Jasmim-leite Trachelospermum jasminoides - Propagação, Plano de Plantação e Cuidado

Jasmim-leite-Trachelospermum-jasminoides-Propagação-Plano-de-Plantação-e-Cuidado
 

Ficha Técnica

Nome científico: Trachelospermum jasminoides
Sinonímia: Trachelospermum asiaticum, Rhynchospermum jasminoides, Nerium divaricatum, Parechites thunbergii, Parechites adnascens, Parechites bowringii, Trachelospermum divaricatum, Trachelospermum bowringii
Nomes populares: Jasmim-estrela, Jasmim-de-leite, Jasmim-brilhante
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Jasmim Leite

O jasmim-leite é uma planta trepadeira, lenhosa, de origem asiática, que pode ultrapassar os 3 metros de altura. Possui ramos finos, delicados e altamente ramificados, que exalam um crivo leitoso quando cortados. Suas folhas são verde-escuras, lustrosas, lisas e de formato oposto, de ovais a lanceoladas. 

Há também uma cultivar que apresenta um padrão creme variegado nas folhas; porém tem menos vigor que a forma típica da planta. No meio da primavera, o Jasmim-leite floresce com pequenos cachos de cinco pétalas em forma de estrela que têm uma fragrância incrivelmente doce. Inicialmente de cor branca, sua tonalidade se aprofunda para um tom cremoso com o tempo; tornando-os incrivelmente atraentes para as abelhas.

O Jasmim-leite ganhou o nome devido à sua aparência floral que lembra o líquido lácteo. Plantá-lo em seu jardim acrescentará um toque de textura fina e densa, para criar assim cenários para outras espécies ou estruturas. 

Ele também pode servir para suavizar a hispidez das construções como muros e paredes, podendo ficar apoiado em diferentes tipos de suportes como treliças, árvores, pérgolas etc. Além disso as flores do Jasmim-leite possuem um aroma bem intenso e gostoso, contudo recomenda-se evitar plantá-lo próximo a janelas que abrem para quartos onde haja pessoas sensíveis à fragrância forte. 

Dicas e cuidados sobre o Jasmim Leite

O jasmim também é capaz de ser cultivado em viveiros e caixotes de jardinagem desde que seja oferecido um apoio estrutural. É uma planta que demanda baixa manutenção durante o ano sendo necessário somente realizar podas após o período produtivo floração, tal processe tem por objetivo formar bem os galhos contribuindo para uma boa orientação dos ramos no espaço alocado. 

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra e solos ricos en nutrientes com bastante drenabilidade. Após se estabelecer tolera curtos períodos sem água pois resiste a temperaturas amenas durante os invernos friozinhos que tem lugar anualmente. Pode ser multiplicado facilmente através da alporquia ou estaquia de ramos semi lenhos marcados tendo este processo melhor inclinação durante verões quentes e outonos amenos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem