Lonícera Nitida - Botánica, Hábitat e Cultivo

Lonícera-Nitida-Botánica-Hábitat-e-Cultivo
 

Ficha Técnica

Nome científico: Lonicera nitida
Sinonímia: Lonicera ligustrina, Lonicera pileata
Nomes populares: Madressilva-de-jardim, Buxinho-madressilva
Família: Caprifoliaceae
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Lonicera Nitida

Lonícera nitida é uma espécie de planta nativa da China, intimamente relacionada com a videira Madressilva. É um arbusto perene com caules finos, folhas pequenas de textura lisa e delicada e formato natural arredondado na parte superior. Existem muitos cultivares disponíveis comercialmente com folhagens de várias cores e tonalidades, bem como variedades anãs. 

A mais notável delas é a Bageson's Gold, uma atraente cultivar amarela. No final da primavera produz flores tubulares de cor creme branco que têm uma fragrância doce. Quanto às frutas, as de cultivares modernas raramente aparecem, mas quando aparecem, vêm na forma de uma baga azulada não comestível.

Dicas e cuidados sobre a Lonicera Nitida

A Lonícera nitida é uma grande adição ao seu jardim. Ela pode ser usada isoladamente, com outras espécies, ou sob forma de bordaduras e renques. Alguns costumam podar a planta para criar um jardim mais formal; outros deixam livre para obter um ar mais solto e densamente folhado. 

Ela também é usada para substituir os já tradicionais buxinho e colorido pingo-de-ouro, que não se adequem à algumas situações. Esta planta tem um crescimento rápido a moderado e tolera o meio sombrio. Por suas características de crescimento vigoroso, ela também é popularmente usada na prática do bonsai: apenas podando uma planta velha é possível obter em pouco tempo o efeito de árvore miniaturizada desejado.

Dicas e cuidados sobre a Lonicera Nitida

Lonícera nitida é um arbusto robusto que pode se desenvolver em pleno ou parcial sol, embora cresça mais denso e compacto quando plantado em pleno sol. É adequado para qualquer solo que forneça boa drenagem e deve ser enriquecido com matéria orgânica quando possível. 

Este arbusto é resistente à poluição e à seca uma vez bem estabelecido, mas não é adequado para períodos prolongados de alagamento. Para podas regulares e para manter sua forma densa, o arbusto deve ser aparado de tempos em tempos. Fertilize a cada dois meses durante a estação de crescimento. Pode ser propagada através de estacas de caule.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem