Rosa do Deserto com folhas Queimadas: O que Fazer para Solucionar?

Rosa-do-Deserto-com-folhas-Queimadas-O-que-Fazer-para-Solucionar
 A Rosa do deserto é uma das principais espécies de plantas resistentes a sol e às altas temperaturas. Apesar de sua resistência, ela pode apresentar folhas queimadas. 

De forma geral,  está condição costuma ocorrer quando há exposição excessiva aos raios ultravioletas ou por desequilíbrios nutricionais advindos da falta ou excesso de luz sol. Contudo, essa condição não é irreversível! 

Para prevenir as folhas queimadas é necessário monitorar os cuidados básicos com regas regulares, adubações periódicas e exposição direta a luz solar moderada.

Neste artigo, vamos falar sobre os seguintes temas:

  • Fungos
  • Adubação
  • Água salobra
  • Substratos
  • Calor
  • Falta de Potássio

Fungos

A Rosa do Deserto é conhecida por resistir às altas temperaturas, porém algumas manchas queimadas na folhagem podem ser sinais de um fungo ou microrganismo. Para prevenir esses problemas, recomenda-se usar o FORTH Fungicida a cada 7 dias para controlar a infestação.

Excesso de adubação 

A Rosa do Deserto é uma planta que possui folhas que podem apresentar queimaduras quando adubadas em excesso. Deve-se tomar cuidado para não exagerar na fertilização, de modo que ocorra um equilíbrio entre o nutriente e a quantidade certa de água. 

Se você já tem folhas queimadas nas suas plantas, tente diminuir a frequência de adubação e diminuir a dosagem da próxima vez para evitar mais danos.

Água salobra (água dura) 

A Rosa do Deserto é uma planta resistente que pode tolerar os efeitos adversos da água rica em sais minerais em excesso. Porém, se a contaminação por sais for muito intensa, as folhas da planta desenvolvem lesões quebradiças num tom quase queimado. Para contornar este problema, teste a sua água com kits que aquaristas usam ou regue com água do filtro ou chuva.

Substrato muito rico em material orgânico

A Rosa do Deserto é mais resistente a condições mais extremas, como climas quentes e solos ressecados em comparação com outras plantas. Por conta disso, ela consegue sobreviver a um solo repleto de material orgânico ou até mesmo suportar as folhas queimadas resultantes da incidência direta dos raios solares. 

Para obter os melhores resultados no cuidado desta planta, é recomendado adicionar FORTH Condicionador Floreiras ou FORTH Condicionador Solos para equilibrar a quantidade de matéria orgânica e adubo presente no solo.

Rosa do Deserto com folhas Queimadas: O que Fazer para Solucionar?

Calor

A Rosa do Deserto é uma espécie resistente ao calor intenso e naturalmente adaptada às condições extremas do deserto. Normalmente ela tem folhas vivas, mas quando exposta a longos períodos de calor severo, as folhas tendem a queimar, mudando sua cor para tons marrons ou amarelos. 

Esta planta também pode ser plantada em jardins; contudo é importante levar em consideração suas adaptabilidades climáticas para evitar danos irreversíveis.

Falta de Potássio

A Rosa do Deserto é uma das poucas plantas que sofre com a queima nas pontas das folhas mesmo quando mantida em um ambiente adequado. Isso indica, na maioria dos casos, deficiência de nitrogênio, potássio e outros elementos nutritivos nos solo. Para corrigir esse problema é necessário fornecer uma alimentação completa a partir da linha de fertilizantes FORTH. 

No entanto, há exceções por exemplo as Jabuticabeiras que respondem a mudanças de estresse hídrico (excesso ou falta de água), apresentando também queimaduras nas pontas das folhas. Seja qual for o seu caso, lembre-se: suplementar com fertilizantes certos fará uma grande diferença para sua Rosa do Deserto!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem