Plantando e cuidando de Gunera manicata em seu jardim

Plantando e cuidando de Gunera manicata em seu jardim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Gunnera manicata
Nomes populares: Guarda-chuva, Manicata, Ruibarbo-gigante-brasileiro, Urtigão
Família: Gunneraceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Gunera manicata

A planta Gunnera manicata é uma espécie exuberante, possuindo caule rizomatoso, forte e revestido por fibras amarronzadas. As folhas crescem até 3 metros de diâmetro, com formato arredondado, recortes profundos, nervuras bem definidas e bordos denteados. Na página inferior das folhas há espinhos em torno das nervuras, além de serem mais claras do que nas folhas superiores. 

No verão surgem as inflorescências em forma de panícula, grandes e com flores pequenas que variam do verde ao avermelhado. Geralmente ficam escondidas entre a folhagem e os frutos são drupações. A Gunnera manicata é muito usada para paisagismo devido às suas características exóticas e grandiosidade encantadora.

Assim sendo, é recomendado que ela seja plantada áreas com terrenos férteis, permeáveis e ricos em matéria orgânica, além de abraçar sol pleno ou meia sombra durante seu desenvolvimento. Essa variedade apresenta resistência a temperaturas frias e geadas extremas. Assim é possível cultivá-la inclusive em zonas litorâneas ventosas e paludosa com ondulações maroras no inverno. 

A Multiplicação por sementes e por divisão dos rizomas também é permitida. Entretanto manuseie cuidadosamente essa espécie. Por sua vez suportam espinhos aguardando no campo de batalha!

Dicas e cuidados sobre a Gunera manicata

Fonte das imagens usadas aqui:

Uni Centro

Jardinagem On

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem