Cuidados com a Maxilária-Côco, a Planta Exótica Para Seu Jardim

Cuidados-com-a-Maxilária-Côco-a-Planta-Exótica-Para-Seu-Jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Maxillaria tenuifolia
Sinonímia: Maxillaria gracilifolia, Maxillaria tenuifolia
Nomes populares: Orquídea-coco
Família: 
Categoria: 
Clima: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a orquidea côco

Maxillaria tenuifolia, também conhecida como Maxilária-Côco, é nativa de florestas abertas em áreas com altitudes entre 1.000 e 1.500 metros no México, Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica. Esta espécie de orquídea é a favorita entre os colecionadores de orquídeas por causa de seu forte aroma de coco, bem como de suas pétalas de cores vivas com bordas pontiagudas e manchas que lhe dão uma aparência "selvagem". 

Os pseudobulbos são esféricos ou ovais e ligeiramente achatados com apenas uma folha linear e longa, cada uma lembrando folhas de grama. Eles geralmente permanecem parcialmente cobertos pelas bainhas que os cercam.

Dicas e cuidados sobre a orquidea côco

Maxillaria tenuifolia, mais conhecida popularmente como Maxilária-côco, possui pseudobulbos que se erguem eretos, arranjados de forma cespitosa em touceiras densas e desarrumadas. Esta espécie trará grande alegria na primavera com suas flores solitárias surgindo da base dos pseudobulbos. As cores são variadas, desde laranja até vermelho intenso ou um aparentemente ferrugíneo ou de telha. O labelo dessa flor traz contraste com tonalidades amareladas ou em branco, pontilhado de vermelho. Característico do gênero Maxillaria, as pétalas e sépalas não se abrem devido à curvatura côncava da flor.

A Maxilária-côco (Maxillaria tenuifolia) é uma orquídea de cultivo relativamente simples, que pode ser facilmente manuseada pelos amantes de orquídeas com pequena experiência. É recomendado posicionar essa orquídea em um local bem iluminado, mas evitando a face norte, e é preferível mantê-la em vasos amplos e rasos. 

A folhagem, mesmo sem flores, proporciona interessante impacto visual ao ambiente onde estiver situada; certamente não se decepcionará quando desfrutar da floração duradoura da Maxilária-côco! Se necessário, pode também ser plantada em árvores usando esfagno e amarrios.

Dicas e cuidados sobre a orquidea côco

Maxilária-côco (Maxillaria tenuifolia), uma orquídea epífita, deve ser cultivada em meia sombra ou luz filtrada, com condições de luz geralmente elevadas, mas mantendo-a ao abrigo do Sol durante as horas mais quentes. É importante manter um substrato com alta umidade e boa ventilação. Regue o substrato até que fique levemente úmido, permitindo que seque entre os ciclos de irrigação. 

Prefere temperaturas amenas a quentes durante o dia e noites frias; mas não tolera frio intenso, desenvolvendose melhor entre 11°C e 30°C. Passe o inverno reduzindo as regas e as fertilizações deverão ser feitas na primavera e verão com adubos próprios para orquídeas. A propagação pode ser feita por divisão das touceiras da planta, sementes e também pelo cultivo de meristema.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem