativa da América Central e do Sul. É uma planta de casa popular devido à sua folhagem vibrante e facilidade de cuidado.

2. Aparência

A Planta-tapete tem folhas em forma de coração que são tipicamente verdes com veias vermelhas ou cor de cobre. As folhas podem crescer até 6 polegadas de comprimento e 4 polegadas de largura. A planta também produz pequenas flores tubulares que são tipicamente de cor vermelha ou laranja.

3. Cuidado

A Planta-tapete é uma planta relativamente fácil de cuidar. Prefere luz indireta e brilhante e solo bem drenado. Deve ser regada quando a parte superior do solo estiver seca, mas deve-se tomar cuidado para não regar demais, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. A planta também se beneficia da fertilização ocasional com um fertilizante balanceado.

4. Propagação

A Planta-tapete pode ser propagada por estaquia. Simplesmente pegue um corte da planta e coloque-o em uma panela com solo bem drenado. Mantenha o solo úmido e o corte deve enraizar dentro de algumas semanas.
Cómo cultivar y cuidar la planta-tapete Episcia cupreata

5. Usos

A Planta-tapete é usada principalmente como planta decorativa de casa devido à sua folhagem vibrante. Pode ser cultivada em vasos ou cestas suspensas e é frequentemente usada em terrários ou como cobertura de solo em vasos maiores.

6. Variedades

Existem várias variedades de Episcia cupreata disponíveis, incluindo 'Silver Sheen', que tem folhas prateadas com veias vermelhas, e 'Chocolate Soldier', que tem folhas marrom-escuras com veias cor de cobre.

7. Conclusão

A Planta-tapete é uma planta de casa bonita e fácil de cuidar que certamente adicionará um toque de cor a qualquer ambiente. Com sua folhagem vibrante e baixos requisitos de manutenção, é uma ótima escolha tanto para iniciantes quanto para entusiastas de plantas experientes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem