Tudo sobre a Guapuruvu Schizolobium parahyba

Tudo-sobre-a-Guapuruvu-Schizolobium-parahyba
 

Ficha Técnica

Nome científico: Schizolobium parahyba
Nomes populares: Bacurubu, Bacuruva, Bacuruvu, Badarra, Birosca, Faveira, Ficheira, Gabiruvu, Gapuruvu, Garapuvu, Guapiruvu, Guarapuvu, Guavirovo, Igarapobu, Paricá, Pataqueira, Pau-de-canoa, Pau-de-tamanco, Pau-de-vintém
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Guapuruvu Schizolobium parahyba

O guapuruvu Schizolobium parahyba é uma árvore decídua de grande porte, podendo atingir facilmente 30 metros de altura. Sua copa é aberta e retilínea com ramificações no alto e suas casca externa é acinzentada com cicatrizes do tempo. 

Elas possuem folhas alternadas, grandes, bipinadas, opostas e elípticas de aproximadamente 1 metro de comprimento que caem passado o tempo. As inflorescências são numerosos eretos densos vistosos que se desenvolvem entre agosto até novembro em flores amarela+. Os frutos maturescem o outono em vagens bivalves obovados na cor parda que contem uma semente lisa envolta por asas papiráceas para a dispersão dos ventos. 

Dicas e cuidados sobre a Guapuruvu Schizolobium parahyba

Devido a seu crescimento impressionante e protagonismo esculatural está árvore é indicada para jardins extensos assim como praças e parques. Além disso madeira clara leve pode ser utilizada para caixotaria, artesanato construção civil fabricação de canoase uso como fonte celulose para recuperação inicial de áreas degradadas com floração atrativa as abelhas. 

A plantacao ideal desta specie exige solo fértil, irrigado com matéria orgânica sob sol pleno preferencialmente local húmido; contamina-se facilmente através da aspirica mecânica, escarificacao acidita ou imersao em agua quente(par fornecer quebra da dormenca).

Fonte das imagens utilizadas aqui:

Sitio da Mata

Meu cantinho Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem