Flor-morcego ou Tacca chantrieri Planta-morcego, Orquídea-morcego, Flor-negra, Bigodes-de-gato

Flor-morcego ou Tacca chantrieri Planta-morcego, Orquídea-morcego, Flor-negra, Bigodes-de-gato
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tacca chantrieri
Sinonímia: Clerodendrum esquirolii, Schizocapsa breviscapa, Schizocapsa itagakii, Tacca esquirolii, Tacca garrettii, Tacca macrantha, Tacca paxiana, Tacca roxburghii, Tacca vespertilio, Tacca minor, Tacca wilsonii
Nomes populares: Planta-morcego, Orquídea-morcego, Flor-negra, Bigodes-de-gato
Família: Dioscoreaceae
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Flor-morcego ou Tacca chantrieri

A flor do morcego é um hermafrodita tropical, e a planta do caule é conhecida por suas flores exóticas e ornamentais. Embora também conhecida como orquídea-morcego, essa espécie exótica não tem parentesco com as orquídeas, mas sim um membro da família Dioscoreaceae, a mesma do inhame (Dioscorea sp). Sua raiz é longa, tuberosa, suas folhas são elípticas, verde-oliva, brilhantes, nuas, com nervuras bem marcadas, e pecíolo longo. 

Floresce na primavera e no verão e suas inflorescências lembram pequenos morcegos, com duas brácteas de tom castanho-escuro, quase preto e longos “bigodes”. As flores reais são pequenas, de cinco segmentos, esféricas. As seguintes frutas são cápsulas de papiro que levam cerca de um ano para amadurecer.

Na paisagem, as flores de morcego são ideais para áreas sombreadas em climas quentes e úmidos. No entanto, são muito mais apreciadas quando cultivadas em vasos e floreiras, varandas, salas, escritórios, etc. No entanto, tem pavor de ar seco e será afetado em áreas com ar condicionado. Mesmo assim, é possível cultivá-la em climas temperados, desde que você consiga colocá-la em ambientes protegidos, como dentro de casa ou estufas úmidas. 

Dicas e cuidados sobre a Flor-morcego ou Tacca chantrieri

Plantas fortes amanhavam novas mudos, se as condições de crescimento não forem assistidas, seu número diminui vagarosamente. Por isso, é considerada de difícil cultivo e não é recomendada para jardineiros iniciantes.

Deve ser cultivada em luz difusa ou sombra clara, em substrato úmido, leve, bem drenado e com rega frequente. Fertilize a cada duas semanas na primavera e no verão com fertilizantes orgânicos, como mamona ou empada de algodao, composto de minhoca, bokashi, estrume curtido e farinha de ossos, etc. Não tolera frio forte e seca. Replante a cada 2-3 anos para renovar a vitalidade da planta. Propagado por sementes e divisão de surdos-mudos formadas ao redor da planta mãe. Plantas formadas a partir de sementes começam a florescer em 2-3 anos.

Fonte das imagens utilizadas aqui na postagem:

Blog das Flores

Casa e jardim Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem