Furcréia ou Furcraea foetida Agave-furcréia, Furcrea, Piteira, Uroatá-açú, Gravatá-açú, Caraguatá-açú, Pitera, Pita, Cocuiza, Taretra, Croata-açú, Piteira-estriada

Furcréia ou Furcraea foetida Agave-furcréia, Furcrea, Piteira, Uroatá-açú, Gravatá-açú, Caraguatá-açú, Pitera, Pita, Cocuiza, Taretra, Croata-açú, Piteira-estriada
 

Ficha Técnica

Nome científico: Furcraea foetida
Sinonímia: Agave bulbosa, Agave foetida, Agave commelyni, Agave gigantea, Agave madagascariensis, Aloe foetida, Furcraea bariletti, Furcraea commelyni, Fourcroya gigantea, Funium piliferum, Furcraea atroviridis, Furcraea viridis, Furcraea madagascariensis, Furcraea gigantea, Furcraea watsoniana
Nomes populares: Agave-furcréia, Furcrea, Piteira, Uroatá-açú, Gravatá-açú, Caraguatá-açú, Pitera, Pita, Cocuiza, Taretra, Croata-açú, Piteira-estriada
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Furcréia ou Furcraea foetida Agave-furcréia

A Furcréia ou Furcraea foetida é uma espécie arbustiva, suculenta e de notável aspecto escultural. É muito semelhante aos agaves, exceto que tem menos acúleos. As folhas são longas, duras, fibrosas, lisas, pontiagudas, suculentas e dispostas em roseta. Também pode ser curvo ou reto, adicionando mais interesse escultural ao plano. Quando há espinhos perto da base da folha. 

O tronco é curto, pouco visível e sempre coberto de folhas. Em plantas com folhas podadas é possível visualizá-lo. Depois de muitos anos, a planta produz longa inflorescência panícula que cresce muito rapidamente e pode atingir 12 metros de altura. Sua inflorescência é ramificada e produz muitas flores branco-esverdeadas, fortemente perfumadas e muito procuradas pelas abelhas. Após a floração pequenos bulbos se desenvolvem na inflorescência, que podem ser usados ​​para propagar a planta. 

A partir deste momento, a planta começa a se deteriorar até morrer. Na formação o que é raro, os frutos são do tipo cápsula, espalhando-se, com sementes pretos e achatadas. A espécie típica tem folhas verdes claros, mas as cultivares mais populares em jardins são Mediopicta, Variegata e Mediopicta sport, variegadas com listras perpendiculares brancas ou creme.

Dicas e cuidados sobre a Furcréia ou Furcraea foetida Agave-furcréia

Na paisagem, a furcréia é figura permanente em jardins contemporâneos e minimalistas, combinada com as linhas fortes ou retas dos edifícios modernos. valorizado em áreas limpas com relva ou solo duro, geralmente em pequenos grupos ou fileiras, amplamente espaçadas. Eles também são atraentes em jardins costeiros e tropicais, em passarelas ou em outras opções marcantes. usado para melhorar a cor e a forma. 

Dificilmente adequado como pano de fundo para outras espécies. vasos de plantas e vasos também são possíveis. Curiosidade: Assim como o agave a fukrea também é utilizada para extração de fibras para a criação do cânhamo mauriciano, uma fibra têxtil semelhante ao sisal. Os índios usam as folhas da pucreia para fazer arcos de caça e pesca.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, devendo ser regada regularmente durante o primeiro ano. Depois de bem enraizada, a Furcréia torna-se muito resistente a períodos de seca e também é indicada para jardins xero, ou seja, pátios que recebem pouca ou nenhuma água para irrigação. Não tolera frio intenso, geada e neve. Adubar a cada dois meses com NPK 10.10.10 Propagar separando os tubérculos que emergem das inflorescências.

Atenção

Maneje com cuidado pois as folhas pontiagudas podem ferir. Esta espécie pode escapar ao cultivo e se tornar invasiva em determinadas situações.

Fonte das imagens usadass aqui na postagem:

Jr Jardim

Flores e Folhagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem