Flamboyant ou Delonix regia Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa

Flamboyant ou Delonix regia Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Delonix regia
Nomes populares: Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa
Família: 
Origem: 
Luminosidade: Sol Pleno

Dicas e cuidados sobre o Flamboyant ou Delonix regia Acácia-rubra

Esta arvore vibrante é considerada uma das mais belas do mundo devido intensa cor de suas flores. Tem um caule frondoso, forte e ligeiramente retorcido, com cerca de 12 metros de altura. Sua copa é em forma de guarda-chuva e muito largo, às vezes mais largo que a altura da árvore. As folhas são bilobadas (remontadas), consistindo de 10-15 pares de folíolos, cada um com 12-20 pares de folhas oblongas.

A inflorescência assume um aspecto apavorado quando a árvore perde as folhas e consiste em grandes flores vermelhas ou alaranjadas. Cada flor tem um cálice de 5 sépalas e uma corola de 5 pétalas com longos estames. Seu fruto é em forma de vagem, achatado, lenhoso e grande, com cerca de 45 cm de comprimento, tornando-se marrom quando maduro. A floração ocorre na primavera e no verão. Há também uma flor multicolorida conhecida como "flavida" que tem flores amarelas puros.

As raizes do flamboyant são bastante agressivas, algumas delas ficam acima da superfície, por isso não é indicada para embelezar calçadas, caminhos ou próximo a canos de água, ralos, muros ou mesmo cabos elétricos. Sua beleza se destaca quando plantada isoladamente ou em pequenos grupos em grandes áreas como parques, praças, grandes hortos de casas, indústrias e roças. Resistente à salinidade do solo, pelo que pode ser utilizado mesmo no litoral.

Dicas e cuidados sobre o Flamboyant ou Delonix regia Acácia-rubra

O crescimento é bastante rápido, até 1,5 metros por ano até amadurecer em climas mais quentes. A goiabeira pode ser decídua ou semidecídua. dependendo da região onde é cultivada. Com estações distintas e invernos preferencialmente secos, perde toda a folhagem. Em áreas com alta ou nenhuma umidade, não há muita diferença entre inverno e verão. Usualmente uma planta semidecídua.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo fértil, com regas periódicas no primeiro ano. Agüentar a seca, mas não tolera o frio extremo. Adequado para regiões com climas tropicais, subtropicais e equatoriais. Propagam-se por estacas ou sementes. As sementes de flamboyant introduzem uma leve dormência na pele que pode ser quebrada escarificando uma das pontas ou imergindo-as em água quente (80 ° C) por 5 a 10 minutos. A germinação ocorre aproximadamente duas semanas após o plantio.

Fonte das imagens:

Karla Santos

Rede Plaza de Hoteis

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem