Pandanus veitchii: guia de informações e cuidados com as plantas

Pandanus veitchii: guia de informações e cuidados com as plantas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Pandanus veitchii
Nomes populares: Pandanus, Vacuá
Família: Pandanaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Vacuá

O Pândano Pandanus veitchii é uma árvore tropical, de copa piramidal e de aspecto interessante. Embora se pareça com uma palmeira, ela pertence à sua própria ordem chamada Pandanales, enquanto as palmeiras fazem parte da ordem Commelinidae, junto com gramíneas, juncosBasellas e agaves. Suas folhas são longas e achatadas como espadas com pontas dentadas, dispostas em espiral ao redor de seu tronco lenhoso e não ramificado. Também possui raízes aéreas que emergem do tronco acima do solo e servem como sistema de suporte da planta. Os frutos do Pândano são grandes e drupáceos.

As folhas de Pandanus veitchii (Pândano) são verdes, embora existam cultivares variegadas com tons de amarelo e branco que as tornam muito decorativas. A forma escultural desta planta destaca-se no jardim e fica bem como exemplar único ou em pequenos grupos. Embora seu crescimento seja lento, é gratificante. 

Dicas e cuidados sobre o Vacuá

O pândano pode chegar a 10 metros de altura, mas mesmo quando jovem é atraente. Tanto as folhas quanto os frutos do Pândano são de grande importância para o povo polinésio. Eles os usam para cozinhar, fazer artesanato, fazer cestas e bijuterias.

O Pândano Pandanus veitchii é uma árvore ideal para áreas costeiras, pois tolera sol pleno ou parcial, solos carregados de sal, maresia e ventos fortes. Embora seja tipicamente uma planta tropical que não se adapta bem a temperaturas frias ou secas, algumas variedades da espécie podem ser mantidas em vasos como plantas de interior com pelo menos 3 horas de luz solar direta por dia. Prefere solos férteis enriquecidos com matéria orgânica e irrigação para manter a saúde e o vigor. A propagação é por sementes ou através da divisão dos deslocamentos ao redor da planta mãe.

Dicas e cuidados sobre o Vacuá

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Pandanus veitchii, comumente conhecido como pinheiro havaiano, é uma árvore tropical exótica com uma coroa piramidal e aparência incomum. Distinguida por suas longas folhas em forma de espada com margens dentadas dispostas em espiral em torno de seu tronco robusto e não ramificado, esta planta também possui raízes aéreas que se projetam diretamente do tronco acima do solo e ajudam a ancorar no lugar. P. veitchii produz frutos grandes do tipo drupa e apresenta folhas verdes com variedades amarelas ou brancas variegadas adequadas para uso ornamental. 

Crescendo lentamente até 10 metros de altura mesmo em tenra idade, esta espécie é popular por sua beleza escultural quando plantada sozinha ou em pequenos grupos para paisagismo e outros fins decorativos. As folhas e frutos de P. veitchii são muito valorizados pelas culturas polinésias devido aos seus usos culinários e artesanais, como cestos e ornamentação. Esta espécie prefere ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra em solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, sendo irrigado periodicamente. 

Ele também tolera maresia, condições de vento e solos salgados ao longo das áreas costeiras, mas não prospera em climas frios ou secos; algumas variedades podem ser adequadas como plantas domésticas se receberem pelo menos 3 horas de luz solar direta por dia. A propagação é possível através de sementes ou divisão de rebentos formados ao redor da planta mãe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem