Plantando e Cultivando o Jasmim-café Tabernaemontana divaricata

Plantando-e-Cultivando-o-Jasmim-café-Tabernaemontana-divaricata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tabernaemontana divaricata
Sinonímia: Tabernaemontana coronaria, Tabernaemontana citrifolia, Nerium coronarium, Nerium divaricatum, Ervatamia coronaria, Ervatamia divaricata, Ervatamia flabelliformis, Tabernaemontana flabelliformis
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Jasmim Café

O jasmim-café é um arbusto lenhoso, perene e ornamental nativo da Índia. É fortemente ramificada e possui folhagem compacta, com folhas grandes, lisas, verde-escuras e brilhantes, de forma elíptica e acuminadas. Os ramos tendem a crescer paralelamente ao solo dando-lhe uma interessante forma horizontal. 

Como muitas outras espécies da família Apocynaceae, seus ramos exsudam uma seiva leitosa quando quebrados. Floresce esporadicamente ao longo do ano, mas mais intensamente na primavera, apresentando inflorescências terminais com flores brancas, perfumadas, pentâmeras e cerosas. As pétalas torcem ligeiramente, lembrando um cata-vento de estilo antigo. Uma variedade de flores duplas também existe conhecida como "Flore Pleno".

O jasmim-café, planta fantástica para emoldurar cenas e dividir espaços no paisagismo, possui folhagem espessa que pode ser plantada isoladamente ou entre outras espécies. Muitas vezes é plantada em fileiras para formar sebes informais ou formais, dependendo do estilo do jardim, ou mesmo em tronco único para criar uma pequena árvore. 

Com pouca manutenção além de adubação semestral e podas anuais para manter a forma e a simetria, também é ótima quando cultivada em vasos para decoração de pátios e varandas.

Dicas e cuidados sobre a Jasmim Café

Jasmim-café é uma planta tropical que adora sol pleno a parcial e prospera em solo fértil e bem drenado. Deve ser regada regularmente, especialmente no primeiro ano de crescimento, e evitar temperaturas frias ou geadas. Não tolera longos períodos de seca, mas lida melhor com solos salgados de regiões costeiras em comparação com outras plantas. 

Em climas temperados, pode ser cultivada em estufa para maior proteção. Para manter o arbusto mais compacto, cultive-o a pleno sol com podas anuais. O Jasmim-café pode se reproduzir por estaquia ou semente.

Planta medicinal

Indicações: Picadas de cobra e escorpião, Hipertensão, Dor de cabeça, Piolhos, Sarna, Verminoses, Caries, Febre, Úlceras nasais, Afecções oculares, Cálculo renal, Lombalgia, Diarréia
Propriedades medicinais: Hipotensivo, Analgésico, Depurativo, Pesticida, Anti-helmíntico, Anti-pirético, Adstringente
Partes utilizadas: Raízes, folhas e flores

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas. Manejar com cuidado e manter longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Para uso medicinal utilizar somente sob estrita orientação médica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem