Lírio-da-paz-gigante Spathiphyllum cannifolium - Jardim das Plantas

Lírio-da-paz-gigante-Spathiphyllum-cannifolium-Jardim-das-Plantas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Spathiphyllum cannifolium
Sinonímia: Anthurium dechardii, Dracunculus cannifolius, Leucochlamys callacea, Massowia cannifolia, Philodendron cannifolium, Pothos cannifolius, Spathiphyllum bonplandii, Spathiphyllum canniforme
Nomes populares: Bandeira-branca, Lírio-da-paz, Espatifilo
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Lirio da paz Gigante

O Lírio da Paz Gigante (Spathiphyllum cannifolium) é uma planta perene, herbácea e florífera muito semelhante ao Lírio da Paz Comum (Spathiphyllum wallisi). Difere principalmente por seu tamanho maior. Suas folhas grandes, simples, brilhantes, ovais, glabras e coriáceas, possuem pecíolos longos e são de tonalidade verde escuro. Seus tufos podem atingir entre 60 a 70 centímetros de altura. 

Sua inflorescência é típica da família Araceae - espádice com espata característica. Nesta espécie é perfumado. A bráctea que compõe a inflorescência é branca e tende a ser mais aberta que a do Lírio-da-Paz. Com o tempo e em zonas com muita sombra, tende a adquirir uma cor verde. A espata é creme amarelada inicialmente, mas gradualmente torna-se esverdeada. Seus frutos são do tipo baga e carecem de importância ornamental.

Dicas e cuidados sobre o Lirio da paz Gigante

O lírio-da-paz gigante é a planta de interior perfeita, devido ao seu grande tamanho. Pode ser plantada em vasos amplos e enfeitar salas, quartos, banheiros, escritórios e qualquer outro lugar onde sua imaginação te guiar. É uma das poucas plantas que florescerá em áreas sombreadas se você ainda preferir muita iluminação indireta, então evite plantá-la em um canto escuro embaixo da escada, pois ela também não florescerá. 

Além disso, possui propriedades de purificação do ar, por isso é uma ótima opção para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados. Ao ar livre, esta bela planta é ideal para bordaduras e áreas parcialmente sombreadas, com pouca manutenção necessária durante o outono e inverno, quando a floração é reduzida.

Dicas e cuidados sobre o Lirio da paz Gigante

O Lírio da Paz Gigante é melhor cultivado em solo levemente ácido, fértil, com luz difusa, irrigação frequente e bem adubado. Não tolera frio extremo ou luz solar direta, pois pode levar a queimaduras. Gosta de calor e umidade, portanto não deve ser colocado em locais com ar condicionado ou correntes de ar. Com o tempo, a poeira pode se acumular em suas folhas, então dê uma boa borrifada com uma mangueira ocasionalmente para remover a poeira. Manuseie as folhas com cuidado, pois elas podem ser facilmente danificadas. 

Fertilize duas vezes ao ano na primavera e no outono usando fertilizantes orgânicos, se for usado NPK as flores podem ficar esverdeadas. Corte as flores velhas e amareladas para encorajar novas flores. A propagação é por divisão de touceiras, garantindo que cada muda tenha estrutura completa, com raízes e galhos presos.

Atenção

Planta tóxica. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos. Os lírios-da-paz contém cristais de oxalato, que podem causar irritações na pele e mucosas, com sensação de queimadura na boca e lábios, dificuldades para engolir e náuseas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem