Falsa-seringueira ou Ficus elastica Árvore-da-borracha, Goma-elástica, Borracheira, Ficus-italiano, Figueira-branca

Falsa-seringueira ou Ficus elastica Árvore-da-borracha, Goma-elástica, Borracheira, Ficus-italiano, Figueira-branca

Ficha Técnica

Nome científico: Ficus elastica
Sinonímia: Ficus cordata, Ficus decora, Ficus clusiifolia, Ficus karet, Ficus skytinodermis, Ficus taeda, Macrophthalma elastica, Visiania elastica
Nomes populares: Árvore-da-borracha, Goma-elástica, Borracheira, Ficus-italiano, Figueira-branca
Família: 
Origem: , Sumatra

Luminosidade: , ,  

Dicas e cuidados sobre a Falsa-seringueira ou Ficus elastica 

O falsa seringueira é uma planta ornamental perene. Nativa da Ásia tropical e usada como planta ornamental em muitas regiões do mundo principalmente como planta de interior. Tem um caule de calibre que chega a dois metros de diâmetro e é bastante ramificado desde a base muitas vezes resultando em um caule curto. Os indivíduos cultivados em espaços abertos produzem raizes aéreas que, ao desvanecer o solo, enraízam-se e engrossam, produzindo assim troncos auxiliares, que permitem a expansão da copa. Em seu habitat, pode atingir 60 metros de altura, no Brasil mal passa dos 20 metros. Sua súber é lisa, brilhante, marrom a cinza e murchada.

As folhas são grandes, alternadas, pecioladas, inteiras, ovaladas a elípticas, coriáceas, brilhantes, com nervura central e margens bem marcadas. Inicialmente eretos, com o tempo eles se tornam horizontais e depois pendem. tons avermelhados e verde-oliva são típicos quando jovens, mas também existem variedades de creme e amarelo variegadas. 

Mas a variedade mais comum é a "Robusta" com folhas verdes duras. As inflorescências de ziconio (Fig.) são de forma esférica. cerca de um centímetro de diâmetro. Como outras espécies da família das figueiras, o falsa borracha evoluiu para depender de uma vespa específica, que a poliniza, e que só é encontrada em seu local de origem. Desta forma, dificilmente será propagado por sementes em outros locais.

Mais utilizada em vasos, esta figueira com sua folhagem rica e tropical é ideal para quebrar a monotonia em diferentes ambientes internos. Ela gosta de luz solar direta, então tente cultivá-la perto de uma janela ou clarabóia. Cuidar dele é pequeno e se resume a irrigar e adubar. Podas de renovação, formação ou contenção podem ser necessários, mas são simples e fáceis de serem realizadas, sendo necessário o cuidado de se proteger com luvas, devido à seiva irritante da planta. O transplante deve ser feito a cada dois anos, o excesso de raizes deve ser podado e preferencialmente plantado em um vaso maior.

Dicas e cuidados sobre a Falsa-seringueira ou Ficus elastica

No horto, o falsa seringueira forma uma gigantesca escultura viva, com raizes aéreas por todos os lados e copa abundante em forma de guarda-chuva. Dá uma sombra fresca e compreende a se dispersar continuamente, tanto no céu quanto no chão. Por esse motivo, e por ter raizes que tendem a se erguer e inchar, o falsa seringueira não é apenas esticada superficialmente, mas também é considerada uma árvore com raizes agressivas. Seu plantio é indicado para grandes áreas como parques, chácaras, estacionamentos e grandes jardins. Seu uso na arborização urbana deve ser evitado porque, além de seu tamanho, aguenta a afetar estruturas, construções e tubulações subterrâneas.

A borracha também é produzida a partir do látex dessa espécie, embora seu rendimento e qualidade sejam inferiores aos da seringueira verdadeira (Hevea brasiliensis) nativa do Pau-Brasil.

Deve ser cultivada o pleno sol, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, rico em matéria orgânica, e regada regularmente. As seringueiras apreciam o calor tropical e a umidade característicos de seu habitat. Portanto, ela tolera geadas leves, mas gosta de regar frequentemente sem encharcar, tem medo de frio intenso e geadas. Pode ser cultivada em ambiente quente, mas neste caso borrife as folhas regularmente com água, evitando que sequem demais. Propagado por estacas de brotação e melhor enraizamento com o uso de hormônios.

Atenção

Planta tóxica, mantenha fora do alcance de crianças pequenas ou animais domésticos. Utilize luvas ao podar a planta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem