Espécie Vegetal Resiliente do Pantanal: Papiro-brasileiro Cyperus giganteus

Espécie Vegetal Resiliente do Pantanal: Papiro-brasileiro Cyperus giganteus
 

Ficha Técnica

Nome científico: Cyperus giganteus
Nomes populares: Papiro
Família: Cyperaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Papiro

Cyperus giganteus, ou o papiro brasileiro, é surpreendentemente semelhante ao papiro “verdadeiro” usado pelos antigos egípcios; no entanto, apesar de sua aparência, este não é realmente um nativo do Egito. Em vez disso, cresce em muitas áreas do Brasil e é uma fantástica planta de pântano; ele se sai excepcionalmente bem quando plantado perto de lagoas, fontes e outros recursos hídricos. Tem hastes longas com pequenos cachos de folhas finas na ponta. Suas flores são pequenas e amarelas com mínimo valor ornamental.

Dicas e cuidados sobre o Papiro

O Papiro-brasileiro Cyperus giganteus é uma planta tropical que prefere cultivada a pleno sol na beira da água, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal. Esta espécie tem um bom nível de tolerância à temperaturas mais baixas e é melhor propagada através de divisão das touceiras, preservando assim a sua estrutura completa pela consolidação das suas raízes, rizomas e hastes.

Dicas e cuidados sobre o Papiro

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Uma curiosidade sobre o mesmo nome da planta:

1. O Papiro Brasileiro, ou Papiro Brasileiro, é um artesanato único e intrincado que foi transmitido por gerações de famílias brasileiras durante séculos. Este artesanato envolve a fabricação de papel a partir das fibras de um certo tipo de folha de palmeira gigante que pode ser encontrada em culturas indígenas de toda a região amazônica do Brasil.


2. A forma tradicional de colher as folhas do Papiro Brasileiro é apoiando-as no tronco de grandes árvores, certificando-se de que fiquem sobrepostas até que estejam completamente secas. Depois de secas, os fabricantes de papel lixam cada folha até que esteja lisa o suficiente para escrever.


3. Antes de escrever em uma folha, os trabalhadores passam cuidadosamente um tempo para passar aguarrás nos poros do papel para maior proteção contra água e desbaste ao escrever com uma caneta de ponta ou estilete. Isso facilita a escrita e evita o enfraquecimento ou o desgaste excessivo da folha ao escrever nela.


4. Papiros brasileiros são usados ​​para muitos projetos criativos no mundo de hoje, como revistas e capas de livros, pois sua durabilidade faz com que durem mais do que os produtos de papel comuns! Houve até algumas tentativas bem-sucedidas de usar papiros feitos à mão como material de construção alternativo para edifícios também!


5. Ao criar tais obras de arte, há várias texturas que um artesão pode escolher, incluindo: lado brilhante para cima, lado brilhante para baixo, levemente polido (que tem mais ranhuras) e fortemente polido que parece quase plástico! Os artistas também podem escolher entre dois tipos diferentes de corantes para colorir seus trabalhos - corantes vegetais naturais ou corantes sintéticos - dependendo de sua preferência pessoal!


6. Para aqueles que procuram expandir seu ofício além de apenas fazer elegantes itens de papelaria, pode-se começar a experimentar colocando peças em camadas para criar imagens visuais maiores ou padrões/desenhos mostrados por outros artesãos online ou em mercados locais em todo o Brasil!


7. Essa antiga forma de arte não apenas nos fornece belas decorações, mas também traz conhecimento sobre importantes simbolismos culturais encontrados em países da América do Sul, como o Brasil, em torno de crenças espirituais sobre o relacionamento da natureza com as pessoas e sua capacidade de fornecer sustento e cura na sociedade atual. !

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem