Planta Lilás Syringa vulgaris - Características, propriedades e usos

Planta-Lilás-Syringa-vulgaris-Características-propriedades-e-usos
 

Ficha Técnica

Nome científico: Syringa vulgaris
Nomes populares: Lilás-comum
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Lilas syringa vulgaris

O Syringa vulgaris, também conhecido como o lilás, é uma planta lenhosa e decídua muito cultivada nos jardins por causa das suas flores bonitas e fragrantes. Possui um porte que vai desde 3 a 7 metros de altura, pode ser considerada uma pequena árvore dependendo da variedade. O caule desta planta é ramificado e tem a casca marrom-acinzentada e lisa nas versões mais jovens ou sulcada e descamante nas variedades mais velhas. 

Dicas e cuidados sobre a Lilas syringa vulgaris

De exemplares adultos, é possível brotar novas raízes à distância criando pequenos bosques explendidos ao longo dos anos. Suas folhas são simples opostas,com formato oval-cordiforme de cor verde escuro. A floração deste arbusto acontece na primavera e as inflorescências são panículas bem coloridas com diversas flores se destacando em cores variadas entre lilás e branca de odor único. Os frutos maduros contêm duas sementes aladas cobertas por um invólucro seco tipo cápsula.

A Syringa vulgaris ou arbusto lilás é uma escolha versátil na jardinagem, trazendo uma sensação de romance, elegância e perfume ao seu jardim. Pode ser podada em uma árvore de caule único que pode ser usada individualmente ou agrupada. Permitir que cresça em sua forma natural de arbusto é ideal para sebes ou bordaduras informais. 

Dicas e cuidados sobre a Lilas syringa vulgaris

Podas anuais leves devem ser feitas sempre logo após a floração, pois podas drásticas ou fora de época podem prejudicar as flores subsequentes, pois os botões florais se formarão nos ramos produzidos na estação anterior.

O Lilás Syringa vulgaris é um belo arbusto florido tipicamente encontrado em climas temperados e subtropicais. Deve ser cultivada a pleno sol, com solo rico e bem drenado, de pH neutro ou levemente alcalino, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Para florescer satisfatoriamente, ela precisa passar por um pouco de frio durante o inverno. Para propagação, sementes, camadas, enxertia de galhos podem ser usados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem