Feijoa (Acca sellowiana) Goiaba-da-serra, Goiaba-serrana

Feijoa ou Acca sellowiana Goiaba-da-serra, Goiaba-serrana, Goiaba-ananás, Goiaba-abacaxi, Goiaba-do-mato, Goiaba-do-campo, Goiaba-crioula, Araçá-do-rio-grande, Guarobí
 

Ficha Técnica

Nome científico: Acca sellowiana
Sinonímia: Feijoa sellowiana
Nomes populares: Goiaba-da-serra, Goiaba-serrana, Goiaba-ananás, Goiaba-abacaxi, Goiaba-do-mato, Goiaba-do-campo, Goiaba-crioula, Araçá-do-rio-grande, Guarobí
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Feijoa ou Acca sellowiana Goiaba-da-serra

Feijoa é uma arvoreta perene ou arvore nativa das regiões montanhosas do sul do Pau-Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pertence à mesma família de outras plantas indígenas como a pitanga, a jabutigaba e a goiabeira. É conhecida por seus frutos perfumados e saborosos, sendo amplamente consumida na Europa, Estados Unidos e Oceania, principalmente na Nova Zelândia, seu principal mercado produtor e consumidor. 

No Brasil, ainda é pouco conhecido e raro. Isso se deve ao fato dessa planta ainda não ter sido domesticada, e seus frutos após a colheita são muito perecíveis e não duram mais de duas semanas. Existem cerca de 4 variedades melhoradas no Pau-Brasil construídas pela EPAGRI de Ārya Catarina. A Nova Zelândia, por outro lado, é muito mais desenvolvida, produzindo mais de 30 variedades e muitas outras em desenvolvimento.

Possui caule ramificado, casca cinza, podendo atingir 2-5 m de altura. Baldaquim denso, oposto, folhas ovadas e coriáceas com pecíolos curtos. A face superior das folhas é verde e a inferior é prateada pálida. Floresce no verão, produzindo belas flores com pétalas carnudas e longos estames vermelhos tufados. As flores podem aparecer solitárias ou em cachos. Seus frutos amadurecem no outono, elipsoidais, suculentos, polpa gelatinosa, translúcida e brilhante no meio, e granulosa, branca e opaca próximo à casca. A casca externa é verde, independentemente de a baga estar madura. frutos maduros caem no chão. 

Para saber o ponto de colheita correta Você deveria trespassar por isso todos os dias Verifique se a baga está levemente macia e se desprende facilmente do galho. A polpa é doce e azeda com um aroma encantador. Diz-se que tem sabores de goiaba, abacaxi e morango. Cada fruta incluiu de 40 a 100 sementes duras e brancas, semelhantes às sementes de goiaba. Os pássaros selvagens comem flores e frutas. A polinização é realizada por abelhas e pássaros. Apesar da autopolinização e da capacidade de frutificar sozinha, a produtividade da feijoa aumenta muito se outros indivíduos estiverem disponíveis nas proximidades para polinização cruzada.

Doces e comestíveis, as pétalas de feijoa são postas em saladas e na decoração de pratos. A baga é consumida madura ou com mais frequência. Basta cortá-lo ao meio e comê-lo com uma colher para uma deliciosa sobremesa. Você pode usá-lo para fazer sucos de frutas, batidos, espumas, geleias, compotas, sorvetes, licores e uma infinidade de preparações culinárias. Frutas maduros são armazenadas na geladeira mas por pouco tempo, e a polpa pode ser gelada. Estudos em diversos países apontam a feijoa como uma “superfruta”, um alimento com importantes propriedades por conter vitaminas, minerais e antioxidantes.

Dicas e cuidados sobre a Feijoa ou Acca sellowiana Goiaba-da-serra

Feijoa se destaca principalmente pelo belo e delicado paisagismo floral. Pode ser usado sozinho, em grupos e até mesmo em fileiras, para formar boas cercas vivas. Isso permite a poda que apertará o dossel, mesmo que prejudique a produção de frutas. Para estimular a produção de frutas É aconselhável manter a casa limpa e ventilada. Também é adequado para cultivo em vasos. Enfeita jardins, jardins e outras áreas externas pavimentadas.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e profundo, enriquecido com matéria orgânica, e regada no primeiro ano após o plantio. Depois de bem estabelecida, a feijoa tolera curtos períodos de estiagem, porém, para maior produção de frutos, não deve faltar água durante a floração e frutificação. Prefere climas subtropicais com pelo menos 50 horas de frio para uma colheita satisfatória. É resistente ao gelo com poucos danos às geadas sazonais. 

Cuidado com ventos fortes, propagada por sementes, enxertia e enxertia. As sementes germinam 40-90 dias após a semeadura. Em dias nublados, transplante os mudos para 40 cm ou mais. Dependendo da origem dos mudos da variedade selecionada e da compatibilidade com o meio ambiente, a produção inicia-se de 4 a 9 anos após o plantio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem